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Ttulo [PT]: O espetculo poltico e a docilizao do corpo na campanha eleitoral de Lula em 2002
Autor(es): Elaine de Moraes Santos
Palavras-chave [PT]:

Lula. Presidente brasileiro. Poltica. Espetacularizao. Docilizao do corpo. Discurso poltico. Discurso miditico. Anlise do discurso. Mdia impressa. Mdia e discurso poltico. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Lula. Spectacularization. Body softener. Press media. Politics. Discourse. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Vanice Maria Oliveira Sargentini - UFSC
Resumo:
Resumo: As eleies presidenciais de 2002 no Brasil foram marcadas por um intenso trabalho da imprensa em promover a vigilncia do candidato mais cotado pelas pesquisas de opinio: Luiz Incio Lula da Silva, do PT. Tais especulaes miditicas basearam-se, principalmente, numa constante comparao da imagem do Lula de 2002 imagem que o candidato divulgava nas eleies anteriores, quando ainda no tinha o apoio do marqueteiro Duda Mendona. A relevncia deste fenmeno para a atual conjuntura scio-histrica da poltica brasileira motivou a realizao desta pesquisa que teve por objetivo principal analisar se essa mudana de perfil discursivizada pela imprensa e denunciada como um corpo dcil produzido pelo novo marqueteiro do PT pode ser pensada como um processo de docilizao do corpo normatizado pela prpria mdia brasileira. Para responder a essa questo norteadora de nossa pesquisa, construmos um arquivo miditico com todas as edies das trs revistas semanais de generalidades mais recorrentes no Brasil (poca, Isto e Veja), publicadas durante aquele ano eleitoral e recortamos como corpus, seis edies (duas de cada revista), contemplando somente aquelas em que, sozinho, o candidato foi matria-capa, j que traziam a comparao desses dois momentos histricos vividos por ele. Para essa empreitada, buscamos interlocuo com os fundamentos terico-metodolgicos da Anlise do Discurso de Linha Francesa, mas, ao longo de nosso texto, o dilogo com tericos que abordam as questes do corpo na rea da Antropologia, da Filosofia, da Sociologia, da Comunicao, da Educao Fsica, da Lingstica Textual e dos estudos sobre o texto imagtico foi essencial, visto que compreendemos que o discurso no se reduz apenas ao texto escrito, mas se desdobra tambm s expresses gestuais e corporais a que nos propomos a estudar. Alm disso, estendemos, para um olhar conceitual, uma discusso sobre a relao entre a mdia e a poltica na contemporaneidade. Dentro do quadro terico adotado, a pesquisa buscou levantar as condies de produo do perodo eleitoral, resumir o percurso histrico-poltico de Lula em sua trajetria rumo presidncia e fazer um exerccio de leitura dos enunciados e imagens engendrados pela mdia em torno do candidato, focalizando nesses textos os atravessamentos, a discursividade e os efeitos de sentidos possveis. Os resultados apontaram que as crticas miditicas so baseadas numa norma gestual e comportamental que, vigilante, pune ao produzir uma representao imagtica que possibilita o efeito de sentido de um corpo docilizado e modificado.

Abstract: The 2002 Brazilian election for the presidency featured an intense effort of the press to keep under surveillance the Labor Party candidate, Luiz Incio Lula da Silva, who was most favorable in pre-election public opinion. Media speculations were principally based on a systematic comparison of Lula.s 2002 image with that broadcasted in previous election campaigns without the help of marketer Duda Mendona. The relevance of such a phenomenon on current social and historical situation in Brazilian politics triggered current research. Its main aim consists of an analysis on whether the change in the discoursed profile by the press, denounced as body softening fabricated by the Labor party marketer, may be considered as a body softener naturalized by the Brazilian press media itself. The solution for such an important issue in current research has been provided by the construction of a media file with all the editions of the three most popular weekly magazines in Brazil. Six poca, Isto and Veja editions (two of each) published during the election period were taken as research corpus. Since the two historical moments experienced by Lula had to be compared, only those issues in which the candidate featured in the front cover were chosen. Although theoretical and methodological foregrounding of French Discourse Analysis were provided, a dialogue with other theoreticians dealing with Anthropology, Philosophy, Sociology, Communication, Physical Education, Text Linguistics and studies on the image-text were also analyzed. This decision was due to the fact that discourse is not limited to the written text but also comprises body expressions and gestures which are also under analysis. Further, a discussion on the relationships between the social media and contemporary politics is highly relevant from the conceptual point of view. Therefore, within this framework current, research investigated conditions of production of the election period, summarized Lula.s historical and political trajectory to the presidency and endeavored an interpretation of the enunciations and pictures produced by the press on the candidate. Crisscrossing, discursiveness and possible effects of meanings were thus focused. Results showed that press critical texts are based on gesture and behavioral norms which, on surveillance, punish when it produces a pictorial representation that makes possible the meaning effect of a softened and modified body.
Data da defesa: 11/03/2009
Cdigo: vtls000172204
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Final.pdf
Tamanho: 1366 Kb (1399013 bytes)
Criado: 04-05-2010 17:49
Atualizado: 04-05-2010 18:00
Visitas: 1552
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