Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Leitura literria : um estudo de propostas de leitura de poesia em livros didticos
Autor(es): Maria de Lourdes Bacicheti Gonalves
Palavras-chave [PT]:

Livro didtico. Poesia. Leitura. Anlise de propostas. Uso. Ensino de literatura. Ensino fundamental. Leitura literria. Anlise literria. Crtica literria. Formao de professores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Textbook. Literary reading. Poetry. Readers formation. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Clarice Zamonaro Cortez - UEM
Elsa Maria mendes Pessoa Pullin - UEL
Resumo:
Resumo: Considerando a importncia da funo da escola na formao do leitor do texto literrio, esta pesquisa realizou um estudo descritivo das propostas de leitura de poesia em duas colees de livros didticos, selecionadas entre as mais solicitadas pelas escolas pblicas estaduais do municpio de Maring para o Ensino Fundamental, 3 e 4 ciclos da Educao Bsica, no ano de 2008, com a finalidade de conhecer e entender os encaminhamentos para a leitura do texto potico em tais colees e, dessa forma, verificar se elas privilegiavam a formao do leitor literrio. O estudo justificou-se uma vez que a instituio escolar tem um papel essencial na formao do leitor, visto que compete a ela construir uma escolarizao adequada, que proporcione aos alunos as condies e as prticas que levem sua autonomia na leitura. A orientao terica que permitiu a anlise do corpus baseou-se em estudos sobre a leitura literria, entendida como uma prtica construda e ancorada em modelos tecidos da teoria literria que precisam ser ensinados. Assim, para ler literariamente, preciso conhecer os cdigos e as convenes de leitura dos diversos gneros nos quais se manifesta a literatura. A anlise do corpus foi feita mediante uma abordagem qualitativa. Para atingir as finalidades propostas nesta pesquisa, a anlise realizada objetivou verificar como as colees esto estruturadas e organizadas; a quantidade de textos literrios e de textos poticos nelas presentes; como se apresentam as propostas de leitura de poesia e o processo global de insero de ensino de poesia nas colees. A investigao evidenciou que os livros didticos apresentam preocupao com a qualidade esttica dos textos literrios e reiterou outras pesquisas que revelam que a literatura vem perdendo espao no ambiente escolar e, sobretudo, a poesia um gnero que tem pouca relevncia no livro didtico tanto em relao quantidade quanto qualidade de propostas para sua leitura. Suas abordagens de leitura no conduzem o aluno a examinar como os cdigos contriburam para a construo potica, como os diferentes nveis de composio do poema interferiram no estabelecimento do seu sentido, influenciaram seu efeito, concorreram para legitimar idias e fazer aflorar emoes. Os textos poticos continuam vinculados a propostas de produo de textos, ao estudo de aspectos lingsticos, a reforo de contedos, entre outros aspectos. No h um trabalho sistemtico e contnuo que possibilite a compreenso progressiva das especificidades desse gnero textual e o conhecimento abrangente e reflexivo dos elementos estruturais que compem a essncia potica e que so relevantes em sua leitura. Assim, as propostas de leitura da poesia nos livros didticos precisam ser revistas, ampliadas e sistematizadas para a compreenso de sua natureza especfica como gnero para que possam contribuir para a formao de leitores desse gnero literrio. Com este estudo, espera-se contribuir para as reflexes que envolvem a leitura do texto literrio, em especial da poesia, tendo em vista a melhoria do processo de formao do leitor literrio na instituio escolar.

Abstract: Since the school's task in the formation of the literary text's reader is highly important, current research consists of a descriptive study of poetry reading in two textbook series. They were the most adopted collections by government public schools in Maring PR Brazil for students of the 3rd and 4th grades of the Primary School, during 2008. Our aim is to know and understand the foregrounding of the reading of the poetic text in the series and to analyze whether they contribute towards the formation of the literary reader. Current analysis has been undertaken since the school has an important role in reader formation. In fact, it contributes towards proper schooling and provides students with the conditions and practice that would lead them towards autonomy in reading. Investigations on literary reading, a practice built and based on models provided by theory of literature, form the bases on which the theoretical orientation for analysis of the studied corpus are foregrounded. Reading codes and conventions of the several genres in which literature may manifest itself should be known so that literary reading may be achieved. Analysis of the research corpus has been undertaken through a qualitative approach and aims at verifying the manner book series are structured and organized; the number of literary texts and of poetic texts; the manner poetry reading suggestions are given and the entire insertion process of the teaching of poetry. Results show that textbooks have a serious concern on the aesthetic quality of literary texts and reveal what other research work has already shown, or rather, that literature, poetry in particular, is losing ground in the school environment. In fact, it is a genre with slight relevance in the textbook, verified by the quality and small number of reading suggestions. Reading approaches do not help the reader to analyze how codes contribute towards the poetic construction, how the different levels of poem composition interfere in the meaning, influence their effects, and compete towards the creation of ideas and the establishment of emotions. Poetry texts are still linked to suggestion in text production, to the study of linguistic aspects, to contents reinforcement and others. No systematic and continuous research exists for the progressive understanding of specificities of the genre and on an all-embracing and reflexive knowledge of the structural elements which constitute poetry and, consequently, relevant to reading. Suggestions for poetry reading in textbooks should be revised, broadened and systemized to understand its specific nature as a genre. Thus, it may contribute towards readers' formation of the literary genre. Current investigation is an attempt towards deeper reflections on the reading of the literary text, especially poetry and for the improvement in the process of literary readers' formation within the school milieu.
Data da defesa: 19/08/2009
Cdigo: vtls000177872
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO - CPIA PLE.pdf
Tamanho: 10335 Kb (10583343 bytes)
Criado: 31-05-2010 17:43
Atualizado: 31-05-2010 18:11
Visitas: 1072
Downloads: 38

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.