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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O letramento literrio em uma comunidade rural do pontal do Paranapanema
Autor(es): Juliana Carli Moreira de Andrade
Palavras-chave [PT]:

Letramento literrio. Letramento. Leitura. Comunidade rural. Escola.
Palavras-chave [EN]:
Reading. Literacy. School.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yeagashi Zappone [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Mrcia Cabral da Silva - UERJ
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa teve por finalidade levantar e compreender as prticas e as orientaes de letramento literrio de estudantes de uma comunidade rural tanto no mbito escolar quanto fora desse. Para tanto, discutimos os conceitos de letramento, literatura e letramento literrio, visando compreender os aspectos da literatura e da lingstica que permeiam a construo do conceito de letramento literrio. Os principais autores, nos quais se baseia a fundamentao terica do trabalho, foram: Escarpit (1969,1974), Kleiman (1995) e Street (2003,2006). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observao participante, auxiliada pela filmagem, a entrevista, o questionrio e a anlise documental. A utilizao desses instrumentos teve como premissa os preceitos da abordagem qualitativa, ou seja, os dados foram coletados a partir do contato direto da pesquisadora com a comunidade pesquisada e com os sujeitos da pesquisa. A nfase no trabalho qualitativo permitiu verificar como os sujeitos desenvolvem suas aes, como um determinado problema por eles discursivizado, quais so os procedimentos adotados para a resoluo de tal problema e como esse fato lhes permite observar o lugar que ocupam em um determinado espao social. O trabalho de campo foi realizado em uma comunidade rural localizada no Pontal do Paranapanema, extremo Oeste do estado de So Paulo. Por meio desse estudo, foram levantadas s prticas de letramento literrio escolares e as orientaes de letramento literrio dos sujeitos pesquisados, alunos de todas as sries do Ensino Fundamental - Ciclo II. Com relao s prticas de letramento escolares, concluiu-se que podem ser alinhadas ao Modelo Autnomo de Letramento, uma vez que os sentidos propostos na leitura dos textos no so construdos a partir de sua anlise, mas so revoseados, por parte dos escolares, a partir do que afirma a crtica, o livro e a professora. As orientaes de letramento so, em sua grande maioria, modeladas pela escola, que praticamente a nica agenciadora de leitura da comunidade. Assim, buscaram-se traar apontamentos que convergissem para a construo de alguns pressupostos para uma didtica do ensino da literatura em comunidades com as mesmas caractersticas daquela investigada.

Abstract: Current research surveys and investigates practices and supervision of students' literary literacy of a rural community within the school and out of school contexts. The terms literacy, literature and literary literacy were discussed to understand aspects of literature and linguistics that pervade the construction of literary literacy. Escarpit (1969, 1974), Kleiman (1995) and Street (2003, 2006) were the main authors that foregrounded the theoretical basis of current research. Video-based participating observation, interviews, questionnaires and document analysis were employed for data collecting. The use of the above-mentioned tools was based on the qualitative approach; or rather, data were collected personally by the interviewer from the researched community and the researched subjects. Emphasis on the qualitative approach verified the manner subjects undertake their activities, a certain issue is discoursed, adopted procedures used for the solution of the issue and the way the issue makes them aware of their place within a determined social space. Field work was undertaken in a rural community in Pontal do Paranapanema, at the most western tip of the state of So Paulo, Brazil. Current analysis surveyed the practices of school literary literacy and researched subjects' literary literacy supervision. Subjects were students of the upper Primary School. Results show that school literacy practices reach the Literacy Autonomous Model since meanings proposed in text reading are not built through analysis but are relayed by the school children according to the tenets of criticism, the textbook and the teacher. Literacy supervisions are generally modeled by the school which is the sole agent of reading in the community. Notes that converge towards the construction of certain presuppositions for a didactics of literature teaching in similar communities are outlined.
Data da defesa: 10/03/2009
Cdigo: vtls000171110
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yeagashi Zappone
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: [ANDRADE]Letramento_Literario (1).pdf
Tamanho: 411 Kb (420876 bytes)
Criado: 22-04-2010 09:54
Atualizado: 22-04-2010 11:05
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