Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: Entre o ser e o poder : um estudo sobre o processo de transio do trabalhador a gestor sob a perspectiva das emoes
Autor(es): Marcelo Comazzi Gonalves
Palavras-chave [PT]:

Administrao. Aspectos psicolgicos. Comportamento no organizacional. Liderana. Motivao. Pesquisa qualitativa. Investigao narrativa. Histria de vida. Gestor. Emoes.
Palavras-chave [EN]:
Qualitative research. Narrative inquiry. Life history. Manager. Emotions.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Cristiane Vercesi Cruciol [Orientador] - UEM/UEL
Elizabete Aparecida Coelho - UEL
Hilka Pelizza Vier Machado - UEM/UEL
Resumo:
Resumo: Esse trabalho uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo principal descrever a transio do trabalhador em gestor sob a perspectiva das emoes. A metodologia utilizada foi investigao narrativa que tem como elemento principal a histria de vida dos gestores contadas atravs de uma narrativa. Ao narrar as histrias, foi possvel acessar camadas profundas da subjetividade dos indivduos e resgatar elementos importantes do seu passado. Dessa forma, o mtodo de coleta de dados no limitou a descoberta dos dados ao instrumento de coleta. Foram coletadas trs narrativas que forneceram uma extensa quantidade de dados. As narrativas foram analisadas utilizando a perspectiva holstica-contedo descrita em Lieblich et al (1998). A teoria sobre as emoes serviu como orientao para anlise e interpretao dos dados. A pesquisa demonstrou a complexidade e unicidade de cada histria de vida; demonstrou como a teoria das emoes, poder e prestgio de Kemper (2006) so capazes de descrever as motivaes humanas; e mostrou que a ansiedade a emoo predominante na vida do gestor.

Abstract: This work is a qualitative research which main goal was to describe the transition from the worker to manager under the emotions perspective. The employed method was the narrative inquiry that uses, as the central element, the life history told by the managers in the form of a narrative. By telling their histories, this research could access deep layers of their subjectivity and to restore crucial happenings from their past. Three narratives were collected and those histories provided a rich and complex set of data. The narratives were analyzed using the holistic-content approach suggested at Lieblich et al (1998). The theory of emotions was used as a guide for data analysis and interpretation. The result shows the complexity and the singleness of each life history; shows how Kemper (2006) theory of emotions, power and status were capable to describe certain human behavior; and the research shows that anxiety is the most present emotion in the life of those managers.
Data da defesa: 23/06/2009
Cdigo: vtls000178633
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Cristiane Vercesi Cruciol
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 151. Marcelo Comazzi Gonalves.pdf
Tamanho: 474 Kb (485886 bytes)
Criado: 14-09-2010 08:15
Atualizado: 14-09-2010 08:30
Visitas: 1061
Downloads: 17

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.