Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Um exemplo de transposição didática : o caso das matrizes
Autor(es): Késia Caroline Ramires Neves
Palavras-chave [PT]:

Transposição didática. Matrizes. Ensino Movimento da Matemática Moderna (MMM). Educação matemática. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Didactic transposition. Matrices. Modern mathematics. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Rui Marcos de Oliveira Barros [Orientador] - UEM
Irinéa de Lourdes Batista - UEL
Luiz Carlos Pais - UFMS
Resumo:
Resumo: No decorrer da história, as Matrizes, os Determinantes e Sistemas de Equações Lineares - conteúdos de matemática do ensino médio - tiveram entre si, uma ordem seqüencial de apresentação nos livros, certas vezes alterada. Em determinado período, por exemplo, era apresentado o conteúdo de Determinantes, depois uma simples definição de Matrizes Quadradas e posteriormente os Sistemas Lineares. Essa apresentação, que representa uma das possíveis permutações entre os três conteúdos, indica que em certo momento as Matrizes não eram um conteúdo escolar. Nesse caso, cabe fazer a pergunta: como as Matrizes tornaram-se conteúdo escolar e quando isso aconteceu? Quem iniciou este processo? Para responder tais questões, a presente pesquisa tomou como fundamentação teórica o conceito de Transposição Didática, divulgado por Yves Chevallard. Os procedimentos metodológicos adotados para que tal conceito fosse mais bem explorado foram do tipo metanálise, análise documental e análise de conteúdo, cada qual permitindo: que se avaliassem as diferentes interpretações que outros autores têm sobre a Transposição Didática - o que ampliou, do ponto de vista desta pesquisa, o entendimento sobre este conceito; que se destacassem quais foram os personagens do meio científico/acadêmico e escolar que proporcionaram a introdução das Matrizes no ensino - que foram os professores da Universidade de São Paulo e professores da rede básica de ensino do Estado de São Paulo, todos integrantes do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática (USPSP); que se identificasse nos livros didáticos analisados os elementos subjacentes ao processo de Transposição Didática das Matrizes; respectivamente. Com base nestes estudos foi possível compreender como ocorreu o processo de fazer das Matrizes um saber escolar, e também temporalizar quando isso aconteceu - década de 1960, período da introdução da Matemática Moderna no ensino básico. A presente pesquisa teve como objetivo principal responder as questões citadas anteriormente, mas a partir das análises, conseguiu revelar uma parte da história das Matrizes, a história da Transposição Didática das Matrizes, do período em que surge como saber escolar, e também como a Teoria das Matrizes se apresentou em livros didáticos, resultando num material que entrelaçou história da matemática, da educação matemática e da transposição didática das Matrizes.

Abstract: Long of the history, the Matrices, the Determinant and Systems of Linear Equations, contents of Mathematics in high school had a sequencial order presentation in the books altered certain times. In certain period, for instance, the content was presented the Determinant contents, later a simple definition of Square Matrices and later the Linear Systems. Such presentation that represents one of the possible permutations among the three contents indicates that in certain moment the Matrices weren't a school content. So, the question such how has the Matrices become a school content and when did it happen? Who did begin that process? To answer such questions, the present research has as theoretical base the concept of Didactic Transposition, published by Yves Chevallard. The methodological procedures adopted for that concept was explored better were of the type metanalysis, a documental analysis and content analysis, each one allowing an evaluation of the different interpretations that other authors have about the Didactic Transpositions that was developed from the point of view of this research, the understanding on this concept, that was detached the main characters of the scientific, academic and school places that provided the introduction in the teaching Matrices, that were the professors from the University of São Paulo and teachers from the basic public schools of São Paulo State, all members of the Study Group about the teaching of Mathematics (USP-SP); that it was identified in the analyzed text books the underlying elements to the process of Didactic Transposition of the Matrices, respectively. Based on these studies was possible to understand how the process of doing a school knowledge of the Matrices was built, and also, to find out when that happened, decade of 1960, period of the Introduction of the Modern Mathematics in the basic teaching. The present research had as main goal to answer the mentioned previously questions above, but starting from the analyses was possible to reveal a part of the Matrices history, the history of the Didactic Transposition of the Matrices, of the period in that appears as a knowing school, and also as the Matrices Theory was presented in text books, resulting in a material that interlaced history of the mathematics, of the mathematical education and of the didactic transposition of the Matrices.
Data da defesa: 23/03/2009
Código: vtls000171337
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Kesia.pdf
Tamanho: 858 Kb (878084 bytes)
Criado: 16-11-2010 10:16
Atualizado: 16-11-2010 10:27
Visitas: 4288
Downloads: 159

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.