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Ttulo [PT]: Acentolndia : criao e aplicaes de um jogo de regras sobre acentuao grfica para sries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Kelly Priscilla Lddo Cezar
Palavras-chave [PT]:

Jogo de regras. Lngua materna. Lngua portuguesa. Ensino aprendizagem. Construo da aprendizagem. Acentuao grfica. Ortografia. Regras ortogrficas. Recursos didticos. Jogos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mother tongue. Learning construction. Accent mark. Rule game. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Geiva Carolina Calsa [Co-orientador] - UEM
Juliano Desiderato Antonio - UEM
Rosely Palermo Brenelli - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Resultados de pesquisas e dados oficiais revelam um baixo desempenho na aprendizagem de diversos contedos escolares e advertem sobre a relevncia de metodologias alternativas para suprirem as necessidades didticas do sistema de ensino, como o uso de jogos de regras. A presente dissertao tem por objetivo descrever a criao de um jogo de regras sobre o contedo de acentuao grfica em lngua materna - Acentolndia, bem como acompanhar e avaliar suas aplicaes, utilizando os resultados para realizar as modificaes para aprimoramento do jogo. Foram realizadas trs aplicaes do jogo, com sesses de interveno que envolveram alunos de 4. e 5. sries do ensino fundamental matriculados em instituies pblicas de Maring/PR. A coleta de dados das trs aplicaes do jogo de regras ocorreu em quatro etapas: diagnstico do desempenho em escrita; aplicao de um pr-teste e de entrevista clnica sobre o contedo focalizado na interveno pedaggica; desenvolvimento da interveno pedaggica; nova aplicao do teste e da entrevista clnica. Os resultados desta pesquisa de carter experimental confirmaram a hiptese de que os alunos obtm melhorias nas atividades de acentuao grfica quando a interveno pedaggica ocorre com o uso do jogo Acentolndia, tanto em termos quantitativos - melhoria do desempenho em acentuao de vocbulos isolados -, quanto em termos qualitativos - explicao e justificativas das regras ortogrficas.

Abstract: Research findings and official data reveal a low learning performance of several school subjects and warn of the importance of alternative methodologies in order to meet the didactic needs of the education system such as the use of rule games. This dissertation aims at describing the design of a rule game upon the accent mark subject-matter in mother tongue - Accentland as well as following and assessing its applications by using the findings in order to make the necessary changes and improve it. Three game applications were conducted with intervention sessions which consisted of 4th and 5th-graded students of primary school enrolled in state schools in Maring, Paran. The data collection of the three rule game applications was performed in four steps: diagnosis of the writing performance; application of a pre test and a clinical interview concerning the subject that was focused in the pedagogical intervention; pedagogical intervention accomplishment; and new application of a test and clinical interview. The findings of this experimental research evidenced the hypothesis that students improve on the accent mark activities when the pedagogical intervention is performed with the use of the Accentland game. It happens both quantitatively - improvement of the performance of accent mark in single words - and qualitatively - explanation and justifications of the orthographic rules.
Data da defesa: 17/04/2009
Cdigo: vtls000171997
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Arquivo nico - Kelly Lddo.pdf
Tamanho: 2907 Kb (2976359 bytes)
Criado: 05-05-2010 10:10
Atualizado: 05-05-2010 10:24
Visitas: 1187
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