Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Enfermagem > Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Ttulo [PT]: A experincia de mes adolescentes cuidando de seus filhos nos primeiros seis meses de vida
Autor(es): Keli Regiane Tomeleri
Palavras-chave [PT]:

Gravidez na adolescncia. Cuidado da criana. Relaes me-filho. Cultura. Sade materno-infantil. Enfermagem. Ateno primria sade. Cuidados. Maternidade na adolescncia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Pregnancy adolescent. Child care. Culture. Mother-child relations.
Maternal and child health. Nursing. Primary health care. Brazil.
rea de concentrao: A Enfermagem e o Processo do Cuidado
Titulao: Mestre em Cincias da Sade
Banca:
Sonia Silva Marcon [Orientador] - UEM
Marisa Monticelli - UEM
Maria Anglica Pagliarini Waidman - UEM
Resumo:
Resumo: O estudo teve por objetivos compreender a experincia da me adolescente no cuidado ao filho nos seis primeiros meses de vida e identificar de que maneira a enfermeira pode auxiliar as mes adolescentes a construrem essa experincia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adotou o referencial terico da Teoria de enfermagem da Diversidade e Universalidade Cultural do Cuidado e o metodolgico pesquisa de campo Convergente-Assistencial, desenvolvida no municpio de Camb-Pr. Os dados foram coletados entre Fevereiro e Outubro de 2007, por meio de entrevistas e observao participante, em duas etapas: a primeira na maternidade e a segunda no domiclio (em quatro visitas domiciliares). As informantes foram seis mes adolescentes, sendo quatro acompanhadas at o sexto ms, uma at o primeiro ms, uma at quinze dias. A idade variou entre 15 a 18 anos, sendo para quatro o primeiro filho e para duas o segundo. Trs adolescentes no residiam com o pai do filho, mas com a famlia, embora duas delas ainda mantinham relacionamento com os mesmos. Cinco informantes pararam de estudar pela gravidez, dessas, duas (que estavam no segundo filho) abandonaram os estudos j na primeira gravidez. Somente duas desejaram engravidar, porm nenhuma das outras utilizava de forma adequada algum mtodo de preveno. A experincia do cuidado foi vivenciada de diferentes formas por cada me adolescente. Para quatro os cuidados foram desenvolvidos com segurana e integralmente desde o nascimento e para duas a adaptao na primeira semana foi acompanhada de medos e insegurana. Suas mes serviram como suporte, inserindo-as gradativamente na prtica do cuidado ao filho. Ao final do primeiro ms todas sentiam segurana e cuidavam do filho integralmente. No quarto ms desenvolviam os cuidados com autonomia, conciliando-os com outras atividades. No sexto ms no apresentaram dificuldades na introduo da alimentao complementar e algumas retomaram alguns projetos de vida. Durante os seis meses as crianas apresentaram intercorrncias de sade, sendo que na maioria dos 7 casos, as mes associavam prticas de cuidado popular s do cuidado profissional. Algumas mes enfrentaram intercorrncias relacionadas amamentao, o que interferiu no desempenho desta atividade, tanto que aconteceu um caso de amamentao cruzada e trs de desmame. Todas demonstraram cuidar bem dos filhos, sendo que a maioria das aes foram no sentido de preservar os cuidados. Em alguns casos foi necessrio a acomodao e em trs a repadronizao. A famlia se manteve como suporte nos cuidados, sendo que para a maioria das adolescentes sua me era a referncia mais importante. Este estudo mostrou a importncia de se compreender a experincia da me adolescente no cuidado ao filho para a prtica assistencial, sendo necessrio reconhecer essa prtica de cuidados para desenvolver uma assistncia condizente com a cultura em que a me est inserida. evidente a necessidade dos profissionais de sade redefinirem a postura em relao me adolescente e sua famlia, o grande desafio estabelecer um vnculo com ela, a famlia e a rede de apoio que se forma, mantendo um canal de confiana que auxilie no cuidado popular e profissional com o filho.

Abstract: This study aims at understanding the experience of the adolescent mother with respect to child care in the first six months after birth and to identify how the nurse can assist the adolescent mother to construct this experience. It is a qualitative practice-converging field research that adopted the theoretical referentials of Culture Care Diversity in Nursing Practice and was developed in Camb-Pr. Data were collected from February to October, 2007 by means of interviews and participative observation, accomplished in two steps: first at the maternity hospital and then at domicile, through 4 home visits. The informants were six mothers, of which 4 were followed until the sixth month, one for one month, one for a fortnight. Ages varied from 15 to 18. Four of the participants were primipara and two, bipara. Three of the adolescents did not live with the father of their child but with their family, though two of them maintained relationship with him. Five informants stopped formal education due to the pregnancy, the two who had their second child had already abandoned school when they first got pregnant. Only two wished to become pregnant, though none of the others used a proper method of prevention. Child care was experienced in different ways by each of the adolescent mothers. Four of them developed care securely and integrally from birth on and two felt fear and insecure during a one week adaptation period. Their mothers were their support and introduced them into child care practice. At the end of the first month, all felt secure and nursed the child integrally. In the fourth month they developed care independently, even conciliating this with other activities. In the sixth month they did not present difficulty at introducing complementary feeding and some resumed some of their life projects. During the sixth months of follow up, the children presented some health intercurrences; in most cases the mothers associated popular care practices to professional care. Some mothers faced intercurrences related to breast feeding, which interfered in the accomplishment of this activity and led to one case of cross feeding and three cases of ablactation. All attended their child well and most of the 9 actions intended care preservation. In some cases, accommodation was needed and in three, re-standardization. The family sustained care support and for most of the adolescents their mothers were their main reference. This study shows the importance for care practice to understand the experience of the adolescent mother in taking care of her child, being it necessary to recognize her care practice in order to develop care assistance compatible with the culture of the mother. The need for redefining thehealth professionals' attitude towards the adolescent mother and her family is evident. The challenge is to establish a bond with her, with her family and the supporting network involved as to maintaining reliable channel that helps them with popular and professional child care.

Resumen: El estudio tuvo por objetivo comprender la experiencia de la madre adolescente AL cuidado del hijo en los seis primeros meses de vida e para identificar cmo La enfermera puede asistir a la madre adolescente para construir esta experiencia. Se trata de una pesquisa cualitativa, que adopt el referencial terico de la Teora de Enfermera de la Diversidad y Universalidad Cultural del Cuidado y lo metodolgico a la pesquisa de campo Convergente-Asistencial, desenvuelta en el municipio de Camb-Pr. Los datos fueron recolectados entre Febrero y Octubre de 2007, por medio de entrevistas y observacin participativa, en dos etapas: la primera en La maternidad y la segunda en domicilios (en cuatro visitas domiciliares). Ls informantes fueron seis madres adolescentes, siendo cuatro acompaadas hasta El sexto mes, una hasta el primer mes, una hasta los quince das. La edad vari entre los 15 y los 18 aos, siendo para cuatro de ellas el primer hijo y para las otras dos El segundo. Tres adolescentes no residan con el padre del hijo, y s con la familia, aunque dos de ellas todava mantenan una relacin con los mismos. Cinco informantes pararon de estudiar por el embarazo, de esas, dos (que estaban en El segundo hijo) abandonaron los estudios ya en el primer embarazo. Solamente dos desearon embarazarse, sin embargo ninguna de las otras utilizaba de forma adecuada algn mtodo de prevencin. La experiencia del cuidado fue vivenciada de diferentes formas por cada madre adolescente. Para cuatro de ellas los cuidados fueron desenvueltos con seguridad e integralmente desde el nacimiento y para ls otras dos la adaptacin en la primera semana fue acompaada de miedos e inseguridad. Sus madres sirvieron como soporte, introducindolas gradualmente em la prctica del cuidado de un hijo. Al final del primer mes todas sentan seguridad y cuidaban de su hijo integralmente. En el cuarto mes desenvolvieron los cuidados com autonoma, concilindolos con otras actividades. En el sexto mes no presentaron dificultades en la introduccin de la alimentacin complementar y algunas retomaron algunos proyectos de vida. Durante los seis meses los nios presentaron variaciones 11 de salud, siendo que en la mayora de los casos, las madres asociaban prcticas de cuidado popular a las de cuidado profesional. Algunas madres enfrentaron variaciones relacionadas al dar de mamar, lo que interfiri en el desempeo de esta actividad, tanto que sucedi un caso de amamantamiento cruzado y tres de desmame. Todas demostraron cuidar los hijos pozo, siendo que la mayora de ls acciones fueron con el sentido de preservar los cuidados. En algunos casos fue necesaria la adaptacin y en tres el re-empadronamiento. La familia se mantuvo como soporte en los cuidados, siendo que para la mayora de las adolescentes su madre era la referencia ms importante. Este estudio mostr la importancia de comprender la experiencia de la madre adolescente en el cuidado del hijo para La prctica asistencial, siendo necesario reconocer esa prctica de cuidados para desenvolver una asistencia harmnica con la cultura en que la madre est incluida. Es evidente la necesidad que los profesionales de la salud redefinan La postura em relacin a la madre adolescente y su familia, el gran desafo es establecer un vnculo con ella, la familia y la red de apoyo que se forma, manteniendo un canal de confianza que auxilie en el cuidado popular y profesional al hijo.
Data da defesa: 2007
Cdigo: vtls000179677
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Silva Marcon
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias da Sade)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Keli Regiane Tomeleri - 22.02.2008.pdf
Tamanho: 753 Kb (770700 bytes)
Criado: 17-08-2010 11:40
Atualizado: 17-08-2010 11:47
Visitas: 1411
Downloads: 39

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.