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Ttulo [PT]: (In)visibilidades da violncia e do preconceito em Cidade de Deus e Minha alma : representaes e identidades do homem negro brasileiro
Autor(es): Joo Carlos Mayer Rostey
Palavras-chave [PT]:

Identidade. Homem negro. Favelas. Representao. Mdia. Discurso miditico. Violncia. Preconceito. Anlise do discurso. Imagem em movimento. Cinema e videoclipe. Rio de Janeiro (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Identity. Representation. Poverty. Violence. Moving Image. Rio de Janeiro (Estado). Brasil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - [Orientador] - UEM
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Roberto Leiser Baronas - UFSCar
Resumo:
Resumo: Este trabalho, vinculado ao Grupo de Estudos em Anlise do Discurso da Universidade Estadual de Maring - GEDUEM, tem como foco temtico a constituio identitria e a representao do homem negro e favelado. Sob tal enfoque, compreendemos as identidades como processo e efeito de discurso, circunscritas a prticas discursivas miditicas contemporneas, estabelecidas por relaes de saber e poder por meio das quais se operam dispositivos disciplinares em busca do domnio sobre os corpos, nos campos sociopoltico, econmico e cultural de uma sociedade, posicionando o sujeito e estabelecendo quando e qual lugar ele deve ocupar nesse processo. As reflexes e os estudos empreendidos nesta dissertao e que deram suporte a um movimento interpretativo-descritivo arqueogenealgico foram mobilizados pelos seguintes questionamentos: nas prticas discursivas miditicas nacionais da contemporaneidade a representao do homem negro brasileiro institui-se na relao preconceituosa com o no-negro? Tal relao pode ser identificada na produo cinematogrfica Cidade de Deus, de Fernando Meireles, e na produo videogrfica Minha Alma, do grupo O Rappa? A nossa hiptese, com base em tais questionamentos, a de que as mdias constituem um espao de conflito de ordem poltica quando colocam em circulao discursos acerca do homem negro e favelado no Brasil em contradio com a memria constitutiva de que se vive, neste pas, um regime de "democracia racial". Como movimento terico-metodolgico, nossos gestos de descrio e de interpretao fundamentam-se nos conceitos erigidos pelo entrecruzamento da Anlise do Discurso (FOUCAULT, 1962, 1986), dentre os quais os de enunciado, funo enunciativa, prtica discursiva, formao discursiva, arquivo, modos de subjetivao, memria (HALBAWACHS, 2004; COURTINE, 2006) e histria; os estudos sobre imagem, representao e (in)visibilidade, na relao entre real e realidade (AUMONT, 1993; MANGUEL, 1997; DUBOIS, 2004); e as articulaes acerca da identidade (HALL, 2000, 2003). No campo esttico, as reflexes dialogam com os movimentos "Esttica da Fome" e "Cosmtica da Fome", ambos de natureza poltica e sociocultural, tomando-se como referncia os apontamentos de Rocha (1965) e de Bentes (2005). Sob tais princpios terico-analticos, estabelecemos como principal objetivo determinar como, pelo funcionamento discursivo verbal/visual/sonoro, as mdias cinematogrficas e televisivas representam o homem negro brasileiro da favela carioca no filme Cidade de Deus e no videoclipe Minha Alma. Para tanto, observamos como os discursos imagticos, com os seus mecanismos, entre eles enquadramentos, planos, focos, etc, produzem dizeres e no-dizeres, na opacidade de sua constituio. Assim delineada, a expectativa que se criou com o desenvolvimento desta pesquisa foi a de que ela pudesse contribuir com reflexes e discusses tanto sobre a temtica e as implicaes dela decorrentes (a discriminao racial e as polticas pblicas de incluso na e pela mdia) quanto sobre as possibilidades de abordagem temtica em campos associados (lingstico, poltico e esttico). Nas interfaces de diferentes linguagens, e na confluncia da histria com a memria discursiva, os resultados obtidos pelo desenvolvimento da pesquisa empreendida indicam que a partir das mdias ora analisadas que se estabelece uma relao de fora ou de resistncia do imaginrio coletivo sobre o homem negro brasileiro da favela carioca.

Abstract: This research, linked to Grupo de Estudos em Anlise do Discurso (Study Group of Discourse Analysis) of Universidade Estadual de Maring (State University of Maring) - GEDUEM, approaches the constitution of identity and the representation of black man from the ghetto. From this point of view, the identities are understood as a process and discursive effect which involve the contemporary mediatic discursive practices, established by relations of knowledge and power. It is through of these relations that disciplinary devices are operated in search of the domain over the bodies in sociopolitical, economic and cultural field of a society, by positioning the subject and establishing when and what place he/she must occupy in this process. The reflections and the studies carried out in this thesis which offered support to the interpretative-descriptive and archaeological and genealogical movement were stimulated by the following questions: in contemporary national mediatic discursive practices, the representation of Brazilian black man occurs in a discrimination's relation with non-black? Such relation can be identified in the cinematographic production Cidade de Deus (City of God), by Fernando Meireles, and in the videographic production Minha Alma (My Soul), by the group O Rappa? Thinking about these questions, our hypothesis is that the media constitute a place of politic conflict when it put in circulation discourses about the Brazilian black man from the ghetto in contradiction to the constitutive memory concerning to the idea that we live in a "racial democracy"in this country. As a theoretical and methodological movement, our attempt of description and interpretation are based on the Discourse Analysis' concepts (FOUCAULT, 1962, 1986), such as enunciation, enunciative function, discursive practice, discursive formation, file, ways of subjectivation, memory (HALBAWACHS, 2004; COURTINE, 2006) and history; on the studies about image, representation, (in)visibility, on the relation between real and reality (AUMONT, 1993; MANGUEL, 1997; DUBOIS, 2004) as well on the articulations about identity (HALL, 2000, 2003). In the aesthetic field, the reflections dialogue with the following movements: "Esttica da Fome" (Aesthetics of Starvation) and "Cosmtica da Fome" (Cosmetics of Starvation), both political and sociocultural. To reach this purpose, it was taken as reference the considerations elaborated by Rocha (1965) and Bentes (2005). Under such theoretical and analytical principles, we established as main objective the determination of how the cinematographic and television's media portraits the Brazilian black man from Rio de Janeiro's ghetto in the movie Cidade de Deus (City of God) and in the video clip Minha Alma (My Soul). To achieve this end, we will observe how the imagetic discourses, with their mechanisms such as frameworks, plans, focus etc., produce sayings and nonsayings in the opacity of their constitution. Delineated like this, the expectation created with the development of this research is that it can contribute with reflections and discussions about its theme and implications (the racial discrimination and the public politics of inclusion in/by media), as well about the possibilities of thematic approaches in interlinked fields (linguistics, politics and aesthetics). In interfaces of different languages, in confluence of history and discursive memory, the results obtained by the development of this research indicate that it is established a relation of strength or resistance of collective imaginary about the Brazilian black man from Rio de Janeiro's ghetto through the media analyzed.
Data da defesa: 11/09/2009
Cdigo: vtls000177877
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_Joo_Carlos_Mayer_Rostey.pdf
Tamanho: 1020 Kb (1044361 bytes)
Criado: 31-05-2010 16:21
Atualizado: 31-05-2010 16:34
Visitas: 930
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