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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Personalidade e estilo de liderana : um estudo com os tcnicos de voleibol na Superliga
Autor(es): Jane Maria Remor Magro
Palavras-chave [PT]:

Voleibol. Tcnicos. Personalidade. Estilo e liderana. Superliga. Tcnicos de desporto. Liderana.
Palavras-chave [EN]:
Personality. Leadership styles. Volleyball.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Christi Noriko Sonoo [Orientador] - UEM
Joice Mara Facco Stefanello
Jos Luiz Lopes Vieira
Resumo:
Resumo: No contexto esportivo de alto rendimento importante compreender o esporte em sua pluralidade como fenmeno sociocultural, pois surge a preocupao com outros aspectos alm dos puramente tcnicos e tticos da modalidade como a personalidade e as formas de liderana existentes dentro do ambiente esportivo. Assim, o objetivo do estudo foi de investigar a relao entre a personalidade e o estilo de liderana de tcnicos de voleibol masculino em equipes participantes da Superliga 2007/2008. Fizeram parte do estudo 14 tcnicos e 176 atletas. Os instrumentos utilizados foram: Inventrio Fatorial da Personalidade (PASQUALI; AZEVEDO; GUESTHI, 1997) e Escala de Liderana no Desporto (CHELLADURAI, 1980). Para anlise dos dados utilizaram-se os testes: Shapiro-Wilk, mdia e desvio padro, teste T de Student e correlao de Pearson, adotando p<0,05. Os tcnicos apresentaram fatores de personalidade com altos escores para as necessidades de: deferncia, afiliao, desempenho e persistncia, enquanto as necessidades de exibio e agresso foram as que apresentaram baixos escores. Quanto ao estilo de liderana, tanto na auto percepo dos tcnicos como na percepo e preferncia dos atletas, verificaram-se nos comportamentos de treino-instruo e reforo os valores mdios mais elevados e no comportamento autocrtico os valores mdios mais baixos. Na comparao entre as verses, encontrou-se diferenas estatisticamente significativas entre autopercepo dos tcnicos e a percepo dos atletas no treino instruo, assim como no reforo (p=0,00); auto-percepo do tcnico e a preferncia dos atletas no reforo (p=0,02); percepo e preferncia dos atletas no treino-instruo, suporte social e reforo (p=0,00) e no democrtico (p=0,01). A correlao positiva foi constatada entre as necessidades de intracepo e afiliao e o comportamento de suporte social (0,61), na necessidade de ordem e o comportamento de reforo (0,56) e na necessidade de autonomia e o comportamento autocrtico (0,61). A correlao negativa foi verificada entre as necessidades de denegao e o comportamento de treino instruo (-0,56), a necessidade de exibio e o comportamento de suporte social (-0,52), a necessidade de heterossexualidade e o comportamento democrtico (-0,59) e a necessidade de intracepo e o comportamento autocrtico (-0,58). O fator de personalidade dos tcnicos do G1 apresentou altos escores nas necessidades de assistncia, deferncia, afiliao, dominncia, desempenho, persistncia e mudana e baixos escores nas necessidades de afago, denegao, exibio e agresso. J os tcnicos do G2 apresentaram altos escores nas necessidades de deferncia, afiliao e persistncia e baixos escores nas necessidades de exibio e agresso. Quanto ao estilo de liderana dos tcnicos dos dois grupos, na autopercepo dos tcnicos, os comportamentos de treino-instruo e reforo apresentaram maiores valores mdios e por ltimo o comportamento autocrtico. Na percepo dos atletas os comportamentos ressaltados foram treino-instruo, reforo, e por ltimo o autocrtico. As preferncias dos atletas revelaram os valores mdios mais altos nos comportamentos de treino-instruo, reforo e menor no comportamento autocrtico. Ao comparar a autopercepo dos tcnicos e a percepo dos atletas do G1 no se constatou diferenas estatisticamente significativas em nenhum dos comportamentos, mas na comparao da autopercepo dos tcnicos e a preferncia dos atletas do G1 verificou-se no democrtico (p=0,04). Quando se compara a autopercepo dos tcnicos e a percepo dos atletas do G2 verificou-se no comportamento de reforo diferena estatisticamente significativa (p=0,02). Entre a percepo e preferncia dos atletas do G1, encontrou-se diferena estatisticamente significativa no treino instruo (p=0,03) e no G2, observam-se nos treino-instruo, suporte social, reforo e democrtico (0,00). Com relao autopercepo dos tcnicos do G1 e do G2 no houve diferena significativa em nenhum dos comportamentos. Ao comparar a percepo dos atletas do G1 e do G2 verificou-se diferenas estatisticamente significativas em todos os comportamentos dos tcnicos: treino-instruo (0,01), suporte social (0,02), reforo, democrtico e autocrtico (0,00). Quando comparada a preferncia dos atletas do G1 e do G2, no foi encontrada nenhuma diferena estatisticamente significativa em nenhum comportamento. Entre o fator de personalidade e o estilo de liderana dos tcnicos do G1, foi encontrada correlao positiva entre a necessidade de intracepo e o comportamento de suporte social (0,99) e correlao negativa entre a intracepo e o autocrtico (-0,96). Os tcnicos do G2 evidenciam as correlaes positivas entre a necessidade de afiliao (0,65) e o comportamento de suporte social e a autonomia e autocrtico (0,66). As correlaes negativas ocorreram entre a necessidade de denegao e o comportamento democrtico (-0,66), exibio (-0,64) e agresso (-0,71) e reforo. Concluiu-se que os tcnicos da superliga possuem fatores de personalidade e estilo de liderana voltado para um melhor desempenho de suas equipes. Tcnicos e atletas apresentam ambio e empenho para realizar feitos difceis de serem alcanados, mantendo altos padres de realizao e terminam todo trabalho iniciado dedicando-se execuo do mesmo sem medir esforos. Esses aspectos so ainda mais acentuados nos tcnicos e atletas semifinalistas da competio.

Abstract: In high performance sport context Sport Psychology has become needed to the comprehension of sport in its plurality as a sociocultural phenomena, because arouses a concern with other aspects beyond purely modalities techiniques and tatics, such as personality and leadership styles existing inside the sport environment. Than main objective of the study was to investigate the relation between personality and leadership style of male volleyball coaches from teams participants of the Superliga 2007/2008. Participated on the study 14 coaches and 176 athletes. As instruments were used: Personality Factorial Inventory (PASQUALI; AZEVEDO; GUESTHI, 1997) and the Leadership in Sport Scale (CHELLADURAI, 1980), As for data analysis were used: Shapiro-Wilk, mean and standard deviations, Student's T test to dependent and independent variables and Pearson's correlation, adopting p<0,05. It was verified that the coaches showed a personality profile with high scores in the needs: deference, affiliation, performance and persistence; while the exhibition and aggression needs showed low scores. As for leadership profile, in coaches selfperception, training-instruction and reinforcement showed higher mean values and in last appeared the autocratic behavior. At athletes perception level, the coaches were perceived as training-instruction and reinforcement oriented and less autocratic oriented. In athletes' preference, the higher mean values were focused on traininginstruction and reinforcement behaviors, with the autocratic behavior showing the lower mean value. At each version comparison, statistically significant differences were found between coaches self-perception and athletes perception in traininginstruction and reinforcement (p=0,00). Also, statistically significant differences were found between coaches' self-perception and athletes preferences in reinforcement (p=0,02). Statistically significant differences were also found between athletes' perception and preference in training-instruction, social support and reinforcement (p=0,00) behaviors and in democratic orientation (p=0,01). The results for the Perason' correlation test showed a correlation between the personality profile and the coaches' leadership styles. Positive correlations were observed between intraception and afiliation and social support behaviors (0,61), in the need of order and reinforcement behavior (0,56) and in the authonomy need and the autocratic behavior (0,61). As the negative correlation was found between denegation need and traininginstruction behavior (-0,56), exhibition need and social support behavior (-0,52), heterosexuality need and democratic behavior (-0,59) and intraception need and autocratic behavior (-0,58). Coaches personality profile in G1 showed high scores in assistance, deference, affiliation, dominance, performance, persistence and change needs and low scores in caress, denegation, exhibition and aggression needs. G2 coaches, on the other hand, showed high scores in the needs of deference, affiliation and persistence and low scores in exhibition and aggression needs. As for leadership profile both groups showed training-instruction and reinforcement with higher mean values for self-perception and in last the autocratic behavior. At athletes' perception of G1 and G2 the behaviors perceived in their coaches were training-instruction, reinforcement, and the lowest was the autocratic behavior. G1 and G2 athletes' preferences revealed higher mean values than perceived in training-instructuin behavior, reinforcement and lower in autocratic behavior. In the comparison of coaches self-perception and athletes' perception in G1 no differences were found in any of the behaviors. Coaches' self-perception and athletes' preference in G1 showed statistically significant difference in the democratic behavior (p=0,04) and coaches' self-perception and athletes' perception in G2 showed difference in the reinforcement behavior (p=0,02). Statistically significant differences were also found between athletes' perception and preference in G1 for training-instruction behavior (p=0,03) and training-instruction, social support, reinforcement and democratic behaviors in G2 (p=0,00). In relation to coaches' self-perception no differences were found between G1 and G2 coaches' behaviors. The comparison of athletes' perception from G1 and G2 in relation to leadership styles evidenced statistically significant differences in all of the coaches' behavior: training-instruction (0,01), social support (0,02), reinforcement, democratic and autocratic (0,00). When compared the athletes' preference from G1 and G2, no statistically significant differences wasobserved in any behaviors. Pearson's correlation test between personality and coaches' leadership styles in G1 showed positive correlation between intraception need and social support behavior (0,99) and negative correlation between intraception need and autocratic behavior (-0,96). Coaches from G2 evidenced positive correlations between affiliation need and social support (0,65) and autonomy need and autocratic behavior (0,66). The negative correlations occurred between denegation need and democratic behavior (-0,66), exhibition need (-0,64) and aggression (-0,71) with reinforcement behavior. So it is concluded, superliga coaches have personality characteristics and leadership styles focused on a better team performance. Coaches and athletes showed ambition and hard work to perform difficult tasks, keeping high realization standards and finishing every task initiated dedicating themselves to the execution without measuring efforts. These aspects are also observed in semi-finals coaches and athletes.
Data da defesa: 30/07/2009
Cdigo: vtls000177726
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Christi Noriko Sonoo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Centro de Educao Fsica e Esporte
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica
UEL: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO - JANE MARIA REMOR MAGRO.pdf
Tamanho: 1311 Kb (1342291 bytes)
Criado: 18-05-2010 17:54
Atualizado: 18-05-2010 18:04
Visitas: 1404
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