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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Um exemplo de transposio didtica : o caso das matrizes
Autor(es): Ksia Caroline Ramires Neves
Palavras-chave [PT]:

Transposio didtica. Matrizes. Ensino Movimento da Matemtica Moderna (MMM). Educao matemtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Didactic transposition. Matrices. Modern mathematics. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Rui Marcos de Oliveira Barros [Orientador] - UEM
Irina de Lourdes Batista - UEL
Luiz Carlos Pais - UFMS
Resumo:
Resumo: No decorrer da histria, as Matrizes, os Determinantes e Sistemas de Equaes Lineares - contedos de matemtica do ensino mdio - tiveram entre si, uma ordem seqencial de apresentao nos livros, certas vezes alterada. Em determinado perodo, por exemplo, era apresentado o contedo de Determinantes, depois uma simples definio de Matrizes Quadradas e posteriormente os Sistemas Lineares. Essa apresentao, que representa uma das possveis permutaes entre os trs contedos, indica que em certo momento as Matrizes no eram um contedo escolar. Nesse caso, cabe fazer a pergunta: como as Matrizes tornaram-se contedo escolar e quando isso aconteceu? Quem iniciou este processo? Para responder tais questes, a presente pesquisa tomou como fundamentao terica o conceito de Transposio Didtica, divulgado por Yves Chevallard. Os procedimentos metodolgicos adotados para que tal conceito fosse mais bem explorado foram do tipo metanlise, anlise documental e anlise de contedo, cada qual permitindo: que se avaliassem as diferentes interpretaes que outros autores tm sobre a Transposio Didtica - o que ampliou, do ponto de vista desta pesquisa, o entendimento sobre este conceito; que se destacassem quais foram os personagens do meio cientfico/acadmico e escolar que proporcionaram a introduo das Matrizes no ensino - que foram os professores da Universidade de So Paulo e professores da rede bsica de ensino do Estado de So Paulo, todos integrantes do Grupo de Estudos do Ensino da Matemtica (USPSP); que se identificasse nos livros didticos analisados os elementos subjacentes ao processo de Transposio Didtica das Matrizes; respectivamente. Com base nestes estudos foi possvel compreender como ocorreu o processo de fazer das Matrizes um saber escolar, e tambm temporalizar quando isso aconteceu - dcada de 1960, perodo da introduo da Matemtica Moderna no ensino bsico. A presente pesquisa teve como objetivo principal responder as questes citadas anteriormente, mas a partir das anlises, conseguiu revelar uma parte da histria das Matrizes, a histria da Transposio Didtica das Matrizes, do perodo em que surge como saber escolar, e tambm como a Teoria das Matrizes se apresentou em livros didticos, resultando num material que entrelaou histria da matemtica, da educao matemtica e da transposio didtica das Matrizes.

Abstract: Long of the history, the Matrices, the Determinant and Systems of Linear Equations, contents of Mathematics in high school had a sequencial order presentation in the books altered certain times. In certain period, for instance, the content was presented the Determinant contents, later a simple definition of Square Matrices and later the Linear Systems. Such presentation that represents one of the possible permutations among the three contents indicates that in certain moment the Matrices weren't a school content. So, the question such how has the Matrices become a school content and when did it happen? Who did begin that process? To answer such questions, the present research has as theoretical base the concept of Didactic Transposition, published by Yves Chevallard. The methodological procedures adopted for that concept was explored better were of the type metanalysis, a documental analysis and content analysis, each one allowing an evaluation of the different interpretations that other authors have about the Didactic Transpositions that was developed from the point of view of this research, the understanding on this concept, that was detached the main characters of the scientific, academic and school places that provided the introduction in the teaching Matrices, that were the professors from the University of So Paulo and teachers from the basic public schools of So Paulo State, all members of the Study Group about the teaching of Mathematics (USP-SP); that it was identified in the analyzed text books the underlying elements to the process of Didactic Transposition of the Matrices, respectively. Based on these studies was possible to understand how the process of doing a school knowledge of the Matrices was built, and also, to find out when that happened, decade of 1960, period of the Introduction of the Modern Mathematics in the basic teaching. The present research had as main goal to answer the mentioned previously questions above, but starting from the analyses was possible to reveal a part of the Matrices history, the history of the Didactic Transposition of the Matrices, of the period in that appears as a knowing school, and also as the Matrices Theory was presented in text books, resulting in a material that interlaced history of the mathematics, of the mathematical education and of the didactic transposition of the Matrices.
Data da defesa: 23/03/2009
Cdigo: vtls000171337
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Kesia.pdf
Tamanho: 858 Kb (878084 bytes)
Criado: 16-11-2010 10:16
Atualizado: 16-11-2010 10:27
Visitas: 4296
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