Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Feminismo e construção de identidades femininas : as meninas, de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Natália Ruela
Palavras-chave [PT]:

Gênero literário. Feminismo. Literatura brasileira. Lygia Fagundes Telles. As meninas. Romance. Mulheres. Identidade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Representation. Gender. Lygia Fagundes Telles. As Meninas [The Girls]. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Lúcia Osana Zolin [Orientador] - UEM
Carlos Magno Santos Gomes - UFS-SE
Adalberto de Oliveira Souza - UEM
Resumo:
Resumo: Essa dissertação investiga a representação das personagens femininas Lorena, Ana Clara e Lia, protagonistas do romance As Meninas (1973), de Lygia Fagundes Telles. A representação dos corpos femininos, nesse importante romance dos anos 1970, reporta, aparentemente, a modelos estereotipados, ditados pela ideologia patriarcal dominante, e perpetuados pelas tecnologias de gênero, como o cinema, a televisão e a própria literatura. Nesse sentido, convidam a uma aproximação com modelos perdurados pelos tempos, advindos, desde a antiguidade clássica, nas figuras das deusas Hera, Atena a Afrodite. No entanto, a opção da escritora pelo foco narrativo múltiplo possibilita ao/a leitor/a uma maior visão das características individuais de cada uma dessas figuras femininas. Assim, tais representações afastam-se das figuras das deusas e dos conceitos tradicionais quando suas singularidades e seus pensamentos, não vistos pelo outro, são transparecidos por meio do discurso pessoal e do fluxo de consciência. Metodologicamente, essa dissertação transita entre o pensamento estruturalista e o pós-estruturalista, uma vez que se volta para os elementos estruturais que constituem o romance - como o foco narrativo e a tipologia das deusas gregas, proposta por Pravaz (1981) - e, ao mesmo tempo, para o contexto em que ele se insere, sobretudo no que diz respeito ao pensamento feminista que o marca e o constitui. A obra foi analisada a partir dos conceitos operatórios fornecidos pela Teoria crítica feminista. Os resultados apontam para o questionamento dos modelos prontos e taxativos que predeterminam os lugares e papéis fixos para as mulheres. O modo de construção de Lorena, Ana Clara e Lia aponta para novas formas de lidar com a questão do gênero; essas emblemáticas figuras femininas buscam por lugares diferentes e por mudanças representativas relacionadas ao modo de serem e estarem na sociedade, mesmo que caiam, no mais das vezes, em situações que as traem e as colocam impensavelmente no lugar comum a elas determinado pela tradição patriarcal em que foram criadas.

Abstract: The representation of the female characters Lorena, Ana Clara and Lia from Lygia Fagundes Telles's novel As Meninas [The Girls] (1973) is analysed. The representation of female bodies in the above-mentioned novel of the 1970s seemingly evokes stereotyped models based on the dominant patriarchal ideology and reproduced by gender technologies, such as the cinema and television, and even by literature. In fact, they seem to be models of the goddesses Hera, Athena and Aphrodite, hailing from classical times and passed on through the centuries. However, the writer's option for multiple points of view makes possible a wider concept of the female characters' individual traits. The characters' representations distance themselves from the goddesses' model and from traditional concepts when their traits and thoughts, unseen by the other, are reflected in personal discourse and in the stream of consciousness. With regard to methodology, current analysis lies between structuralism and post-structuralism since it turns back to the structural elements that foreground the novel - such as point of view and the Greek goddesses' typology, suggested by Pravaz (1981) - and, at the same time, to the context in which it inserts itself especially with regard to Feminism in which it is inscribed and foregrounded. The novel has been investigated through concepts based on Feminist Critical Theory. Results reveal the problematization of ready-made and fixed models that predetermine women's fixed roles and places. Lorena's, Ana Clara's and Lia's character construction indicate new methods related to the gender issue. In fact, the emblematic female models seek different places and significant changes related to their being in society. This may occur even when they frequently find themselves in situations which betray them and place them, unaware, in the place destined by traditional patriarchy in which they were constituted.
Data da defesa: 06/10/2009
Código: vtls000177930
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Drª Lúcia Osana Zolin
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação de mestrado - Natália Ruela- PDF.pdf
Tamanho: 625 Kb (640308 bytes)
Criado: 01-06-2010 08:46
Atualizado: 01-06-2010 09:02
Visitas: 1557
Downloads: 23

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.