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Ttulo [PT]: A incidncia do mito em "Confisses de uma viva moa" e "A mulher de preto" (contos fluminenses), de Machado de Assis
Autor(es): Mriam Zafalon
Palavras-chave [PT]:

Literatura brasileira. Mito. Anlise crtica. Contos fluminenses. Confisses de uma viva moa. A mulher de preto. Machado de Assis. Crtica Literria. Esttica de recepo. Odisseia. Bblia. Contos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Myth. Machado de Assis. Odyssey. Bible. Aesthetics of Reception. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Acio Flvio de Carvalho [Orientador] - UEM
Adelaide Caramuru Czar - UEL
Clarice Zamonaro Cortez - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertao discute a presena de mitos clssicos gregos e do mito bblico nos contos "A mulher de preto" e "Confisses de uma viva moa", da obra Contos Fluminenses (1870), de Machado de Assis. A escolha reflete a preocupao de trabalhar contos de uma antologia pouco explorada por estudiosos da obra machadiana. O sentido de mito foi discutido a partir de conceitos de estudiosos como Jean-Pierre Vernant, Junito de Souza Brando, Joseph Campbell, Ernst Cassirer, Mircea Eliade, E. M. Mielietinski, entre outros. Entendendo mito como um conjunto narrativo consagrado pela tradio e que manifestou, pelo menos na origem, a irrupo do sagrado, ou do sobrenatural, no mundo, mas que em perodo posterior assumiu uma significao abstrata, pretende-se analisar como Machado de Assis utilizou os mitos tradicionais na composio de algumas de suas personagens e enredos, modernizando-as, adaptando-as ao seu tempo, sem, entretanto, diminuir a aura da sua imortalidade. Nos contos selecionados, procurou-se verificar as situaes das personagens que sugerem aspectos mitolgicos, a saber: Ulisses, Penlope e Telmaco, personagens da obra homrica Odisseia, rememoradas no conto "A mulher de preto"; Eva, personagem da Bblia; dipo, a Esfinge e a Hidra de Lerna, mitos gregos pagos, atualizados na narrativa de "Confisses de uma viva moa". A anlise foi realizada tendo como referencial terico a Esttica da Recepo, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presena do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Como resultado, apresentada uma leitura dos contos identificados para a anlise, cotejando-se o tradicional e o moderno, permitindo a comprovao da perene atualizao da mitologia clssica e bblica, sob o vis genial de Machado. Tem-se, assim, uma contribuio diferenciada aos estudos dos contos de Machado de Assis, um eterno manancial de perspectivas e de novos estudos.

Abstract: This paper discusses the presence of classic Greek and Biblical myth in the tales "The Woman in Black" and "Confessions of a widow lady", from the work Fluminenses Tales(1870), of Machado de Assis. The choice reflects the concern of working tales of an anthology little explored by scholars of Machado's (Machadian) work. The meaning of myth has been discussed from the concepts of scholars such as Jean-Pierre Vernant, Junito de Souza Brando, Joseph Campbell, Ernest Cassirer, Mircea Eliade, E.M Mielientiski, among others. Understanding myth as a narrative set consecrated by tradition and that showed, at least in the origin, the irruption of the sacred or the supernatural in the world, but, in posterior period assumed an abstract meaning, we intend to analyze how Machado de Assis used the traditional myths in the composition of some of his characters and plots, modernizing them, adapting them to his time, without, however, diminish the aura of his immortality. In the selected tales, it was attempted to verify the situations of the characters that suggest mythological aspects, namely: Odysseus, Penelope and Telemachus, characters of the Homeric work Odyssey, recalled in the tale "The woman in Black", Eve, Bible character, Oedipus, the Sphinx and the Hydra of lerna, Greek pagan myths, updated in the narrative of "Confessions of a widow lady." The analysis was carried out having as a theoretical referential the Aesthetics of reception, theory created by Jauss (1994) and Iser (1999), which privileges the presence of the reader in the engagement with written text and the author's point of view. As a result, a reading of the tales identified for the analysis is presented, conferring the traditional and the modern, allowing the confirmation of the unceasing update of the classical and biblical mythology, under the genial sloping of Machado. It is thus a distinguished contribution to the studies of the tales of Machado de Assis, an eternal source of prospects and new studies.
Data da defesa: 11/03/2010
Cdigo: vtls000177885
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Acio Flvio de Carvalho
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertacaodemestrado_miriamzafalon.pdf
Tamanho: 527 Kb (539787 bytes)
Criado: 31-05-2010 16:45
Atualizado: 31-05-2010 16:59
Visitas: 1600
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