Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Histrias de leitura : orientaes e prticas de letramento literrio
Autor(es): Fatima Aparecida de Oliveira Sozza
Palavras-chave [PT]:

Professor. Histrias de leitura. Formao do leitor. Letramento literrio.
Palavras-chave [EN]:
Teachers. Reading histories. Reader education. Literary literacy.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Alice urea Penteado Martha - UEM
Clia Regina Delcio Fernandes - UFGD
Resumo:
Resumo: Esta dissertao relata resultados de uma pesquisa cujos corpora se constituram de relatos/histrias pessoais de leitura de professoras, como reflexo sobre prticas de letramento literrio, vivenciadas e relembradas em atividades significativas na escola e fora dela. Seus objetivos foram: a) pesquisar de que forma professores de Lngua Portuguesa lem textos literrios e de que modo essa prtica influenciada pelas orientaes de letramento vivenciadas durante sua histria de leitura; b) realizar um estudo bibliogrfico sobre conceitos de letramento e observar modulaes aplicveis aos estudos literrios; c) coletar histrias pessoais de leitura dos sujeitos pesquisados, visando recolha de prticas de letramento literrio; d) verificar se a leitura literria desses sujeitos decorre ou no de orientaes de letramento diversas ao longo da vida: famlia, igreja, escola, mdia e outras. Este trabalho analisou as orientaes de letramento literrio presentes nas histrias de leitura de professores de Lngua Portuguesa, como profissionais diretamente envolvidos na formao de leitores, e coletou dados de sua histria de leitura para entender o processo de sua formao leitora. O que leram esses professores? Que imagem de leitura tm esses sujeitos? Como so desenvolvidas suas prticas de leitura literria atualmente? A pesquisa desenvolvida utilizou uma abordagem qualitativa que pode ser compreendida como uma atividade de investigao especfica, cujo objetivo atingir certa interpretao da realidade. Os corpora da pesquisa constituram-se de cinco textos produzidos por professores do municpio de Assis Chateaubriand, regio Oeste do Paran. Os dados foram coletados por intermdio da aplicao de um questionrio escrito, de entrevista semi-estruturada gravada em udio e de relatos com as histrias de leitura. Esses dados foram analisados com um olhar terico com base em estudos sobre o letramento. A partir dos anos 1980, as perspectivas psicolgicas e histricas predominantes nos estudos e nas pesquisas sobre letramento somaram-se a uma perspectiva social e etnogrfica. Alm de novos princpios e pressupostos tericos para anlise do fenmeno, destacam-se dois pares de conceitos: de um lado, dois modelos de letramento, a saber, o autnomo e o ideolgico, e, de outro, os eventos e as prticas de letramento. O letramento literrio um recorte das idias do letramento que consiste nos usos sociais do texto literrio. Esperamos que os resultados deste trabalho corroborem a crtica e a reflexo e que os dados obtidos sirvam s discusses voltadas temtica do letramento literrio e formao de leitores.

Abstract: This dissertation gives an account of the a research results of which corpora is constituted of personal reading accounts/histories of teachers, as reflection upon practices of literary literacy, experienced and recalled during significant activities at school, and out of it. The aims were the following: a) to investigate the way teachers of Portuguese language read literary texts, as well as to investigate the way such practice is influenced by orientations of literacy experienced by them concerning the readings they come across along their lives; b) to conduct a bibliographic study upon concepts of literacy and observe modulations applied to literary studies; c) to gather personal reading stories of the research participants, aiming at collecting practices of literary literacy; d) to verify if the literary reading of these participants are the results, or not, of various orientations of literacy along their lives: family, church, school, media, among others. This work analyzed the orientations of literary literacy present in the reading histories of language teachers of Portuguese as professionals directly involved with reader education, and gathered data of these same teachers' reading histories in order to comprehend the process of their education in reading. What have they read? What reading view they possess? How they deal with their practices of reading at the moment? The present research utilized a qualitative approach which may be comprehended as a specific activity of investigation aimed at reach certain interpretation of the reality. The research corpora is base on five texts produced by teachers of Assis Chateaubiand city, the western region of Paran state. The data were collected by applying a written questionnaire, audio-recorded semi-structured interview, and the recall of reading histories of participants. Such data were analyzed based on a theoretical study upon literacy. From the 80's, to psychological and historical perspectives predominant on literacy studies and researches were added the social and ethnographic perspective. Besides the new principles and theoretical paradigms to the analyses of the phenomenon, two pairs of concepts are highlighted: on one side two models of literacy, that is, the autonomous and the ideological, and, on the other, the events and practices of literacy. The literary literacy is one part of the ideas of literacy which consist in the social uses of the literary text. We hope the results of this work to corroborate the criticisms and reflection and that the obtained data serve as a base for the discussions on literary literacy theme, and the readers education as well.
Data da defesa: 12/03/2009
Cdigo: vtls000171109
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO FATIMA SOZZA.pdf
Tamanho: 694 Kb (710593 bytes)
Criado: 27-04-2010 09:50
Atualizado: 27-04-2010 12:55
Visitas: 1010
Downloads: 40

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.