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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Econmicas

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Economia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Econmicas

Ttulo [PT]: Retorno de escala em educao : estimativa da funo de capital humano nos estados brasileiros
Autor(es): Waleska de Ftima Monteiro
Palavras-chave [PT]:

Educao para o trabalho. Desenvolvimento econmico. Mercado de trabalho. Qualificao profissional. Formao profissional. Qualificaes profissionais. Capital humano. Retorno da escolaridade. Modelo no-linear. Mtodo de Heckman. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Returns to formal education. Non-linear model. Heckmam method. Human capital. Brazil.
rea de concentrao: Teoria Econmica
Titulao: Mestre em Economia
Banca:
Joilson Dias [Orientador] - UEM
Vladmir Kuhl Teles - Fundao Getlio Vargas - EESP
Maria Helena Ambrsio Dias - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa verificar a existncia de retornos crescentes de escala advindos da escolaridade em nvel de Brasil e Estados, entre os anos de 2003 e 2007. Esta aplicao estendida para captar diferencial do sexo masculino e feminino. O modelo terico e emprico proposto soluciona dois problemas presentes na literatura. O primeiro da no linearidade dos coeficientes Mincerianos e o segundo da presena de vis de seleo. O uso do modelo e de tcnicas que permitem testar a presena ou no de retornos de escala em nvel marginal contribuiu para obter resultados robustos quanto presena de retornos crescentes de escala. Em nvel de Brasil, os retornos crescentes ocorrem, em mdia, a partir de 4,0 anos de escolaridade no geral, reduzindo esse valor quando considerados os sexos em separado. Em grande parte dos Estados da regio Norte e Nordeste, o sexo feminino ainda no atingiu em mdia a barreira a partir da qual se obtm retornos crescentes de escala. Mas estas so caractersticas tambm presentes, quase na totalidade, dos Estados das regies Centro Oeste. O Estado de So Paulo e Paran apresentaram melhor taxa de retorno para o sexo masculino. Quanto ao sexo feminino, os melhores resultados foram no Estado de So Paulo e Rio Grande do Sul. Como resultado geral, a partir das estimativas deste trabalho, podem ser construdas funes de capital humano dos Estados de forma individual para testes de polticas econmicas.

Abstract: The objective of this research is to investigate the existence of increasing returns to formal education in Brazilian states and, by extension, Brazil, between the years 2003 and 2007. We also explore by gender. The theoretical and empirical model used allows us to tackle two problems present in the literature. The first is the non-linearity of Mincerian coefficients. The second is the potential sampling selection bias. The use of this model and technique lead us to obtain robust results for the presence of increasing returns to education at marginal level for Brazil and its states. For instance, at the aggregate level, the increasing returns starts at 4.0 years of formal education and, considering each gender separately, this return reducing this value. In most states of the North and Northeast, the female has yet to cross the threshold barrier of increasing returns. But these features are also present, nearly all the regions of the Center-East. The State of So Paulo and Paran had a better rate of return for males. As for females, the best results were in the State of Sao Paulo and Rio Grande do Sul. As a general result, the estimates allow for future construction of human capital functions for each state to test economic policies.
Data da defesa: 2009
Cdigo: vtls000178698
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Joilson Dias
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Economia
Nvel: Dissertao (mestrado em Economia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Economia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Waleska.pdf
Tamanho: 7859 Kb (8047869 bytes)
Criado: 28-06-2010 10:17
Atualizado: 28-06-2010 10:32
Visitas: 1130
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