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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: O desempenho motor e a percepo de competncia de escolares com idade entre 7 e 10 anos
Autor(es): Viviane Aparecida dos Santos Buzzo
Palavras-chave [PT]:

Crianas. Desempenho motor. Competncia motora. Percepo. Desenvolvimento motor.
Palavras-chave [EN]:
Motor performance. Perceived competence. Children.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Jos Luiz Lopes Vieira [Orientador] - UEM
Umberto Cesar Corra - USP
Lenamar Fiorese Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: O estudo investigou o desempenho motor e a percepo de competncia associando as variveis e comparando os grupos etrios. Fizeram parte do estudo, 581 crianas com idade entre 7 e 10 anos matriculadas de 1 a 4 srie do ensino fundamental de escolas da rede pblica de ensino do Municpio de Maring-Pr. A avaliao do desempenho motor foi realizada por meio das Baterias II e III do teste Movement Assessment Battery for Children (M-ABC) de Henderson e Sugden (1992). A percepo de competncia das crianas de 7 anos foi verificada por meio do teste The Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children de Harter e Pike (1984) e a percepo de competncia das crianas de 8 a 10 anos foi identificada pelo teste The Self Perception Profile for Children de Harter (1985). Para a anlise dos dados utilizaram-se os testes: Shapiro-Wilk, Anova One-Way, Bonferroni, Kruskal-Wallis, Mann- Whitney, Anova de Medidas Repetidas e Exato de Fisher, adotando 5% de significncia. Os resultados indicaram 78,1% das crianas apresentam Desenvolvimento Motor Tpico (DMT), 10,5% de crianas com risco de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenao (ZP) e 11,4% de crianas diagnosticadas com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenao (TDC). Para a comparao do desempenho motor entre as idades, averiguou-se para as crianas com 8 anos que apresentaram DMT desempenho motor superior e para as crianas que apresentaram TDC, melhor desempenho para as crianas de 8 e 9 anos de idade. Quanto anlise dos tipos de dificuldades de desempenho motor entre os grupos etrios foram observados resultados no similares para as crianas, no entanto, para o escore total as crianas de 8 anos demonstraram desempenho motorsuperior em relao s demais idades. Quanto s diferenas encontradas entre as habilidades motoras as crianas de 7 a 10 anos apresentaram dificuldades motoras nas tarefas de destreza manual. Para a percepo de competncia escolar, social e atltica, notou-se alta prevalncia (aproximadamente 95%) de alta percepo de competncia para as crianas de 7 anos, tanto para as que apresentaram DMT quanto para as crianas diagnsticas em ZP e TDC. Nas crianas de 8, 9 e 10 anos a percepo de competncia escolar foi alta, enquanto a percepo de competncia social apresentou nvel. J na competncia atltica a percepo variou entre alta para as crianas de 8 e 10 anos e moderada para as crianas de 9 anos. Os dados indicaram associao significativa entre desempenho motor e competncia atltica para as crianas de 8 anos, e desempenho motor e competncia social para as crianas de 10 anos. Conclui-se que o nvel de aquisio das habilidades varivel e que o desenvolvimento motor ocorre por meio de estmulos ambientais e especificidade da tarefa associada s particularidades de cada indivduo. E, quanto percepo de competncia, as crianas de 7 anos apresentaram-se altamente competentes, enquanto que as crianas de 8 a 10 anos demonstraram percepes de competncia mais precisas, ou seja, demonstraram julgar mais adequadamente o seu desempenho motor.

Abstract: This study investigated motor development and perceived competence associating the variables and comparing age groups. Five hundred and eighty one children participated in the study aging from 7 to 10 years, enrolled in 1st to 4th grades, from fundamental teaching schools of the public teaching network from the city of Maring/PR. Motor performance evaluation was analyzed through Batteries II and III of the Movement Assessment Battery for Children (M-ABC) by Henderson and Sugden (1992). Perceived competence of children aging 7 years was verified through the Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children by Harter and Pike (1984) and perceived competence of children aging 8 to 10 years was identified through the Self Perception Profile for Children test by Harter (1985). Data analysis was performed through the tests: Shapiro-Wilk, Anova One-Way, Bonferroni, Kruskall-Wallis, Mann-Whitney, Anova repeated measures and fisher's exact, adopting 5% of significance. The results indicate 78,1% of children with Typical Motor Developmental (DMT), 10,5% of children with Development Coordination Disorder risk (ZP) and 11,4% of children diagnosed with Development Coordination Disorder (TDC). As for the comparison between motor performances among ages, it was verified to children with DMT higher motor performance to 8 year old children and to TDC children, better performance for 8 and 9 year old children. The motor performance types of difficulties analysis between age groups revealed non-similar results to the children, however, for motor performance total score 8 year old children demonstrated higher motor performance than children from other ages. As for the differences found between motor abilities referring to the children was verified that 7 to 10 year old showed motor difficulties in manual dexterity tasks. School, social and athletic perceived competence demonstrated predominance (approximately 95%) of 7 years old children, for DMT as for children who showed ZP and TDC, for high perceived competence. Children from 8, 9 and 10 years age line demonstrated a predominance of high perceived competence for school competence. As for thletic competence the perception varied from high for 8 and 10 year old children to moderate to 9 year old children. And, considering the association between motor performance and perceived competence, it was observed a significantb association between motor performance and athletic competence for 8 year old children, and motor performance and social competence for 10 year old children. So it is concluded that the level of ability acquisition is variable and that motor development occurs by environmental stimulation and task specificity associated to individual's particularities. As for perceived competence, 7 year old children demonstrated to be highly competent while 8 to 10 year old children showed more precise perceived competence, judging more accurately one's motor performance.
Data da defesa: 16/03/2009
Cdigo: vtls000171915
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Jos Luiz Lopes Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Departamento de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica )/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica
UEL: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao_VIVIANE.pdf
Tamanho: 5873 Kb (6014035 bytes)
Criado: 29-03-2010 12:43
Atualizado: 29-03-2010 13:00
Visitas: 1656
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