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Título [PT]: A gestão da informação na Universidade Estadual de Maringá e seus reflexos na avaliação institucional
Autor(es): Carolina Martins Fernandes Messinetti
Palavras-chave [PT]:

Gestão da informação. Avaliação institucional. Universidade pública. Universidade pública estadual. Gestão pública. Avaliação docente. Gestão Pública de Instituições de Ensino Superior. Universidade Estadual de Maringá. Maringá. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Management Information. Institutional Assessment. Administration at Public University. Universidade Estadual de Maringá. Maringá. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Álvaro José Periotto [Orientador] - UEM
Paulo Moreira da Rosa - UEM
Luiz Tatto - UEM
Resumo:
Resumo: Os últimos anos se caracterizam por uma série de transformações sociais, culturais, econômicas e estruturais na sociedade e nas organizações, que exigem destas, maior flexibilidade e a adesão a uma lógica de rede ou de integração. Para a realização dessa reestruturação, a informação passa a ser um recurso importante e, consequentemente, a tecnologia e os sistemas de informação ganham força, agilizando processos, melhorando a eficiência operacional e possibilitando a inovação e geração de valor. As universidades passam por transformações e fase de crescimento nas últimas décadas, que exigem mudanças estruturais e funcionais, e, no caso das públicas, suas características, predominantemente, burocráticas, dificultam a adesão a práticas modernas de gestão da informação para fins estratégicos e institucionais. Paralelo a isso há um fortalecimento do propósito da avaliação institucional, regulamentada, atualmente, pelo SINAES, de promover o autoconhecimento e de torná-la fornecedora de informações para o aprimoramento da gestão organizacional. Entretanto, isso exige uma nova postura no tratamento da informação. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) passou por um período de expansão e por suas características de instituição pública enfrenta dificuldades para aprimorar a gestão da informação para fins de avaliação; porém, surge na UEM um modelo de software para gestão da informação docente - G-Info - que possui uma proposta moderna de gestão da informação, baseada na integração das diversas bases de dados existentes e no foco específico sobre a atividade docente. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender quais as possíveis relações existentes entre esse modelo de gestão da informação docente - G-Info - no processo de avaliação institucional da UEM. Para isso, foram utilizados referenciais teóricos sobre gestão da informação, sistema de avaliação do ensino superior e gestão pública do ensino superior. Quanto ao delineamento metodológico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, desenvolvida por meio de um estudo de caso - a UEM. A coleta dos dados ocorreu por meio de documentos secundários e entrevistas semi-estruturadas, cujos sujeitos de pesquisa foram selecionados mediante a análise do cargo ocupado dentro da estrutura da instituição, considerando o objetivo proposto. Para a análise dos dados utilizou-se as técnicas de análise de conteúdo por categorização. Os principais resultados remetem a uma gestão da informação docente atualmente precária e com deficiências, principalmente, na infra-estrutura tecnológica e no processo de gestão da informação. Essas falhas acarretam em problemas na qualidade informacional e na sua utilização para fins de avaliação e gestão. Após a análise do G-Info, conjuntamente, com a análise dos entrevistados, constatou-se que suas características estruturais, se realizadas como a proposta, podem contribuir com o processo de avaliação institucional, não somente no caráter processual da informação, tornando mais ágil, mas que garanta o caráter contínuo da avaliação. Apesar de possuir limitações, devido ao estado atual da gestão da informação, esse modelo de gestão da informação apresenta contribuições para uma melhor gestão da informação da avaliação institucional, auxiliando-a a atingir seu objetivo de promover o autoconhecimento e de uma gestão estratégica da instituição baseada em informações.

Abstract: The recent years has been characterised by a series of social, cultural, economic and structural transformations at society and organizations, that require these greater flexibility and adherence to a network or logic of integration. To achieve that restructuring, the information becomes an important resource and, consequently, technology and information systems, streamlining processes strength, improving operational efficiencies and enabling innovation and value generation. Universities are undergoing transformations and stage of growth in recent decades, requiring structural and functional changes, and public institutions that have characteristics, predominantly, bureaucratics make modern practices membership information management strategic and institutional purposes. Parallel to this situation, a strengthening of institutional evaluation purpose regulated currently by SINAES, to promote the self-knowledge and it provides information for improving organizational. However, this management requires a new attitude in the treatment of information. The Universidade Estadual de Maringá (UEM) went through a period of expansion and public institution characteristics faces difficulties to improve the management of information for evaluation purposes; but in UEM a model of software for professor information management - G-Info - that has a modern proposal information management, based on the integration of the existing databases and specific focus on professor activities. In this context, the present study aims to understand what are the possible relationships between this model of professor information management - G-info- and the institutional evaluation process of UEM. For this theoretical benchmarks were used on information management, evaluation system of higher education and public management in higher education. With regard to methodological research design is characterized as a qualitative, descriptiveexploratory, developed through a case study - UEM. Collecting data for secondary documents and semi structures interviews, whose subjects have been selected by the analysis of their function in the institution, considering the proposed objective. For the analysis of data used the content analysis techniques for categorization. The main findings are reflected in the professor information management and currently precarious and with disabilities, particularly in technological infrastructure and information management process. These failures are burdened in information and quality problems in their use for evaluation and management. The G-info, jointly with the analysis of the interviewees noted that structural characteristics as the proposal can help with the institutional assessment process, not only procedural in character, making information more agile, but guaranteeing continuous character of the assessment. Although have limitations due to the current state of the information management, this information management model presents contributions to better management of institutional assessment information, assisting them to achieve its objective of promoting the self-knowledge and strategic management of informationbased institution.
Data da defesa: 21/09/2009
Código: vtls000180062
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Álvaro José Periotto
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 155. Carolina Martins Fernandes Messinetti.pdf
Tamanho: 604 Kb (618144 bytes)
Criado: 08-09-2010 08:09
Atualizado: 08-09-2010 08:28
Visitas: 1883
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