Resumo: No mundo inteiro organizações colaboram umas com as outras, fornecendo e consumindo serviços. A tecnologia de serviços Web permite que as organizações rompam as barreiras geográficas e tecnológicas, e interajam umas com as outras na realização de um processo de negócio interorganizacional. Esse processo de negócio é regulado por um contrato eletrônico para serviços Web. No entanto, para que um contrato eletrônico seja estabelecido, as organizações devem negociar os serviços Web, as propriedades desses serviços e os atributos de qualidade de serviço que farão parte do contrato eletrônico. Apesar das organizações almejarem pela realização do processo de negócio, cada uma possui interesses distintos. É por meio da negociação que as organizações discutem seus interesses, fazem concessões e exigências a fim de chegarem a um acordo aceitável entre as partes e estabelecer um contrato. Apesar de a literatura ser rica em trabalhos que tratam de negociação, existe ainda uma lacuna que precisa ser preenchida. Este trabalho preenche essa lacuna apresentando um processo de negociação que fornece diretrizes para a negociação dinâmica de contratos eletrônicos para serviços Web, considerando a interação entre negociadores humanos e o uso de diferentes protocolos em uma mesma negociação. Adicionalmente, um apoio computacional que implementa as atividades do processo de negociação foi desenvolvido para permitir que o processo de negociação pudesse ser aplicado através da Internet. Uma avaliação foi realizada e mostrou que o processo de negociação é viável e relevante para as partes envolvidas na negociação. Este trabalho apresenta importantes contribuições, entre as quais podemos citar: (i) um processo de negociação com atividades bem definidas; (ii) reutilização dos artefatos gerados em uma negociação; (iii) a cobertura de elementos críticos na negociação de contratos, como: papéis, características de serviços eletrônicos e modelo de contratos; e (iv) a exploração de modelos de aplicação em diferentes cenários.
Abstract: Organizations around the world cooperate with each other providing and consuming services. The web service technology allows organizations to overcome geographical and technological barriers, thus interacting within interorganizational business processes. These processes are regulated by electronic contracts. However, the establishment of an electronic contract, demand organizations to negotiate web services, their properties and the quality of service attributes. Organizations involved in shared business processes have different interests and point of view. A negotiation process allows organizations to discuss their interests, requirements and make concessions to reach an acceptable agreement between the parties so that they can establish a contract. Although the literature is rich in works dealing with negotiation, there is still a gap in respect to negotiation processes that provide guidelines for the dynamic negotiation of electronic contracts that contain web services. Our negotiation process considers human interaction and the use of different protocols in the same negotiation process. In addition, the web-based prototype of a computer support tool that implements the activities of the negotiation process was developed to allow the negotiation process. A feasibility study was conducted to evaluate the proposed process. It showed that the negotiation process is feasible and relevant to the parties involved in the negotiation process. The contributions of this work include: (i) the definition of a negotiation process; (ii) reuse of artifacts generated throughout the negotiation process; (iii) coverage of critical elements in the negotiation of contracts, such as role, features of electronic services and model contracts; and (iv) exploration of models in different application scenarios. |