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Ttulo [PT]: Conceitos bakhtinianos no contexto da reformulao curricular da educao bsica do Paran
Autor(es): Ivanize Ribeiro de Souza
Palavras-chave [PT]:

Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE. Lngua Portuguesa. Ensino de lngua materna. Curriculo. Educao bsica. Elaborao. Teoria enunciativa. Reformulao curricular. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Curricular Guidelines for Portuguese; Enunciation Theory; state of Paran, Curriculum Reformulation; teaching of the mother language.Paran. (State). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa situa-se no contexto da reformulao curricular da Rede Estadual de Educao Bsica do Paran, que desencadeou o processo de elaborao das Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE para as doze disciplinas desse nvel de ensino. Tal processo iniciou-se em 2003, marcado por fortes crticas s influncias dos ideais neoliberais e conservadores na educao e pela proposio de processos educativos pautados em princpios progressistas, embasados nas teorias crticas de currculo. A investigao proposta fundamenta-se na teoria enunciativa (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992; BAKHTIN, 2003) e consiste em compreender as manifestaes desse aporte terico na construo das Diretrizes Curriculares Estaduais de Lngua Portuguesa - DCE-LP (PARAN, 2008), a fim de possibilitar respaldo terico e metodolgico aos estudos sobre o ensino de lngua materna na Educao Bsica. Com base nos princpios da Lingustica Aplicada, seus objetivos so: a) identificar, nas DCE-LP, os aspectos tericos que envolvem o trabalho com a lngua materna na Educao Bsica; b) cotejar os conceitos da teoria da enunciao, propostos para o trabalho de ensino e aprendizagem de lngua materna, com os conceitos apresentados no documento governamental; c) indicar sugestes de revises dos conceitos tratados no texto curricular, a partir dos resultados da pesquisa. Essa prtica reflexiva envolve o levantamento da histria do currculo do Estado do Paran entre os anos de 1980 e 2010; o delineamento e a sistematizao em forma de quadro sintico das caractersticas de interao que constituem a teoria enunciativa de linguagem; bem como, o processo de leitura reflexiva de quatro verses sistematizadas na elaborao do documento curricular oficial, das quais so elencados os principais conceitos tericos abordados, assim como acompanhado o percurso de sua compreenso ao longo das verses. Atravs da metodologia da triangulao de dados, em que se tomam como parmetros as definies contidas na ltima verso do documento e a sntese da teoria enunciativa em Bakhtin, percebe-se, em alguns aspectos, um processo crescente de reflexes e amadurecimento terico e a opo mais intensa pela teoria enunciativa, que exigiu que alguns conceitos fossem mais evidenciados enquanto outros fossem gradativamente se diluindo. Ao mesmo tempo, nota-se uma tendncia superficialidade na abordagem de conceitos tidos como fundamentais e que, quando no compreendidos, comprometem a efetivao de prticas pedaggicas embasadas na teoria enunciativa de linguagem. Esse fato parece ter exigido, na ltima verso do documento, sua configurao como um texto de carter mais instrutivo do que como fonte de sustentao terico-metodolgica das prticas pedaggicas do professor .

Abstract: Current research comprises an investigation within the context of the curricular resetting of the Basic Education Network of the state of Paran, Brazil, which triggered the process for the Curricular Guidelines for the twelve subject matters at this education level. The 2003 process was affected by a critique against the influence of neo-liberal and conservative ideas in Education and by proposals forwarded by educational processes foregrounded on progressive principles based on the curriculum's critical theories. Investigation is based on the enunciation theory (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992, BAKHTIN, 2003) and on the understanding of manifestations of the theoretical foregrounding in the construction of the Curriculum Guidelines for Portuguese in the state of Paran - DCE-LP (PARAN, 2008). The theoretical and methodological bases are provided for the teaching of the mother language in Fundamental Education. According to the principles of Applied Linguistics, current research aims at a) identifying within DCE-LP the theoretical aspects that involve the mother tongue in Basic Education; b) comparing the concepts of the enunciation theory for the teaching and learning of the mother tongue with the concepts provided in the government's document; c) suggesting reviews of concepts dealt with in the curricular text through the research results. Current reflexive practice involves a survey on the history of the school curriculum in the state of Paran between 1980 and 2010; the systematization by synoptic framework of characteristics of interactivities that form the language enunciation theory; the process of reflexive reading of four systematized versions in the elaboration of the official curricular document. The main theoretical concepts are thus listed and the trajectory of their comprehension is followed up throughout the versions provided. Data crossing in which the definitions in the final version of the document and a synthesis of Bakhtin's enunciation theory are taken as parameters shows, in many aspects, a developing process of reflections and theoretical maturing and a more intensive option for the enunciation theory. The latter caused certain concepts to be more highlighted whereas others to be gradually diluted. A trend towards shallowness in thought has also be noted when fundamental concepts are dealt with. They jeopardize the materialization of pedagogical practices based on the language enunciation theory when they are not understood. In the document's final version this fact rather brought about a more instructive text and a less theoretical and methodological source for the teacher's pedagogical practices.
Data da defesa: 17/03/2009
Cdigo: vtls000178271
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: disserta...pdf
Tamanho: 808 Kb (826963 bytes)
Criado: 10-06-2010 14:43
Atualizado: 26-08-2010 10:24
Visitas: 1033
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