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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Educao em cincia e sexualidade : o professor como mediador das atitudes e crenas sobre a sexualidade no aluno
Autor(es): Ricardo Desidrio da Silva
Palavras-chave [PT]:

Sexualidade. Atitudes. Educao sexual. Crenas. Psicologia social. Professores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sexuality. Attitudes. Beliefs. Teachers. Students. Sexual education. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Ana Maria Teresa Benevides-Pereira [Orientador] - UEM
Ourides Santin Filho - UEM
Eliane Rose Maio Braga - UEM
Cesar Aparecido Nunes - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Na medida em que se tem ponderado a necessidade da discusso sobre o tema sexualidade nas escolas, nota-se com freqncia, a fragilidade, por parte dos professores, em abord-lo em sala de aula. Boa parte dos professores sente-se despreparada para falar abertamente sobre a questo, entretanto, impossvel omitir-se, pois comportamentos de ansiedade e curiosidade em relao sexualidade vm se tornando cada vez mais comuns nas escolas. O professor desempenha um papel muito importante na abordagem desse assunto, j que a escola constitui um espao enriquecedor para o esclarecimento e para a discusso sobre sexualidade. Considerando-se a diversidade humana e a importncia do ensino da sexualidade nas escolas, os educadores no podem se limitar a tratar o tema apenas a partir de seus aspectos biolgicos. Assim, aqueles que estiverem dispostos a desenvolver uma Educao Sexual que envolva a aprendizagem sobre sexualidade humana, que esteja inserida dentro de um contexto histrico-cultural e que permita a busca por sentimentos, valores, emoes e atitudes frente vida sexual, devem refletir sobre a maneira como os temas devero ser tratados com os alunos. Nesta pesquisa, apresenta-se uma anlise das principais atitudes e crenas sobre a temtica sexualidade manifestadas por 10 (dez) professores de escolas estaduais do ensino fundamental e mdio, dos quais, 03 (trs) haviam participado de um Grupo de Estudos sobre Educao Sexual, 04 (quatro) estavam cursando o mesmo grupo e 03 (trs) nunca tinham participado. Empregou-se entrevistas diretas, semiestruturadas, que foram submetidas a uma anlise de contedo, a partir dos pressupostos da modalidade denominada Temtica, conforme salienta Bardin (2007) e um questionrio semiestruturado, junto a 241 alunos do ensino fundamental e mdio. Aps a tabulao, os dados foram analisados com auxlio do programa estatstico SPSS-14, procurando observar se as atitudes e crenas expressas pelos docentes dos dois grupos coincidiam ou divergiam. Os resultados denotaram que os docentes, apesar de considerarem importante lidar com o assunto sexualidade em sala, manifestaram dificuldade em falar sobre o tema, indicando, inclusive algumas concepes equivocadas, que foram percebidas pelos alunos. Entre estes, tambm se observou um discurso mdico-biologista da sexualidade, tal qual o de seus professores. Este estudo manifesta a necessidade de uma formao continuada, j que se notou mudanas de algumas concepes entre os docentes participantes de um Grupo de Estudos sobre Educao Sexual/UEL/Londrina-PR, mesmo que, para alguns, estas estejam apenas em nvel intelectual, no tendo ainda sido integradas ao modo de sentir e agir.

Abstract: Although teachers need to discuss sexuality in school, there is frequently a certain fear in approaching the subject in the classroom. Most teachers feel themselves unprepared to talk openly about the issue which is impossible to discard. In fact, anxiety and curiosity with regard to sexuality are rather high in schools. The teacher has an important role towards the approach of the issue since the school is an extremely viable space to explain and discuss sexuality. Considering the human diversity and the importance of teaching the facts of life in the schools, educators cannot limit themselves to deal with the subject from its exclusively biological aspects. Consequently, teachers who are available for the development of Sexual Education that comprise learning on human sexuality, that is inserted inside a cultural and historical context and taking into account of feelings, values, emotions and attitudes towards sexual life, should reflect on the manner these themes have to be studied with their students. Current research analyzes the main attitudes and beliefs of sexuality shown by ten teachers of the lower and upper primary government schools. Three had already participated in the Study Group on Sexual Education; four were still participating in the above-mentioned group; the other three had never participated in the group.Therewhere used the direct half-structured interviews employed underwent to a content analysis involving the Thematic modality as referred by Bardin (2007), a half-structured questionnaire was instructed to 241 students of the lower and upper primary government schools. Tabulated data were analyze d by SPSS-14statistic program to investigate whether there were coincidences or divergences in the attitudes and beliefs expressed by teachers of both groups. Results showed that teachers had difficulties in talking on the theme and even had mistaken concepts, readily perceived by the students, even though the former considered important dealing with the sexual issue in the classroom. Similar to the teachers', a medical and biological discourse on sexuality emerged from the students' questionnaire. Current investigation shows the need for continual training since changes in certain concepts among the teachers participating in the Study Group on Sexual Education/State University of Londrina, Londrina PR Brazil could be perceived. However, in certain cases these concepts lie merely at the intellectual level and have yet to be integrated within the feeling and acting mode.
Data da defesa: 26/01/2009
Cdigo: vtls000171338
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Maria Teresa Benevides-Pereira
Co-Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertao_Ricardo.pdf
Tamanho: 659 Kb (674576 bytes)
Criado: 16-11-2010 10:32
Atualizado: 16-11-2010 10:40
Visitas: 999
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