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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O cinema esculpido na literatura? : a circulao multimodal do texto literrio e sua recepo na dade Pygmalion/MyFair Lady por alunos de licenciatura em Letras-Ingls
Autor(es): Lliam Cristina Marins
Palavras-chave [PT]:

Literatura e cinema. Recepo da interface. Alunos. Literatura. Pygmalion/My Fair Lady. Adaptao cinematogrfica. Texto literrio. Multimodalidade. Intermidialidade. Ensino de lnguas/literaturas. Literatura e lngua. My Fair Lady. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Pygmalion/My Fair Lady. Literature/cinema. Reception. Multimodality/
intermediality. Teaching of languages/literatures. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Alice Aurea Penteado Martha - UEM
Acir Dias da Silva - Unioeste
Resumo:
Resumo: Esta dissertao analisa a interface literatura/cinema na pea Pygmalion (aproximadamente 1914), de George Bernard Shaw, e em sua verso cinematogrfica My Fair Lady (1964), de George Cukor, bem como a recepo dessa interface por alunos do curso de Letras, licenciatura Portugus/Ingls, da Universidade Estadual de Maring, Paran, com o intuito de verificar relaes existentes entre literatura, sala de aula e multimodalidade/intermidialidade. Nesse sentido, este trabalho se justifica no somente pela anlise dessa interface e sua relao com o ensino de literatura, mas tambm pela escassez de pesquisas voltadas para essa questo que, vale ressaltar, bastante atual devido insero tecnolgica nos setores educacionais e s novas prticas de leitura. Ao considerar que a pesquisa analisa a dade literatura/cinema e sua recepo, ela se fundamenta em conceitos tericos de traduo intersemitica, na Sociologia da Leitura e na Teoria do Efeito, de Wolfgang Iser, de modo a compreender terica e metodologicamente o processo de transposio de uma linguagem literria para uma linguagem cinematogrfica e problematizar e discutir as formas de circulao e de recepo da literatura em meios diferentes do impresso por meio da pesquisa etnogrfica, observando de que maneira isso influencia a formao de leitores e prticas pedaggicas em lngua inglesa. Verificou-se que My Fair Lady, apesar da abordagem acrtica s relaes de gnero convencionais, foi uma produo bem-sucedida para o novo meio semitico do qual passou a fazer parte: o cinematogrfico. Alm disso, constatou-se que no houve, exatamente, uma frustrao por parte dos alunos no que se refere circulao de Pygmalion no meio cinematogrfico, pois, embora eles tenham apontado o desfecho romntico do musical como um aspecto negativo por quebrarem as crticas caractersticas da comdia satrica de Shaw, houve um alto grau de aceitao desse material, principalmente, devido s imagens. Por fim, os alunos tambm tiveram uma recepo positiva quanto utilizao de recursos multimiditicos em sala de aula como ferramenta de aprendizagem e de estmulo leitura. Os resultados deste estudo so, portanto, voltados para a importncia da mediao do formador de professores para o desenvolvimento da leitura crtica no que diz respeito s novas tecnologias em sala de aula e s novas prticas de leitura, para que seja possvel promover no somente a intercomunicao de meios semiticos e de artes, mas, tambm, de experincias estticas, literrias e culturais.

Abstract: This research analyzes the interface literature/cinema in the play Pygmalion (1914), by George Bernard Shaw, and in its cinematographic adaptation My Fair Lady (1964), by George Cukor, as well as the reception of this interface by students of Letras (language teaching education) at the State University of Maring, Paran (Brazil), aiming at verifying the existing relations among literature, classroom and multimedia resources. There are two justifications for the study: the analysis of that interface and its relation with the teaching of literature, and the lack of researches related to this issue, which is very current due to technology insertion in education sectors and new lecture practices. Taking this into consideration, the study is based on theoretical concepts of intersemiotic translation, Sociology of Reading and Aesthetic Response Theory (Wolfgang Iser), in order to understand theoretically and methodologically the process of transferring a literary to a cinematographic language and discuss the ways of circulation and reception of literature in a different media through ethnographic research, observing in which way this influences readers formation and pedagogic practices in English. It was verified that My Fair Lady, in spite of its non-critical approach to conventional gender relations, was a successful production to the new semiotic medium towards which it was transferred to: the cinema. In addition to that, it could be observed that the students were not exactly 'disappointed' with the circulation of Pygmalion in the cinematographic media. Although they have recognized the romantic ending as a negative aspect, owing to the changes it caused in Shaw's satirical comedy, there was a high acceptance of that material, mainly because of its images. Finally, the students also presented a positive reception concerning the utilization of multimedia resources in classroom as a tool for learning and stimulating reading. The results of this study involve the importance of professors' mediation in language teaching education to the development of a critical reading in relation to new technologies in classroom and new reading practices, in order to promote not only the intercommunication between semiotic media and arts, but, mainly, among aesthetic, literary and cultural experiences.
Data da defesa: 5/03/2010
Cdigo: vtls000177887
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Lliam Cristina Marins.pdf
Tamanho: 864 Kb (884994 bytes)
Criado: 31-05-2010 17:00
Atualizado: 31-05-2010 17:10
Visitas: 1094
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