Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Reflexão sobre ética empresarial no contexto de um jogo de empresas: um estudo sobre possibilidades pedagógicas e técnicas
Autor(es): Sergio Gilberto Bonocielli Jr
Palavras-chave [PT]:

Ética empresarial. Estudo e ensino. Jogos (Administração). Jogos de empresas. Ensino. Administração. Métodos de simulação. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Business Ethics. Business games. Teaching. Ethics. Brazil.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Paulo da Costa Lopes [Orientador] - UEL
Fernando Antonio Prado Gimenez - PUC-PR
Mario Nei Pacagnan - UEL
Resumo:
Resumo: Os recentes escândalos, observados nos cenários nacional e internacional, envolvendo alguma forma de violação de princípios éticos por parte do corpo diretor das empresas, ressaltaram a necessidade, tanto do mundo empresarial quanto do mundo acadêmico, de reforçar o ensino, o treinamento e a reflexão sobre a Ética Empresarial. Sendo um assunto bastante complexo, o ensino da Ética Empresarial para alunos da área de negócios tem sido foco de várias pesquisas. Entre as diversas possibilidades de proporcionar uma adequada reflexão ética para estudantes estão os métodos indiretos, como o estudo de caso e as simulações. Os jogos de empresas, entendidos como uma simulação da realidade empresarial, têm sido, entretanto, pouco utilizados para esse fim. Utilizando-se a técnica de métodos mistos, que permite a utilização de múltiplas formas de coleta de dados, desenvolve-se neste trabalho uma análise da viabilidade técnica e pedagógica de se inserir a reflexão sobre a Ética Empresarial no contexto de um jogo de empresas já existente. Demonstra-se, através dos resultados obtidos com a aplicação da dinâmica aqui desenvolvida a seis turmas de graduação e pós-graduação da área de negócios de uma universidade brasileira, a viabilidade de utilizar esta ferramenta como método de ensino e discussão da Ética Empresarial. Como exemplo da utilização de um jogo de empresas também como laboratório de pesquisa, descreve-se como os estudantes participantes deste estudo decidiram quando confrontados com dilemas éticos durante a aplicação da dinâmica e como fundamentaram essas decisões.

Abstract: Recent scandals seen in the Brazilian and international scenes, involving some form of violation of ethical principles by the managing boards of companies, have shown the need to reinforce teaching, training and reflection about Business Ethics, both in the corporate and in the academic worlds. A very complex subject, the teaching of Business Ethics to Business students has been the focus of several studies. Indirect methods, such as case studies and simulations, are among the various possible forms of allowing students adequate reflection on Ethics. However, business games, understood as a simulation of business reality, have been scarcely used to this end. Applying mixed methods techniques, which allow multiple forms of data gathering, this paper presents an analysis of the technical and pedagogical viability of inserting the reflection about Business Ethics in the context of an existing business game. Through the results obtained during the application of the business game in a Brazilian university, it shows how it is possible to use this tool, as a means for both teaching and reflecting on Business Ethics. As an example of the uses of business games as a research laboratory, this paper describes how participating students behaved when confronted with ethical dilemmas during the business game and how they based their decisions.
Data da defesa: 29/08/2008
Código: vtls000177793
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo da Costa Lopes
Instituição: Universidade Estadual de Londrina . Departamento de Administração , Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 152. Sergio Gilberto Bonocielli Jr..pdf
Tamanho: 1277 Kb (1307317 bytes)
Criado: 14-06-2010 11:46
Atualizado: 14-06-2010 12:00
Visitas: 1514
Downloads: 26

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.