Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: A relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringá
Autor(es): Alexandre João Munhoz
Palavras-chave [PT]:

Marketing. Administração. Serviços de informação. Construção civil. Padrões de desempenho. Orientação para o mercado. Atividades de marketing. Londrina. Maringá. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Marketing orientation. Marketing activities. Construction business. Londrina. Maringá. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Mario Nei Pacagnan [Orientador] - UEM
Francisco Giovanni David Vieira - UEM
Ivan I. De Souza Dutra - UNICENTRO
Resumo:
Resumo: As escalas de Orientação para o Mercado propõem-se a mensurar a aplicação do conceito de Marketing nas empresas. Em especial a escala Markor, procura a mensuração através do fluxo de informações de mercado dentro da empresa. Entretanto, com isto existem várias Atividades de Marketing, consagradas por vários autores da área, que não são consideradas nesta avaliação. Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relação das práticas das Atividades de Marketing com o nível de Orientação para o Mercado nas empresas. Para tanto, foi realizada revisão dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientação para o Mercado por vários autores da área. Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomínios residenciais das cidades de Londrina e Maringá usando a escala MARKOR, para orientação para o mercado e uma escala de uso de Atividadades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as características da população e buscando as relações entre as variáveis através do teste Exato de Fisher, para verificar as relações, e o V de Crámer, para avaliar suas significâncias. Os resultados não confirmaram uma relação significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questões dentro do assunto. Também não foi confirmada a relação entre Orientação para o Mercado e a performance organizacional, entretanto, uma relação significativa foi encontrada entre a última e o nível das Atividades de Marketing.

Abstract: The market orientation scales intend to evaluate the application of the "Marketing concept" within the company. In particular the MARKOR scale, search for a measurement through the information flow inside companies. However, there is many marketing activities, recognized by various authors in this area, wich are not considered in this evaluation. Therefore, this research had as main objective revealing the relation between the practices of marketing activities with the market orientation level within companies. For that, a research in the literature was made o provide an overview of the studies of Market Orientation in Brazil and the world, presenting too a review of the concepts of Marketing Activities by several authors in the area. Then residential condominium constructers were surveyed in the cities of Londrina and Maringá using the MARKOR scale, to market orientation, a marketing activities scale and a business performance scale. This research's nature was quantitative, looking to describe the characteristics of the population and searching the variables relations through the Fisher's exact test, to check this relation, and the Cramer's V, to evaluate its significance. The results didn't confirm a significant relationship between the two constructs in the sample, and therefore opened up many other questions about the subject. It was also not confirmed the relationship between the market orientation and organizational performance, however, a significant relationship was found between the latter and the level of Marketing Activities.
Data da defesa: 05/10/2009
Código: vtls000180068
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Mario Nei Pacagnan
Instituição: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 160. Alexandre João Munhoz.pdf
Tamanho: 1373 Kb (1405563 bytes)
Criado: 08-09-2010 09:06
Atualizado: 08-09-2010 12:03
Visitas: 1477
Downloads: 20

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar