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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Manifestaes do interlocutor nas produes textuais escritas no ensino fundamental
Autor(es): Rafaela de Cssia Franzoi
Palavras-chave [PT]:

Lingustica. Produo textual. Ensino fundamental. Mediao e interao. Linguistica. Interlocutor.
Palavras-chave [EN]:
Interlocutor. Textual production. Interaction. Mediation. Primary school teaching.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem o intuito de verificar as manifestaes do interlocutor na produo textual escrita, em sala de aula, de Ensino Fundamental, delimitando o grau de importncia desse elemento, que considerado por Bakhtin (2003) o responsvel pela compreenso responsiva ativa e um dos eventos essenciais para a realizao de produo textual. Propuseram-se a seguinte pergunta de pesquisa e as suas subdivises: Como ocorrem as manifestaes do interlocutor na produo textual escrita escolar?; a) Quais os elementos que demarcam a influncia do interlocutor na produo textual escrita em sala de aula?; b) Como a ausncia do interlocutor no comando de produo textual se manifesta nos textos dos alunos?; c) As noes de interlocutor real e virtual interferem e se manifestam nos textos dos educandos? Para buscar as respostas, este trabalho constitui-se a partir da perspectiva scio-histrica de estudo sobre a linguagem, subsidiada nos pressupostos de Bakhtin/Volochinov (1995), Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988), expondo reflexes tericas sobre a linguagem, especificamente a escrita, sua constituio e disponibilidade na formao do discurso, ao consider-la como produto scio-histrico em interao social, por meio das enunciaes. A pesquisa investigou os textos escritos por educandos da 7. Srie de um colgio de rede privada do municpio de Marialva, Paran. Coletaram-se os materiais produzidos por nove estudantes. No entanto, para anlise, trs alunos foram escolhidos como mostra representativa. Os resultados demonstraram que h influncia dos interlocutores por meio do uso de elementos lingsticos. Ao no se delimitar o interlocutor nos comandos de produo textual, os educandos demarcaram vrios outros participantes num mesmo enunciado. Alm disso, a omisso da imagem do outro propiciou que os alunos definissem a professora da sala de aula como interlocutor/real com funo de avaliadora, comprometendo a continuidade de um processo dialgico e a compreenso responsiva ativa. Ao ser exposta finalidade e o interlocutor, em que se teve a mediao e a explicao da necessidade de delimitar os elementos que condicionam a produo textual, detectou-se uma preocupao em como produzir a crnica, gnero discursivo escolhido para o trabalho, em que os educandos se atentaram delimitao do seu interlocutor para qual era encaminhada a sua palavra escrita, adequando-a segundo a imagem desse outro. Usufruram discursos alheios, que foram assimilados, reelaborados, reacentuados para serem destinados ao participante do processo dialgico. Os educandos demonstraram que possuem internalizada a necessidade deestabelecer um processo dialgico com o outro por meio da palavra escrita.

Abstract: Interlocutor's manifestations in written textual production in primary school classes are reported. The factor's importance, considered by Bakhtin (2003) as accountable for active responsive comprehension and one of the essential events for the undertaking of textual production, is analyzed. The following research question and its subdivisions have been suggested: In what manner the interlocutor's manifestations occur in written textual production? (a) Which are the factors that limit the interlocutor's influence in written textualproduction in the classroom? (b) How does the interlocutor's absence in the control of textual production manifests itself in the students' texts? Do the real and virtual interlocutor's notions affect and manifest themselves in the students' texts? Current research work tries to answer these questions foregrounded on the social and historical perspective on the study of language based on theories by Bakhtin/Volochinoc (1995), Bakhtin (2003) and Vygotsky (1988). It investigates the theoretic reflections on language, specifically the written language, its constitution and availability in discourse formation, since it is the social and historical product in social interaction through enunciations. Texts written by seventh-year students of a junior private primary school in the municipality of Marialva, PR - Brazil were analyzed. Although materials produced by nine students were collected, only three students were selected as samples. Results show that interlocutors are affected by the use of linguistic elements. Since the students do not delimit the interlocutor in the control of textual production, they have pinpointed other participants in the same enunciation. Further, the absence of the other's image provided means by which the students defined the class teacher as the real interlocutor, with the role of evaluator. This factor impaired the continuity of a dialogical process and active responsive comprehension. When the objective and the interlocutor, by whom mediation and explanation of the need to delimit the factors conditioning textual production was triggered, have been brought to the fore, the concern on how to produce an account, the discursive genre selected for the assignment, was detected. Since the students tried to comply with the delimitations exposed by the interlocutor to whom the written text was given, they adjusted the text according to the image of the other. They made their own the others' discourses which they appropriated, reworked and re-emphasized so that they could be given to the participant of the dialogic process. The students had naturalized the establishment of the dialogic process with the other through the written word.
Data da defesa: 18/03/2009
Cdigo: vtls000171111
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO COMPLETA.pdf
Tamanho: 9231 Kb (9452883 bytes)
Criado: 20-04-2010 18:18
Atualizado: 20-04-2010 18:33
Visitas: 1043
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