Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Geografia > Programa de Ps-Graduao em Geografia

Ttulo [PT]: A (des)construo da paisagem nos itinerrios Maring - Londrina : ferrovia, BR 376 e BR 369
Autor(es): Viviane De Souza Ven
Palavras-chave [PT]:

(Des)construo da paisagem. Transporte ferroviria. Paisagem transformada. Transporte ferrovirio paisagens. (Des)construo. Sociedade. Ferrovia BR 376- BR 369. Maring - Londrina. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Landscape. (Des)construction. Railroad. Society. BR 376. BR 369. Maring - Londrina. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Anlise Regional e Ambiental
Titulao: Mestre em Geografia
Banca:
Messias Modesto dos Passos [Orientador] - UEM
Angela Maria Endlich - UEM
Eloiza Cristina Torres - UEL
Resumo:
Resumo: Esta dissertao pretende mostrar e conseqentemente analisar o processo de (des)construo da paisagem nos itinerrios Maring . Londrina, em trs eixos de circulao: a Ferrovia (Estrada de Ferro Norte do Paran), a BR 376 e a BR 369, pois a construo de uma paisagem s ocorre em detrimento da destruio de uma outra. E um importante fator que influenciou neste processo de transformao da paisagem a questo econmica, grande responsvel pelo tipo de paisagem, bem como tambm pelo tipo de sociedade existente no local de estudo. Todavia, tambm no se deve esquecer de que so as sucessivas sociedades que constroem as sucessivas paisagens e de que estas devem sempre ser consideradas como uma herana de processos biolgicos e fisiogrficos e, ainda, patrimnio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como territrio de atuao de outras sociedades. O presente trabalho se apoiou primeiramente em um estudo bibliogrfico, objetivando a fundamental construo da base terica e o resgate histrico do processo de ocupao do Norte do Paran, e, aps, em trabalhos de campo a partir de entrevistas com moradores, na realizao de importantes registros fotogrficos da rea de estudo e alm do mais, no uso de imagens de satlite e na construo de perfis geoecolgicos que retratam as caractersticas da paisagem ao longo da Ferrovia, BR 376 e BR 369 entre Maring - Londrina, atualmente.

Abstract: This work intends consequently to show and to analyse the process of (des)construction of the landscape in the Maring - Londrina itineraries, in three axles of circulation: the Railroad (Railroad North of the Paran), the BR 376 and BR 369, therefore the construction of a alone landscape occurs in detriment of one destruction another. An important factor that influenced in this process of transformation of the landscape is the economic, great question responsible for the type of landscape, as well as also for the type of existing society in the studied place. However, if it also does not have to forget that they are the successive societies that construct the successive landscapes and that these must always be considered as an inheritance of biological and physiographics processes and, still, collective patrimony of the peoples who had historicaly inherited them as performance territory of other societies. The present work was supported, first of all, in a bibliographical study, objectifying the basic construction of the theoretical base and the historical rescue of the process of north of the Paran occupation, and, after, in works of field from interviews with inhabitants, in the accomplishment of important photographic registers of the study area and in addition, in the use of satellite images and in the construction of geoecologics profiles that portray the characteristics of the landscape to long of the Railroad, BR 376 and BR 369 between Maring - Londrina, currently.
Data da defesa: 07/03/2007
Cdigo: vtls000179495
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Messias Modesto dos Passos
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Geografia
Nvel: Dissertao (mestrado em Geografia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Viviande de Souza Vena.pdf
Tamanho: 15166 Kb (15529769 bytes)
Criado: 06-08-2010 10:36
Atualizado: 06-08-2010 11:03
Visitas: 1092
Downloads: 38

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.