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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Representaes sociais de escrita e de seu ensino para alunos do ensino mdio
Autor(es): Akisnelen de Oliveira Torquette
Palavras-chave [PT]:

Escrita. Representaes sociais. Ensino Mdio. Letramento. Ensino e aprendizagem. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Writing. Social representation. Literacy. Teaching and learning. Secondary education. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Sonia Aparecida Lopes Benites - UEM
Aparecida de Jesus Ferreira - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: Esta dissertao de mestrado tem como objetivo principal analisar as representaes sociais de escrita e do seu ensino para alunos de primeiro e terceiro ano do Ensino Mdio em um colgio da rede pblica na cidade de Maring - Paran. O corpus constitui-se de questionrios aplicados aos alunos participantes, textos produzidos por eles sobre a escrita e anotaes em dirio de campo, o que permitiu a triangulao de dados e uma leitura interpretativa mica. A orientao terico-metodolgica que norteou a anlise a das representaes sociais (MOSCOVICI, 2003, 1978; JODELET, 2001) e do letramento (KLEIMAN, 2006, 1995; SOARES, 2003; CORREA, 2004; TFOUNI, 2001, 1995). De acordo com essas correntes tericas, a linguagem heterognea, no abstrata e nem isolada, mas resultado da relao entre dois ou mais sujeitos no meio social em que a interao constitui a realidade fundamental da lngua. Dessa forma, as pessoas trazem padres culturais de uso da escrita e discursos nos quais revelam suas representaes dos objetos no mundo. Em termos de resultados deste trabalho, os dados analisados evidenciam, num primeiro momento, que a RS de escrita diferente entre os alunos das duas sries. Para o primeiro ano, a escrita representada por aspectos formais e para o terceiro a escrita passa a ter funes sociais, ancoradas no vestibular e em conseguir um bom emprego, transformao decorrente da fase vivenciada por esses adolescentes. Ambas parecem representaes adquiridas na escola e que ratificam o mito do letramento (SIGNORINI, 1994). Com relao ao ensino da escrita, os alunos das duas sries apresentam a RS de que ensinar a escrever ensinar ortografia, caligrafia ou pontuao, atravs de exerccios estruturais/tradicionais. Por fim, possvel afirmar que h uma possvel articulao entre o conceito de RS e o de letramento, porque para as duas teorias o aspecto cognitivo depende de aspectos culturais, sociais e ideolgicos. Para ambas, a aprendizagem acontece de forma mais ampla, considerando que a RS de um objeto, construda em grupos sociais, e os padres de interao com o texto escrito, assim como o uso do oral na escrita ou da escrita na oralidade, influenciam no ensino e na aprendizagem da escrita pelos alunos.

Abstract: The main objective of this master's degree dissertation is to analyze social representations of writing and its teaching to first and third levels students of secondary school, in a public school from Maring- Paran. Corpus is constituted by applied questionnaires to participating students, written texts about writing which they have written, and field diary notes. Those three items allowed the application and combination of several research methodologies (triangulation) and an emic interpretative lecture of data. The theoretical-methodological orientation which has guided the analyses has been about social representations (MOSCOVICI, 2003, 1978; JODELET, 2001) and literacy (KLEIMAN, 2006, 1995; SOARES, 2003; CORREA, 2004; TFOUNI, 2001, 1995). According to those theoretical lines, language is heterogeneous. It is neither an abstract concept nor an isolated one. But, indeed, language is resulting of relationship among two or more subjects in social environment where interaction constitutes the fundamental reality of language. People carry on their cultural patterns about their own applying of writing and their speech reveals their own social representation about the world. About the results of this work, the analyzed data shows that the social representation of writing is different to students on different levels or degrees at school. Writing represents two different stuffs to different students, depending on their degree at school. For students, on the first level of secondary education at school, writing is represented by formal aspects. But, for those students, on the third level of secondary education, writing gets social roles, based on their demands about pre-college exam, called "vestibular", as well, an improvement to get better jobs. This changing of perception is a consequence of challenges in their own life cycle steps. Both of these different social representation, either formal aspects or a social role seem to be acquired at scholar period and they have reinforced what is called by "Myth of Literacy (SIGNORINI, 1994). About the way of teaching how to write, the social representation for these students, at first and third levels, shows that they understand the writing teaching as a learning of orthography, calligraphy and punctuations, through those structural/ traditional exercises. Concluding, it is possible to enunciate that there is some possible articulation between social representation concept and the literacy concept too. It is possible because two theories say that cognitive aspect of learning depends on cultural, social and ideological aspects. Also, for both theories, the knowledge is a consequence of a large arrangement, considering that the social representation (SR) of any object, gotten inside social groups, and the interaction patterns of written texts as well the oral using of writing and writing to speech, all them are relevant for teaching and for learning of writing by students.
Data da defesa: 03/09/2009
Cdigo: vtls000177934
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO AKISNELEN DE OLIVEIRA TORQUETTE.pdf
Tamanho: 644 Kb (659204 bytes)
Criado: 31-05-2010 14:44
Atualizado: 31-05-2010 15:02
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