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Ttulo [PT]: Atividades de marketing e estratgias de empresas imobilirias
Autor(es): Ana Paula de Lima da Silva
Palavras-chave [PT]:

Marketing. Empresas imobilirias. Marketing e estratgias. Mercado imobilirio. Central de Negcios Imobilirios de Maring. Construo civil. Maring (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Marketings activities. Strategy. Building. Real estate. Maring. State. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Mrio Nei Pacagnan [Orientador] - UEL
Cludio Luiz Chiusoli - UNOPAR
Francisco Giovanni David Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: O setor da construo civil tem grande representatividade na economia, uma vez que, composto por 110 mil empresas que empregam mais de 1,8 milho de pessoas e movimentam cerca R$ 128 bilhes no ano (IBGE, 2007). O setor da construo civil engloba dentre outras atividades os empreendimentos imobilirios. Sendo assim, por se tratar de um setor de importncia para o desenvolvimento local, ao realizar esta pesquisa, teve-se como objetivo levantar qual o conhecimento das atividades de marketing e estratgia junto s empresas associadas Central de Negcios Imobilirios de Maring. O objeto de estudo foi a Central de Negcios Imobilirios de Maring, uma rede de imobilirias que congrega 29 empresas. A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2009, e teve como instrumentos de pesquisa o questionrio com questes fechadas e de mltipla escolha e a entrevista semi-estruturada com os empresrios que congregam a Central. No delineamento de pesquisa adotou-se para este estudo a natureza qualitativa, com tipo de pesquisa exploratrio e a estratgia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Para abordar de forma adequada os temas propostos, foi realizada uma pesquisa bibliogrfica com o intuito de verificar as principais idias dos autores sobre as atividades de marketing, que compreende a segmentao de mercado, a definio de pblico-alvo, o posicionamento de mercado, a pesquisa de mercado e a gesto do composto de marketing - que engloba os elementos preo, produto, praa e promoo - e sobre estratgia, que engloba aes como definio de misso, valores, objetivos e metas estratgicas, polticas empresariais e planos de ao. Dentre os resultados encontrados, identificou-se discrepncia entre o que os empresrios dizem conhecer sobre as atividades de marketing e estratgia com o que realmente conhecem. Isso pode ser percebido no desenrolar das questes. possvel perceber maior confuso principalmente no elemento promoo do composto mercadolgico e sobre a segmentao e posicionamento de mercado. Compreender as atividades de marketing e estratgia importante para que as organizaes tenham maiores possibilidades de serem bem sucedidas no mercado, mesmo estando este aquecido.

Abstract: The building section has a big representative in economy, once, it is composed by 110 thousand companies that employ more than 1,8 millions of people and handle close to R$ 128 billions for year (IBGE, 2007). The building section encompasses among other activities the real state enterprises. So, because it treat of an important section for the local development, to do this research, had as objective raise up what is the knowledge of the marketing activities and strategy along to the companies associated to the Central de Negcios Imobilirios de Maring. The objective of the study was the Central de Negcios Imibilirios de Maring, a chain of real state agencies that congregate 29 companies. The collect of datas occurred between months of November and December of 2009, and had as instruments of search the questionnaire with closed questions and of multiple choices and an interview semi-structured with businessmen that congregate the Central. In the delimitation of the search it was adopted for this study the qualitative nature, with type of search exploratory and the strategy of search used was the study case. To approach in an adequate way the proposed themes, it was done a bibliographic search in order to verify the main ideas of the authors about the marketing activities, that comprehend the segmentation of the market, the definition of the target audience, the position of the market, the search of market and the management of the compound of marketing - which encompasses the elements price, product, place and promotion - and about strategy, that encompasses actions as definition of mission, values, objectives and strategic goal, companies policies and action plans. Among the found results, it was identified the discrepancy between what the businessmen say to know about marketing activities and strategy with what they really know. This can be perceived in the run off the questions. It is possible perceive more confusion principally in the element sale of the marketing compost and about the segmentation and position of market. Comprehend the marketing activities and strategy is important for that the organizations have more possibilities of being successful in the market, even being this heated.
Data da defesa: 14/06/2010
Cdigo: vtls000179492
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mrio Nei Pacagnan
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao. Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao. Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Ana Paula de Lima Silva.pdf
Tamanho: 2685 Kb (2749360 bytes)
Criado: 17-08-2010 09:07
Atualizado: 21-08-2010 10:20
Visitas: 1153
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