Resumo: O setor da construção civil tem grande representatividade na economia, uma vez que, é composto por 110 mil empresas que empregam mais de 1,8 milhão de pessoas e movimentam cerca R$ 128 bilhões no ano (IBGE, 2007). O setor da construção civil engloba dentre outras atividades os empreendimentos imobiliários. Sendo assim, por se tratar de um setor de importância para o desenvolvimento local, ao realizar esta pesquisa, teve-se como objetivo levantar qual é o conhecimento das atividades de marketing e estratégia junto às empresas associadas à Central de Negócios Imobiliários de Maringá. O objeto de estudo foi a Central de Negócios Imobiliários de Maringá, uma rede de imobiliárias que congrega 29 empresas. A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2009, e teve como instrumentos de pesquisa o questionário com questões fechadas e de múltipla escolha e a entrevista semi-estruturada com os empresários que congregam a Central. No delineamento de pesquisa adotou-se para este estudo a natureza qualitativa, com tipo de pesquisa é exploratório e a estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Para abordar de forma adequada os temas propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de verificar as principais idéias dos autores sobre as atividades de marketing, que compreende a segmentação de mercado, a definição de público-alvo, o posicionamento de mercado, a pesquisa de mercado e a gestão do composto de marketing - que engloba os elementos preço, produto, praça e promoção - e sobre estratégia, que engloba ações como definição de missão, valores, objetivos e metas estratégicas, políticas empresariais e planos de ação. Dentre os resultados encontrados, identificou-se discrepância entre o que os empresários dizem conhecer sobre as atividades de marketing e estratégia com o que realmente conhecem. Isso pode ser percebido no desenrolar das questões. É possível perceber maior confusão principalmente no elemento promoção do composto mercadológico e sobre a segmentação e posicionamento de mercado. Compreender as atividades de marketing e estratégia é importante para que as organizações tenham maiores possibilidades de serem bem sucedidas no mercado, mesmo estando este aquecido.
Abstract: The building section has a big representative in economy, once, it is composed by 110 thousand companies that employ more than 1,8 millions of people and handle close to R$ 128 billions for year (IBGE, 2007). The building section encompasses among other activities the real state enterprises. So, because it treat of an important section for the local development, to do this research, had as objective raise up what is the knowledge of the marketing activities and strategy along to the companies associated to the Central de Negócios Imobiliários de Maringá. The objective of the study was the Central de Negócios Imibiliários de Maringá, a chain of real state agencies that congregate 29 companies. The collect of datas occurred between months of November and December of 2009, and had as instruments of search the questionnaire with closed questions and of multiple choices and an interview semi-structured with businessmen that congregate the Central. In the delimitation of the search it was adopted for this study the qualitative nature, with type of search exploratory and the strategy of search used was the study case. To approach in an adequate way the proposed themes, it was done a bibliographic search in order to verify the main ideas of the authors about the marketing activities, that comprehend the segmentation of the market, the definition of the target audience, the position of the market, the search of market and the management of the compound of marketing - which encompasses the elements price, product, place and promotion - and about strategy, that encompasses actions as definition of mission, values, objectives and strategic goal, companies policies and action plans. Among the found results, it was identified the discrepancy between what the businessmen say to know about marketing activities and strategy with what they really know. This can be perceived in the run off the questions. It is possible perceive more confusion principally in the element sale of the marketing compost and about the segmentation and position of market. Comprehend the marketing activities and strategy is important for that the organizations have more possibilities of being successful in the market, even being this heated. |