Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: A gesto da informao na Universidade Estadual de Maring e seus reflexos na avaliao institucional
Autor(es): Carolina Martins Fernandes Messinetti
Palavras-chave [PT]:

Gesto da informao. Avaliao institucional. Universidade pblica. Universidade pblica estadual. Gesto pblica. Avaliao docente. Gesto Pblica de Instituies de Ensino Superior. Universidade Estadual de Maring. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Management Information. Institutional Assessment. Administration at Public University. Universidade Estadual de Maring. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
lvaro Jos Periotto [Orientador] - UEM
Paulo Moreira da Rosa - UEM
Luiz Tatto - UEM
Resumo:
Resumo: Os ltimos anos se caracterizam por uma srie de transformaes sociais, culturais, econmicas e estruturais na sociedade e nas organizaes, que exigem destas, maior flexibilidade e a adeso a uma lgica de rede ou de integrao. Para a realizao dessa reestruturao, a informao passa a ser um recurso importante e, consequentemente, a tecnologia e os sistemas de informao ganham fora, agilizando processos, melhorando a eficincia operacional e possibilitando a inovao e gerao de valor. As universidades passam por transformaes e fase de crescimento nas ltimas dcadas, que exigem mudanas estruturais e funcionais, e, no caso das pblicas, suas caractersticas, predominantemente, burocrticas, dificultam a adeso a prticas modernas de gesto da informao para fins estratgicos e institucionais. Paralelo a isso h um fortalecimento do propsito da avaliao institucional, regulamentada, atualmente, pelo SINAES, de promover o autoconhecimento e de torn-la fornecedora de informaes para o aprimoramento da gesto organizacional. Entretanto, isso exige uma nova postura no tratamento da informao. A Universidade Estadual de Maring (UEM) passou por um perodo de expanso e por suas caractersticas de instituio pblica enfrenta dificuldades para aprimorar a gesto da informao para fins de avaliao; porm, surge na UEM um modelo de software para gesto da informao docente - G-Info - que possui uma proposta moderna de gesto da informao, baseada na integrao das diversas bases de dados existentes e no foco especfico sobre a atividade docente. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender quais as possveis relaes existentes entre esse modelo de gesto da informao docente - G-Info - no processo de avaliao institucional da UEM. Para isso, foram utilizados referenciais tericos sobre gesto da informao, sistema de avaliao do ensino superior e gesto pblica do ensino superior. Quanto ao delineamento metodolgico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratria, desenvolvida por meio de um estudo de caso - a UEM. A coleta dos dados ocorreu por meio de documentos secundrios e entrevistas semi-estruturadas, cujos sujeitos de pesquisa foram selecionados mediante a anlise do cargo ocupado dentro da estrutura da instituio, considerando o objetivo proposto. Para a anlise dos dados utilizou-se as tcnicas de anlise de contedo por categorizao. Os principais resultados remetem a uma gesto da informao docente atualmente precria e com deficincias, principalmente, na infra-estrutura tecnolgica e no processo de gesto da informao. Essas falhas acarretam em problemas na qualidade informacional e na sua utilizao para fins de avaliao e gesto. Aps a anlise do G-Info, conjuntamente, com a anlise dos entrevistados, constatou-se que suas caractersticas estruturais, se realizadas como a proposta, podem contribuir com o processo de avaliao institucional, no somente no carter processual da informao, tornando mais gil, mas que garanta o carter contnuo da avaliao. Apesar de possuir limitaes, devido ao estado atual da gesto da informao, esse modelo de gesto da informao apresenta contribuies para uma melhor gesto da informao da avaliao institucional, auxiliando-a a atingir seu objetivo de promover o autoconhecimento e de uma gesto estratgica da instituio baseada em informaes.

Abstract: The recent years has been characterised by a series of social, cultural, economic and structural transformations at society and organizations, that require these greater flexibility and adherence to a network or logic of integration. To achieve that restructuring, the information becomes an important resource and, consequently, technology and information systems, streamlining processes strength, improving operational efficiencies and enabling innovation and value generation. Universities are undergoing transformations and stage of growth in recent decades, requiring structural and functional changes, and public institutions that have characteristics, predominantly, bureaucratics make modern practices membership information management strategic and institutional purposes. Parallel to this situation, a strengthening of institutional evaluation purpose regulated currently by SINAES, to promote the self-knowledge and it provides information for improving organizational. However, this management requires a new attitude in the treatment of information. The Universidade Estadual de Maring (UEM) went through a period of expansion and public institution characteristics faces difficulties to improve the management of information for evaluation purposes; but in UEM a model of software for professor information management - G-Info - that has a modern proposal information management, based on the integration of the existing databases and specific focus on professor activities. In this context, the present study aims to understand what are the possible relationships between this model of professor information management - G-info- and the institutional evaluation process of UEM. For this theoretical benchmarks were used on information management, evaluation system of higher education and public management in higher education. With regard to methodological research design is characterized as a qualitative, descriptiveexploratory, developed through a case study - UEM. Collecting data for secondary documents and semi structures interviews, whose subjects have been selected by the analysis of their function in the institution, considering the proposed objective. For the analysis of data used the content analysis techniques for categorization. The main findings are reflected in the professor information management and currently precarious and with disabilities, particularly in technological infrastructure and information management process. These failures are burdened in information and quality problems in their use for evaluation and management. The G-info, jointly with the analysis of the interviewees noted that structural characteristics as the proposal can help with the institutional assessment process, not only procedural in character, making information more agile, but guaranteeing continuous character of the assessment. Although have limitations due to the current state of the information management, this information management model presents contributions to better management of institutional assessment information, assisting them to achieve its objective of promoting the self-knowledge and strategic management of informationbased institution.
Data da defesa: 21/09/2009
Cdigo: vtls000180062
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. lvaro Jos Periotto
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 155. Carolina Martins Fernandes Messinetti.pdf
Tamanho: 604 Kb (618144 bytes)
Criado: 08-09-2010 08:09
Atualizado: 08-09-2010 08:28
Visitas: 1286
Downloads: 35

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.