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Título [PT]: Literatura e identidade : a recepção do texto literário na Penitenciária Estadual de Maringá
Autor(es): Camila de Souza Fernandes
Palavras-chave [PT]:

Literatura e leitura. Penitenciária Estadual de Maringá. Ressignificação da identidade. Literatura. Exclusão social. Literatura de encarcerados. Literatura e recepção. Literatura e identidade. Literatura e humanização. Oficinas de leitura. Presidiários. Produção textual. Maringá. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature. Identity. Reading. Reception. Exclusion. Incarcerated literature.
Maringá. Paraná (State). Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Alice Áurea Penteado Martha [Orientador] - UEM

Vera Teixeira de Aguiar - PUC/Porto Alegre-RS
Resumo:
Resumo: Esta dissertação relata resultados da participação da autora no projeto de pesquisa Literatura, Leitura e Escrita: a ressignificação da identidade de indivíduos em situação de exclusão social, que propunha a realização de oficinas de leitura e produção textual com os detentos da Penitenciária Estadual de Maringá. O objetivo principal foi verificar de que maneira sujeitos que vivem em situação fora da habitual realizam a leitura do texto literário e como o trabalho diferenciado com esse material contribui para a reflexão, a crítica e o resgate da identidade dessas pessoas. Neste trabalho, que se constitui num recorte do Projeto maior, a meta é analisar o material produzido pelos detentos durante a realização das oficinas de leitura e escrita, no que concerne à proposta para a 2ª oficina, cujo tema central foi "juventude", a fim de verificar a recepção do texto literário. O embasamento teórico para a consolidação da pesquisa se constitui de Teorias da Leitura, tanto a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, para quem a obra é condicionada pela relação dialógica entre literatura e leitor, quanto a Sociologia da Leitura, que trata do leitor em sua coletividade. Utilizamos, ainda, a proposta metodológica de Hans Kügler que privilegia a interação texto e leitor. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa fenomenológica de cunho participativo, pois não houve preocupação com a quantidade da amostragem, mas com a verificação de um determinado fenômeno em um contexto específico. O cotejo dos dados obtidos na análise dos questionários aplicados, dos textos e das produções criativas demonstrou que a literatura é um lugar onde as pessoas podem se reencontrar como cidadãs, já que, por meio dela, ganham voz; e a metodologia contribui para a formação do leitor, respeitando os pressupostos teóricos utilizados.

Abstract: This paper reports results from the author's participation in the research project: Literature, Reading and Writing: the redefinition of the identity of individuals in social exclusion, which proposed the holding of workshops on reading and textual production, with the inmates of the State Penitentiary of Maringá. Our main objective was to verify how individuals who live in breaking situations read the literary text and how the differentiated work with this material contributes to the reflection, criticism and the rescue of those people's identity. Thus, in this study, which is a larger cut of the main Project, we aim to analyze the material produced by inmates during the course of reading and writing workshops, regarding the proposal for the 2nd workshop, whose theme was "Youth" in order to verify the reception of the literary text.The theoretical basis for the consolidation of the research was given to us by the Theories of Reading, both the Aesthetic Reception of Hans Robert Jauss, for whom the work is conditioned to a dialogical relationship between literature and reader, and the Sociology of Reading, which deals with the reader in his/her community. Moreover, the methodological approach proposed by Hans Kügler was used, which focuses on text and reader interaction. The research is characterized as phenomenological qualitative of participative nature, for we care not about the numbers of the sample, but the finding of a particular phenomenon in a specific context. The collation of data for the analysis of questionnaires, the texts and the creative production has shown that literature is a place where people can be redefined as citizens, since they can be heard through it, and the methodology contributes to the formation of the reader, respecting the theoretical assumptions used.
Data da defesa: 16/10/2009
Código: vtls000177933
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Alice Áurea Penteado Martha
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: LITERATURA E IDENTIDADE_ A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ.pdf
Tamanho: 841 Kb (861476 bytes)
Criado: 01-06-2010 09:06
Atualizado: 01-06-2010 09:30
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