Resumo: A digitalização tridimensional é um dos grandes desafios em Computação Gráfica (CG). Essa temática abrange conhecimentos das áreas de visão computacional, processamento de imagens, modelagem geométrica, visualização e desenvolvimento de sensores. A reconstrução tridimensional de objetos tem inúmeras aplicações em diversas áreas como Engenharias; Arqueologia; Patrimônio Histórico; Arquitetura; Educação; Arte; Medicina; Desenho Industrial entre outros. Para viabilizar a adequada digitalização de uma superfície, possibilitando sua reconstrução tridimensional, são necessários basicamente três passos: aquisição de dados de elevação dessa superfície, processamento desses dados e a reconstrução da superfície com a precisão especificada. Esta técnica, embora interessante, tem se mostrado de difícil apropriação no processo de ensino e aprendizagem de computação gráfica. Tendo em vista que o contato direto com representações concretas, segundo a literatura, facilita a aprendizagem, o desenvolvimento deste trabalho, foi o ponto de partida para mostrar um método simplificado para a produção de um digitalizador tridimensional, baseado em software livre com o objetivo de motivar e facilitar a aprendizagem de conceitos na área de computação gráfica.
Abstract: The three-dimensional scanning is one of the major challenges in computer graphics (CG). This subject covers knowledge of the areas of computer vision, image processing, geometric modeling, visualization and sensor development. Three-dimensional reconstruction has many applications in different areas like Engineering, Archeology, Heritage, Architecture, Education, Arts, Medicine and Industrial Design among others. To be able to perform properly scanning a surface allowing the three-dimensional reconstruction is needed basically three steps: acquisition of elevation data of surface processing such data and surface reconstruction on the accuracy specified. This process, although interesting, has proved difficult to ownership in the process of teaching and learning of computer graphics. Considering that direct contact with concrete representations, according to the literature, facilitates learning the development of this work was the starting point to show a simplified technique for producing a three-dimensional scanner based on free software in order to motivate and facilitate the learning of concepts in the field of computer graphics. |