Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Dos catálogos de literatura juvenil ao leitor em contexto escolar : um estudo de recepção de Dom Casmurro, de Machado de Assis, por alunos de oitava série de uma escola pública paulista
Autor(es): Tatiana de Araújo Severo
Palavras-chave [PT]:

Literatura brasileira. Leitura. Análise. Literatura. Alunos. Dom casmurro. Mercado. Ensino de literatura. Recepção. Catálogos comerciais. Perfil socioeconômico. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature and Market. Literature Teaching. Reception. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Alice Áurea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
João Luis C. T. Ceccantini - UNESP
Resumo:
Resumo: Esta dissertação relata resultados de uma pesquisa que se propôs a descrever e analisar a recepção de Dom Casmurro, de Machado de Assis, por alunos da fase final do Ciclo Básico II de aprendizagem de uma escola pública da rede estadual do Estado de São Paulo. Realizada no ano de 2007, na cidade de Presidente Prudente (SP), esta pesquisa buscou ocorrências da apreensão de leitura de um grupo específico de leitores, caracterizando-se, assim, como um estudo de caso, de caráter fenomenológico. As ações contemplaram fases exploratórias e descritivas. Todo o trabalho esteve fundamentado na teoria da Estética da Recepção e foi complementado pela Sociologia da Leitura, sob a premissa da relação dialógica que se institui entre literatura e leitor. O ponto de partida para a verificação da recepção do romance se concentra em sua indicação de leitura aos alunos desse nível de escolaridade (fase final do Ensino Fundamental) pelos catálogos de algumas editoras do país: Ática, Companhia Editora Nacional, Companhia das Letras, Moderna e Scipione. O objetivo da investigação consistia em verificar quais mecanismos poderiam interferir na recepção de um texto considerado canônico no sistema escolar brasileiro. Inicialmente, o trabalho procurou refletir a respeito de literatura, leitura e questões de mercado. Em um segundo momento, foi dividido nas seguintes etapas: análise dos catálogos de literatura juvenil das editoras; o exame do perfil socioeconômico e cultural dos alunos participantes da pesquisa; e o estudo da recepção da obra. Os resultados demonstraram que poucos alunos conseguiram realizar a leitura do romance e o fator preponderante para a construção desse índice reside em um quadro de má formação das competências leitoras dos alunos, que muito têm a ver com as práticas inadequadas (ou ausentes) de leituras promovidas pela escola, denotando a fragilidade do processo educacional.

Abstract: This dissertation reports results of a research that intended to describe and analyze the reception of Dom Casmurro, Machado de Assis, from students of the final stage of the "Ciclo Básico II" of learning from a public school in the state of São Paulo. The research was held in 2007 in the city of Presidente Prudente (SP). This research aimed for occurrences of reading apprehension of a specific group of readers, characterizing, therefore, a case study of phenomenological category. The actions covered descriptive and exploratory stages. All the study was based on the Aesthetics of reception theory and it was complemented by the Sociology of Reading, under the premise of the dialogical relation that is established between the reader and the book. The starting point for checking the reception of the novel focuses on the indication of this book to the students of a specific educational stage (end of elementary school) by publishing catalogs of some publishers in the country: Atica, Companhia Editora Nacional, Companhia das Letras, Moderna and Scipione. The objective of the research was to determine which mechanisms could interfere in the reception of a text considered canonical in the Brazilian school system. Initially, the study sought to reflect on literature, reading, and market aspects. After, it was divided into the following steps: analysis of publishing catalogs of juvenile literature, the examination of socioeconomic and cultural profile of students participating in the research, and study of the reception of the book. The results showed that few students succeeded in completing the reading of the novel and the main factor is the poor reading skills of students which is determined by improper practices (or absent) of reading promoted by the school, showing the fragility of the educational process.
Data da defesa: 03/07/2009
Código: vtls000177906
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Alice Áurea Penteado Martha
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: tasevero.pdf
Tamanho: 727 Kb (744826 bytes)
Criado: 31-05-2010 17:14
Atualizado: 31-05-2010 17:23
Visitas: 1455
Downloads: 17

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.