Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar a posição política e ideológica da revista Lei e Polícia de junho de 1948 a janeiro de 1950, período de publicação daquele periódico que está compreendido no governo de Eurico Gaspar Dutra e pode ser considerado como um momento de continuação da intolerância política no Brasil. Nessa direção, examinaremos a relação dessa revista com o anticomunismo e a sua contribuição para a difusão da propaganda anticomunista no Brasil. Isto será efetuado considerando-se que a política anticomunista foi tratada pela Revista tendo como pano de fundo as imagens e artigos divulgados. Em outras palavras, as preocupações que permearam a pesquisa estiveram ligadas à historicidade da prática anticomunista e às formas de suas manifestações nos artigos que publicou. A ideologia comunista sofreu mutações de acordo com os diferentes contextos socioculturais e históricos em que se desenvolveu, e foi expressa pelos mais variados meios possíveis (imagens, palavras, músicas, etc.), manifestando-se na cultura e no imaginário popular, e seus articuladores se empenharam fortemente na conquista de adeptos para a sua causa. Na cultura popular brasileira o imaginário anticomunista fez parte de um processo social e cultural pelo qual as pessoas (individual e/ou coletivamente) criaram e recriaram suas representações e práticas anticomunistas, e nesse processo o trabalho da "Lei e Polícia" foi notório.
Abstract: The political and ideological stance of the journal Lei e Polícia (Law and Police) published between June 1948 and January 1950, during Eurico Gaspar Dutra's administration, is provided. The period may also be considered as an extension of political intolerance in Brazil. The journal's relationship with anticommunism and its contribution towards anticommunist propaganda in Brazil are analyzed. Actually anticommunist policy is revealed through the journal's background filled with pictures and articles. The issues dealt with in current research are linked to the historicity of anticommunist practice and to the modes of its manifestations in published articles. Communist ideology changed according to the different social, cultural and historical contexts in which it developed. It was propagated through various means (pictures, words, music and others) and manifested itself in culture and in the people's imagination. Its organizers were strongly committed in canvassing people for their cause. The anticommunist imaginary became part of the social and cultural process in Brazilian popular culture. In fact, people established and re-established individually and collectively their anticommunist representations and practices. The importance of Law and Police was highly important in the context of such a process. |