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Ttulo [PT]: Uma investigao funcionalista dos meios de expresso das relaes retricas de causa e resultado em elocues formais
Autor(es): Priscilla Teixeira Mamus
Palavras-chave [PT]:

Teoria da estrutura retrica. Causa e resultado. Marcadores discursivos. Coerncia. Expresses. Relaes retricas de causa. Relaes retricas de resultado. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Rethorical Structure Theory, cause and result, discursive markers,
coherence. Maring. Paran (State). Brasil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Juliano Desiderato Antonio [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
Esther Gomes de Oliveira - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever os meios de expresso das relaes retricas de causa e de resultado em elocues formais do tipo aula. A partir da aplicao da Teoria da Estrutura Retrica, teoria funcionalista criada por Mann e Thompson (1987), utilizada para descrever as relaes que se estabelecem entre as partes de um texto, pretende-se verificar a importncia das relaes de causa e de resultado na construo de um discurso que se prope a explicar e ensinar, conforme seu tipo de marcao em determinado contexto de aula. Para tanto, as relaes foram identificadas no corpus e, em seguida, classificadas quanto ao tipo de marcao. Depois foi observado como as relaes foram empregadas para que os professores que foram informantes atingissem seus propsitos comunicativos. O corpus da pesquisa constitudo de trs elocues formais (aulas) pertencentes ao banco de dados do Funcpar (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/ Noroeste do Paran). Os informantes da pesquisa so professores universitrios que nasceram ou residem na cidade de Maring (PR) h mais de 10 anos. Para a coleta dos dados, foram realizadas gravaes durante as aulas de graduao, as quais foram transcritas conforme padro baseado nas normas do projeto NURC, com algumas adaptaes e segmentadas em unidades entonacionais, conforme Chafe (1987). Os resultados da pesquisa apontam que a anlise das relaes de causa e resultado na fala dos professores contribuiu no s com seus propsitos de ensinar, mas tambm com a inclinao da interpretao dos alunos diante das explicaes e objetivos comunicativos dos professores. Isso acontece porque tanto a causa quanto o resultado auxiliam na explicao de determinado assunto, pois parecem facilitar o entendimento por parte dos alunos, uma vez que mais fcil se compreender um resultado quando sua causa apresentada. Por meio desta dissertao de mestrado, espera-se contribuir com as pesquisas sobre organizao textual, sobretudo do discurso falado, pois as escolhas feitas pelo produtor de um texto, conforme seu gnero, podem influenciar no s sua coerncia e entendimento, mas tambm os propsitos que o produtor deseja atingir. A descrio dos meios de expresso dessas relaes tambm pode servir como base para trabalhos de gerao e interpretao automtica de textos na Lingstica Computacional e tambm para a criao de materiais de produo textual.

Abstract: The aim of this paper is to describe how the rethorical relations cause and result are expressed in formal elocutions (lectures). By the Rethorical Structure Theory aplication, functional theory developed by Mann e Thompson (1987) which describes the established relations between the parts from a text, it's intended to verify the relations cause and result relevance in a construction of a discourse which are proposed to explain and teach, according to its kind of mark in a particular lecture context. The relations were indetified in the corpus, and after they were classified's the sort of mark. Then, it was observed how de relations were applied to the lectures, who were the informers, got their comunicatives purpose. The research corpus is formed by 10 formal elocutions (lectures) which belong to Funcpar (Functional Research Group on North/ North-East of Paran) database. The subjects of the research are university lecturers who were born in Maring (PR) or have lived in it for at least 10 years. The data were recorded during graduation classes and were transcribed according to a pattern based on NURC project (PRETI, 1993, p. 11-12) with a few adaptations. The segmentation of the units of the corpus followed Chafe's (1987) concept of intonation units. Results indicate the analysis of the cause and result relations in the teachers' speech not only contributed to their purpose of teaching, but also with the bent of the students interpretation in front of the teachers. explanations and communicative goals. This is because both the cause and results help in explaining subjects, because they seem to facilitate the understanding by students, since it is easier to understand a result when its cause is presented. Results of the research have showed a contribution with researches about textual organization, mainly the oral discourse, because the text producer, according to its genre, can influence not only in its coherence and compreension, but also to the purposes which the text producer aims to get. The description of this relations' ways of comunication can serve as base to researches about texts' automatic generation and interpretation in Computational Linguistic and also to the textual production tools.
Data da defesa: 23/11/2009
Cdigo: vtls000177905
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO PDF.pdf
Tamanho: 2385 Kb (2441762 bytes)
Criado: 01-06-2010 09:56
Atualizado: 01-06-2010 10:08
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