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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Estudo da influncia da variabilidade de prtica gmnica sobre o desempenho motor de escolares do novo primeiro ano do ensino fundamental
Autor(es): Vnia de Ftima Matias de Souza
Palavras-chave [PT]:

Habilidades motoras (Educao fsica). Desempenho motor. Crianas. Ensino fundamental. Aprendizagem e desempenho. Ginstica. Processos de aquisio. Interveno motora. Variabilidade de prtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Intervention motor. Motor skills. Variability of practice. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Vanildo Rodrigues Pereira [Orientador] - UEM
Marco Antonio Coelho Bortoleto - UNICAMP
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo dessa pesquisa, de delineamento quase-experimental, foi analisar o efeito de um programa motor centrado na variabilidade da prtica gmnica sobre o desempenho motor geral, em crianas do novo primeiro ano do ensino fundamental, com durao de nove anos. A amostra dessa pesquisa foi aleatria, composta por 42 crianas (23 meninos e 19 meninas) sendo distribudas em duas turmas: uma no perodo vespertino (21 crianas), designada como grupo experimental e, outra no matutino (21 crianas), considerada como o grupo controle da pesquisa. A idade mdia das crianas era de 6,5 anos. Como instrumentos para avaliao motora utilizou-se o TGMD-2 (Testo of Gross Motor Development - ULRICH, 2000) em pr e ps-teste. Para obteno de informaes referentes s atividades dirias das crianas utilizou-se de uma entrevista semi-estruturada, sugerida por Pereira (1997). Para a construo do programa de interveno, que teve a durao de 16 semanas, com trs encontros semanais de 50 minutos, optou-se por adequar a proposta de Leguet (1987). Para a anlise dos dados, testou-se a normalidade por meio do teste de Shapiro-Wilk`s, para a comparao entre os grupos controle e experimental aplicou-se o teste U de Mann-Whitney, e para as comparaes de cada varivel independente, utilizou-se o teste de Wilcoxon. Os resultados indicam que, aps o perodo de interveno, as crianas do grupo experimental demonstraram um ganho significativo (p=0,001) em relao s crianas do grupo controle, nas habilidades de locomoo e controle de objetos. Observou-se tambm, que as crianas do sexo masculino do GE apresentaram escores de md= 49 (46-52), e o GC md= 49 (46-52) no pr-teste, j no ps-teste, esse resultado passou para md= 88 (82-94) para o GE, enquanto, o GC permaneceu com escores finais semelhantes aos resultados da avaliao no pr-teste md= 49 (46-54). Observou-se que tanto os meninos quanto as meninas do GE apresentaram resultados significativos nos escores de locomoo e controle de objetos (p=0,03). Vale destacar que o GC permaneceu no mesmo patamar aps 16 semanas. Conclui-se assim que, a interveno estruturada por meio da variabilidade de prtica gmnica, estimulou favoravelmente e significativamente, desenvolvendo as habilidades motoras das crianas sujeitos desse estudo como possvel observar nos resultados.

Abstract: The purpose of the present study, the quasi-experimental design, was to analyze the effect of a program focused on motor variability of practice on motor performance general, children in the new first year of primary school, with duration of nine years. The sample of this survey was random, consisting of 42 children (23 boys and 19 girls) being divided into two classes: one in the evening period (21 children), designated as experimental group, and another in the morning (21 children), is considered the control group of search. The average age of children was 6.5 years. As tools to evaluate motor used the TGMD-2 (Test of Gross Motor Development - ULRICH, 2000) in pre-and post-test. To obtain information concerning the daily activities of children used is a semi-structured, as suggested by Pereira (1997). For the construction of the intervention program, which had a duration of 16 weeks, with three weekly meetings of 50 minutes, we opted to bring the proposal to Leguet (1987), in view of the general gymnastics. For data analysis, it was tested by means of the normality test of Shapiro-Wilk `s, for comparison between the experimental and control groups was applied to test U of Mann-Whitney, and for comparisons of each independent variable, using the Wilcoxon test. The results indicate that after the intervention, children in the experimental group showed a significant gain (p = 0001) in relation to children in the control group, the skills of movement and control of objects. It was also observed that the male children of GE had scores of md = 49 (46- 52), and GC md = 49 (46-52) in the pre-test. Already in the post-test, this result fell to md = 88 (82-94) for the GE, while the CG with final scores remained similar to the results of the assessment in the pre-test md = 49 (46-54). It was observed that both boys as girls of GE showed significant results in scores of locomotion and control of objects (p = 0.03). It emphasized that the GC remained the same level after 16 weeks. It is thus clear that the structured intervention by the variability of practice gmnica, positively and significantly stimulated developing motor skills of children subject of this study revealed in the results.
Data da defesa: 25/02/2009
Cdigo: vtls000178316
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanildo Rodrigues Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Educao Fsica. Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica
UEL: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao_VANIA.pdf
Tamanho: 718 Kb (735378 bytes)
Criado: 10-06-2010 15:54
Atualizado: 10-06-2010 16:07
Visitas: 1482
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