Resumo: Esta dissertação pretende mostrar e conseqüentemente analisar o processo de (des)construção da paisagem nos itinerários Maringá . Londrina, em três eixos de circulação: a Ferrovia (Estrada de Ferro Norte do Paraná), a BR 376 e a BR 369, pois a construção de uma paisagem só ocorre em detrimento da destruição de uma outra. E um importante fator que influenciou neste processo de transformação da paisagem é a questão econômica, grande responsável pelo tipo de paisagem, bem como também pelo tipo de sociedade existente no local de estudo. Todavia, também não se deve esquecer de que são as sucessivas sociedades que constroem as sucessivas paisagens e de que estas devem sempre ser consideradas como uma herança de processos biológicos e fisiográficos e, ainda, patrimônio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como território de atuação de outras sociedades. O presente trabalho se apoiou primeiramente em um estudo bibliográfico, objetivando a fundamental construção da base teórica e o resgate histórico do processo de ocupação do Norte do Paraná, e, após, em trabalhos de campo a partir de entrevistas com moradores, na realização de importantes registros fotográficos da área de estudo e além do mais, no uso de imagens de satélite e na construção de perfis geoecológicos que retratam as características da paisagem ao longo da Ferrovia, BR 376 e BR 369 entre Maringá - Londrina, atualmente.
Abstract: This work intends consequently to show and to analyse the process of (des)construction of the landscape in the Maringá - Londrina itineraries, in three axles of circulation: the Railroad (Railroad North of the Paraná), the BR 376 and BR 369, therefore the construction of a alone landscape occurs in detriment of one destruction another. An important factor that influenced in this process of transformation of the landscape is the economic, great question responsible for the type of landscape, as well as also for the type of existing society in the studied place. However, if it also does not have to forget that they are the successive societies that construct the successive landscapes and that these must always be considered as an inheritance of biological and physiographics processes and, still, collective patrimony of the peoples who had historicaly inherited them as performance territory of other societies. The present work was supported, first of all, in a bibliographical study, objectifying the basic construction of the theoretical base and the historical rescue of the process of north of the Paraná occupation, and, after, in works of field from interviews with inhabitants, in the accomplishment of important photographic registers of the study area and in addition, in the use of satellite images and in the construction of geoecologics profiles that portray the characteristics of the landscape to long of the Railroad, BR 376 and BR 369 between Maringá - Londrina, currently. |