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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Estudo da influncia de um programa centrado na dana de salo sobre o desempenho motor de escolares de 8 a 10 anos de idade
Autor(es): Maria Aparecida Coimbra Maia
Palavras-chave [PT]:

Dana de salo. Desempenho motor. Escolares. Coordenao motora. Percepo de competncia. Eficincia pessoal. Inventrio.
Palavras-chave [EN]:
Ballroom dance. Motor performance. Motor coordination. Perception of
competence.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Vanildo Rodrigues Pereira [Orientador] - UEM
Catia Mary Volp
Larissa Michelle Lara
Resumo:
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a influncia de um programa de iniciao em dana de salo na escola sobre o desempenho motor de escolares aliado percepo de competncia. Do tipo quase-experimental, prope sistematizar e realizar um programa de ensino-aprendizagem em dana de salo, especialmente elaborado para esta pesquisa; analisar os nveis de eficincia pessoal para a habilidade de dana de salo e identificar os nveis de percepo de competncia em pr e ps-teste; avaliar os nveis de coordenao motora antes e aps a aplicao do programa de iniciao em dana de salo; comparar os resultados revelados nos testes entre um grupo submetido ao programa de dana de salo, com outro, praticante apenas das aulas de educao fsica em que este contedo no foi ministrado. A populao do estudo foi composta de 89 alunos da 3 srie do ensino fundamental do uma escola pblica de Maring/PR. Foram utilizados como instrumentos de medida, o Inventrio de Eficincia Pessoal de Valentini e Toigo (2006) adaptado para a dana de salo, a Escala de Percepo de Competncia de Harter (1985) adaptado por Fiorese (1993) e o teste KTK de Kiphard e Schilling (1974), traduzido por Gorla (1997) para a avaliao da coordenao motora corporal. Para anlise dos dados do presente estudo utilizou-se da estatstica descritiva, o de Croanbach, o teste de Kappa, o modelo linear de efeitos mistos e o coeficiente de correlao de Pearson, adotando p< 0,05. Os resultados do inventrio evidenciaram que as crianas tinham pouca experincia com dana, mas a maioria gostaria de aprender dana de salo, alm de sentirem-se mais eficientes para esta prtica aps a interveno. Ambos os grupos revelaram nveis moderado e alto de percepo de competncia, nas sub-escalas: competncia escolar, aceitao social, competncia atltica e valor global, o que indica que as crianas esto satisfeitas do jeito que so em vrios domnios de suas vidas. Os resultados do teste KTK evidenciaram melhoras significativas do grupo experimental nas tarefas: trave de equilbrio (p<0,001), saltos monopedais (p<0,000), saltos laterais (p<0,001) e transferncias sobre plataformas (p=0,005). O grupo controle mostrou melhora significativa na tarefa trave de equilbrio (p=0,034). Com relao ao quociente motor geral, o grupo experimental evidenciou melhora significativa (p<0,001), bem como o grupo controle (p=0,057), j para o quociente motor em percentual, apenas o grupo experimental apresentou diferena significativa no ps-teste (p<0,001). Os resultados tambm indicaram haver correlaes internas em ambos os instrumentos, porm no entre eles, exceto entre o quociente motor e aceitao social. Conclui-se que o programa de iniciao em dana de salo na escola pode contribuir significativamente sobre o desempenho motor, traduzido pela melhora da coordenao motora de escolares, com efeitos sobre a manuteno na consistncia da percepo de competncia aps a participao no programa. Isto permite propor sua incluso efetiva na disciplina educao fsica escolar.

Abstract: The purpose of this research is to analyze the influence of ballroom dance beginners level in the school focusing the students motor performance associated to the perception of competence. From the type almost-experimental, it proposes to systemize and to make a ballroom dance teaching-learning program, specially built for this research; to analyze the level of personal efficiency for the ballroom dance skill and to identify the perception of competence levels in the pre and post test; to evaluate the motor coordination levels before and after the application of the beginners level ballroom dance program; to compare the revealed results of the testes between one group enrolled in the ballroom dance program to another group participating in the Physical Education classes as well but not enrolled in ballroom dance program. This program was done with the participation of 89 students from the 3rd grade elementary school of a public school in Maringa-Pr. The measurements instruments used in this research were: the inventory of personal efficiency of Valentini and Toigo (2006) adapted for the ballroom dance; the Perception of Competence Scale of Harter (1985) adapted by Fiorese (1993) and the Kiphard and Schilling.s KTK test (1974), translated by Gorla (1997) for the motor coordination evaluation. The data of this research was analyzed by the descriptive statistic and the of Croanbach, the Kappa test, the linear model of the mixed effects and correlation coefficient of Pearson, adapting p<00,5. The results of the inventory show that the children had little experience with the ballroom dance, but the majority of them would like to learn it, furthermore they felt more capable of dancing after the intervention. Both groups showed moderate level and high perception of competence, in the subscales: scholar competence, social acceptance, athletic competence, global value, what implied that the children were satisfied with their performance in several skills of their lives. The KTK results indicated significant improvements of the experimental group in the tasks: balance beam, (p<0,001), jumps on one foot, (p<000), side.s jumps (0,001) and transfers on the ramp (p=0,005). The control group showed significant improvement on the bar beam task (p=0,034). When the general motor quotient was in focus, the experimental group indicated a significant improvement (p<0,001) as well the control group (p=0,057). However when the motor quotient in percentage was being analyzed, only the experimental group showed significant difference in the post test (p<0,001). The results also indicated that they have internal correlation in both instruments, although not between them, except between the motor quotient and social acceptance. In conclusion, the beginners level ballroom dance program in the school can contribute significantly for the motor performance demonstrated through the scholar motor coordination enhancement (or the children in the same age group), with effects on the maintenance of the consistence of the perception of the competence after the participation in the program. This allows proposing its effective inclusion in the subject Physical Education scholar.
Data da defesa: 20/08/2009
Cdigo: vtls000177727
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Vanildo Rodrigues Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Centro de Educao Fsica e Esporte
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica
UEL: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao1_CIDA_2009_-_capa_dura_final.pdf
Tamanho: 2172 Kb (2224417 bytes)
Criado: 18-05-2010 17:45
Atualizado: 18-05-2010 17:50
Visitas: 1624
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