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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Tecido circence : a influncia de um programa de interveno motora no desenvolvimento motor, percepo de competncia e ansiedade de crianas.
Ttulo [EN]: Aerial silk : the influence of a motor intervention program on childrens motor development, perceived competence and anxiety.
Autor(es): Paula Carolina Teixeira Marroni
Palavras-chave [PT]:

Desenvolvimento motor. Crianas, Tecido circence. Teoria da instruo. Crianas, Percepo de Competncia. Crianas, Ansiedade. Crianas, Teoria da instruo. Tecido circence. Crianas.
Palavras-chave [EN]:
Motor development. Aerial silk. Perceived competence. Anxiety. Children.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Christi Noriko Sonoo - UEM
Resumo:
Resumo: O estudo de cunho experimental teve por objetivo analisar a influncia de um programa de interveno motora de Tecido Circense baseado na Teoria da Instruo de Bruner (2006) sobre o nvel de desenvolvimento motor, percepo de competncia e ansiedade de crianas jovens. Participaram do estudo 16 crianas, (n=8) grupo experimental (G1) e (n=8) controle (G2). Como instrumentos foram utilizados no pr-teste e ps-teste: Teste ABC do Movimento (Henderson e Sugden, 1992), escala de Percepo de Competncia (Harter, 1982), escala Pictorial de Percepo de Competncia e Aceitao Social (Harter e Pike, 1984), Escala de Ansiedade Esportiva SAS-2 (SMITH, 2000), Questionrio de Rotinas Dirias (NETO, 1997) e Programa de Interveno Motora. A estrutura do programa de interveno foi realizada com base nos pilares da instruo de Bruner (2006): pr-disposio, estrutura, seqncia e reforo. O grupo experimental (G1) participou de um processo de interveno de 16 semanas em Tecido Circense, as quais foram filmadas, monitoradas por observadores que preenchiam uma Grelha de Observao Direta e repassadas em relatrios que foram usados para a triangulao dos dados com vistas a categorizar elementos do Tecido Circense em um processo de Adaptao ao Meio Areo. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatstica descritiva (Mediana e intervalo interquartlico), analtica (testes de Wilcoxon, Friedman, Mann-Whitney e Testes de Comparaes Mltiplas), correlacional (Coeficiente de Correlao de Spearman) alm de anlise qualitativa, sendo de contedo do tipo categorial. Os resultados demonstraram que para o teste ABC no foram encontradas diferenas significativas do pr-teste para o ps-teste, evidenciando que o perodo de 16 semanas no teve influncia significativa no desenvolvimento motor, sugerindo a necessidade de reflexo aprofundada acerca da restrio de tarefas e quantidade de prtica de habilidades como o trepar no cotidiano das crianas. Para a Percepo de Competncia houve diferena significativa do pr-teste para o ps-teste na sub-escala de Competncia Motora, monstrando que intervenes motoras com encorajamento positivo podem alterar a percepo de competncia das crianas. Para Ansiedade Estado houve diferena significativa do Pr-teste para o ps-teste na Ansiedade Cognitiva demonstrando que a preocupao com a prtica das crianas diminuiu com as experincias motoras do Tecido Circense. A anlise correlacional aponta que para este grupo de crianas existe correlao alta e negativa entre os dados de Percepo de Competncia e da ansiedade estado (escala SAS-2), bem como entre os escores de Percepo de Competncia e os dados do Teste ABC do Movimento. Concluise que o programa de interveno motora em Tecido Circense baseado na Teoria da Instruo de Bruner pode influenciar positivamente no desenvolvimento de Percepo de Competncia e ansiedade de crianas e jovens, contribuindo para o desenvolvimento motor.

Abstract: The experimental and community study analysed the influence of a intervention program in Aerial Silk based on the Theory of Instruction (BRUNER, 2006) on motor development level, perceived competence and anxiety of young children. The study was composed by 16 children, (n=8) experimental group (G1) and (n=8) control group (G2). The pre-tests and post-tests instruments were: Movement ABC Test (Henderson e Sugden, 1992), Perceived Competence Scale (Harter, 1982), Pictorial Scale of Self Perceived Competence and Social Acceptance (Harter e Pike, 1984), Sport Anxiety Scale SAS-2 (SMITH, 2000), Daily Tasks Questionnaire (NETO, 1997) and Motor Intervention Program. The structure of the Motor Intervention Program was based on Bruner?sfour general requirements: predisposition, structure, sequence, and feedback. The experimental group (G1) took part of a two-sessions intervention process during 16 weeks on Aerial Silk wich has been filmed, monitored by observers who fullfilled na observation report and reported of daily routines used to data triangulation in order to cathegorize the Aerial Silk?s ements in na Aerial Adaptation Process. The quantitative data were analysed by descriptive statistcs (median and 1o and 3o quatiles), analitcs (Wilcoxon, Friedman, Mann-Whitney and Multiple Comparison tests), correlational (Spearman correlational quotient) and categorical content analysis. The results evidenced that for Motor ABC Test there were no significative differences between pre-tests and post-tests, demonstrating that the period of 16 weeks had no significant influence on motor development, suggesting the need of deep reflexion about tasks restriction and practice amount of habilities such as climbing on chindren?s daily basis. For Perceived Competence there was a significantdifference between pr-testand post-test for Morot Perceived Competence subscale, showing that motor intervention with positive encouragement can change children?s Perceived Competence. For State Anxiety there was a significative difference between pre-tests and posttests over the Worry subscale, demonstrating that children?s worry about practice reduced with motor experiences in Aerial Silk. The correlational analysis points that for this group of children there is a high and negative correlation between Perceived Competence and state anxiety, as well as Perceived Competence and Motor ABC Test datas. It is concluded that the motor intervention program in Aerial Silk based on Theory of Instruction (BRUNER, 2006) can influence positively on youn children?s perceived competence and anxiety, contributing to motor development.
Data da defesa: 26/02/2009
Cdigo: vtls000171420
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Lenamar Fiorese Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica) / UEM. Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica. UEL. Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: salete
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Marroni-Paula-2009-ME.pdf
Tamanho: 9069 Kb (9286960 bytes)
Criado: 29-03-2010 19:20
Atualizado: 29-03-2010 19:34
Visitas: 1796
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