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Ttulo [PT]: Literatura e identidade : a recepo do texto literrio na Penitenciria Estadual de Maring
Autor(es): Camila de Souza Fernandes
Palavras-chave [PT]:

Literatura e leitura. Penitenciria Estadual de Maring. Ressignificao da identidade. Literatura. Excluso social. Literatura de encarcerados. Literatura e recepo. Literatura e identidade. Literatura e humanizao. Oficinas de leitura. Presidirios. Produo textual. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature. Identity. Reading. Reception. Exclusion. Incarcerated literature.
Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Alice urea Penteado Martha [Orientador] - UEM

Vera Teixeira de Aguiar - PUC/Porto Alegre-RS
Resumo:
Resumo: Esta dissertao relata resultados da participao da autora no projeto de pesquisa Literatura, Leitura e Escrita: a ressignificao da identidade de indivduos em situao de excluso social, que propunha a realizao de oficinas de leitura e produo textual com os detentos da Penitenciria Estadual de Maring. O objetivo principal foi verificar de que maneira sujeitos que vivem em situao fora da habitual realizam a leitura do texto literrio e como o trabalho diferenciado com esse material contribui para a reflexo, a crtica e o resgate da identidade dessas pessoas. Neste trabalho, que se constitui num recorte do Projeto maior, a meta analisar o material produzido pelos detentos durante a realizao das oficinas de leitura e escrita, no que concerne proposta para a 2 oficina, cujo tema central foi "juventude", a fim de verificar a recepo do texto literrio. O embasamento terico para a consolidao da pesquisa se constitui de Teorias da Leitura, tanto a Esttica da Recepo de Hans Robert Jauss, para quem a obra condicionada pela relao dialgica entre literatura e leitor, quanto a Sociologia da Leitura, que trata do leitor em sua coletividade. Utilizamos, ainda, a proposta metodolgica de Hans Kgler que privilegia a interao texto e leitor. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa fenomenolgica de cunho participativo, pois no houve preocupao com a quantidade da amostragem, mas com a verificao de um determinado fenmeno em um contexto especfico. O cotejo dos dados obtidos na anlise dos questionrios aplicados, dos textos e das produes criativas demonstrou que a literatura um lugar onde as pessoas podem se reencontrar como cidads, j que, por meio dela, ganham voz; e a metodologia contribui para a formao do leitor, respeitando os pressupostos tericos utilizados.

Abstract: This paper reports results from the author's participation in the research project: Literature, Reading and Writing: the redefinition of the identity of individuals in social exclusion, which proposed the holding of workshops on reading and textual production, with the inmates of the State Penitentiary of Maring. Our main objective was to verify how individuals who live in breaking situations read the literary text and how the differentiated work with this material contributes to the reflection, criticism and the rescue of those people's identity. Thus, in this study, which is a larger cut of the main Project, we aim to analyze the material produced by inmates during the course of reading and writing workshops, regarding the proposal for the 2nd workshop, whose theme was "Youth" in order to verify the reception of the literary text.The theoretical basis for the consolidation of the research was given to us by the Theories of Reading, both the Aesthetic Reception of Hans Robert Jauss, for whom the work is conditioned to a dialogical relationship between literature and reader, and the Sociology of Reading, which deals with the reader in his/her community. Moreover, the methodological approach proposed by Hans Kgler was used, which focuses on text and reader interaction. The research is characterized as phenomenological qualitative of participative nature, for we care not about the numbers of the sample, but the finding of a particular phenomenon in a specific context. The collation of data for the analysis of questionnaires, the texts and the creative production has shown that literature is a place where people can be redefined as citizens, since they can be heard through it, and the methodology contributes to the formation of the reader, respecting the theoretical assumptions used.
Data da defesa: 16/10/2009
Cdigo: vtls000177933
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Alice urea Penteado Martha
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: LITERATURA E IDENTIDADE_ A RECEPO DO TEXTO LITERRIO NA PENITENCIRIA ESTADUAL DE MARING.pdf
Tamanho: 841 Kb (861476 bytes)
Criado: 01-06-2010 09:06
Atualizado: 01-06-2010 09:30
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