Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: Reflexo sobre tica empresarial no contexto de um jogo de empresas: um estudo sobre possibilidades pedaggicas e tcnicas
Autor(es): Sergio Gilberto Bonocielli Jr
Palavras-chave [PT]:

tica empresarial. Estudo e ensino. Jogos (Administrao). Jogos de empresas. Ensino. Administrao. Mtodos de simulao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Business Ethics. Business games. Teaching. Ethics. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Paulo da Costa Lopes [Orientador] - UEL
Fernando Antonio Prado Gimenez - PUC-PR
Mario Nei Pacagnan - UEL
Resumo:
Resumo: Os recentes escndalos, observados nos cenrios nacional e internacional, envolvendo alguma forma de violao de princpios ticos por parte do corpo diretor das empresas, ressaltaram a necessidade, tanto do mundo empresarial quanto do mundo acadmico, de reforar o ensino, o treinamento e a reflexo sobre a tica Empresarial. Sendo um assunto bastante complexo, o ensino da tica Empresarial para alunos da rea de negcios tem sido foco de vrias pesquisas. Entre as diversas possibilidades de proporcionar uma adequada reflexo tica para estudantes esto os mtodos indiretos, como o estudo de caso e as simulaes. Os jogos de empresas, entendidos como uma simulao da realidade empresarial, tm sido, entretanto, pouco utilizados para esse fim. Utilizando-se a tcnica de mtodos mistos, que permite a utilizao de mltiplas formas de coleta de dados, desenvolve-se neste trabalho uma anlise da viabilidade tcnica e pedaggica de se inserir a reflexo sobre a tica Empresarial no contexto de um jogo de empresas j existente. Demonstra-se, atravs dos resultados obtidos com a aplicao da dinmica aqui desenvolvida a seis turmas de graduao e ps-graduao da rea de negcios de uma universidade brasileira, a viabilidade de utilizar esta ferramenta como mtodo de ensino e discusso da tica Empresarial. Como exemplo da utilizao de um jogo de empresas tambm como laboratrio de pesquisa, descreve-se como os estudantes participantes deste estudo decidiram quando confrontados com dilemas ticos durante a aplicao da dinmica e como fundamentaram essas decises.

Abstract: Recent scandals seen in the Brazilian and international scenes, involving some form of violation of ethical principles by the managing boards of companies, have shown the need to reinforce teaching, training and reflection about Business Ethics, both in the corporate and in the academic worlds. A very complex subject, the teaching of Business Ethics to Business students has been the focus of several studies. Indirect methods, such as case studies and simulations, are among the various possible forms of allowing students adequate reflection on Ethics. However, business games, understood as a simulation of business reality, have been scarcely used to this end. Applying mixed methods techniques, which allow multiple forms of data gathering, this paper presents an analysis of the technical and pedagogical viability of inserting the reflection about Business Ethics in the context of an existing business game. Through the results obtained during the application of the business game in a Brazilian university, it shows how it is possible to use this tool, as a means for both teaching and reflecting on Business Ethics. As an example of the uses of business games as a research laboratory, this paper describes how participating students behaved when confronted with ethical dilemmas during the business game and how they based their decisions.
Data da defesa: 29/08/2008
Cdigo: vtls000177793
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo da Costa Lopes
Instituio: Universidade Estadual de Londrina . Departamento de Administrao , Universidade Estadual de Maring . Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 152. Sergio Gilberto Bonocielli Jr..pdf
Tamanho: 1277 Kb (1307317 bytes)
Criado: 14-06-2010 11:46
Atualizado: 14-06-2010 12:00
Visitas: 1014
Downloads: 26

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.