Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: A relao entre orientao para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomnios residenciais de Londrina e Maring
Autor(es): Alexandre Joo Munhoz
Palavras-chave [PT]:

Marketing. Administrao. Servios de informao. Construo civil. Padres de desempenho. Orientao para o mercado. Atividades de marketing. Londrina. Maring. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Marketing orientation. Marketing activities. Construction business. Londrina. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Mario Nei Pacagnan [Orientador] - UEM
Francisco Giovanni David Vieira - UEM
Ivan I. De Souza Dutra - UNICENTRO
Resumo:
Resumo: As escalas de Orientao para o Mercado propem-se a mensurar a aplicao do conceito de Marketing nas empresas. Em especial a escala Markor, procura a mensurao atravs do fluxo de informaes de mercado dentro da empresa. Entretanto, com isto existem vrias Atividades de Marketing, consagradas por vrios autores da rea, que no so consideradas nesta avaliao. Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relao das prticas das Atividades de Marketing com o nvel de Orientao para o Mercado nas empresas. Para tanto, foi realizada reviso dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientao para o Mercado por vrios autores da rea. Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomnios residenciais das cidades de Londrina e Maring usando a escala MARKOR, para orientao para o mercado e uma escala de uso de Atividadades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as caractersticas da populao e buscando as relaes entre as variveis atravs do teste Exato de Fisher, para verificar as relaes, e o V de Crmer, para avaliar suas significncias. Os resultados no confirmaram uma relao significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questes dentro do assunto. Tambm no foi confirmada a relao entre Orientao para o Mercado e a performance organizacional, entretanto, uma relao significativa foi encontrada entre a ltima e o nvel das Atividades de Marketing.

Abstract: The market orientation scales intend to evaluate the application of the "Marketing concept" within the company. In particular the MARKOR scale, search for a measurement through the information flow inside companies. However, there is many marketing activities, recognized by various authors in this area, wich are not considered in this evaluation. Therefore, this research had as main objective revealing the relation between the practices of marketing activities with the market orientation level within companies. For that, a research in the literature was made o provide an overview of the studies of Market Orientation in Brazil and the world, presenting too a review of the concepts of Marketing Activities by several authors in the area. Then residential condominium constructers were surveyed in the cities of Londrina and Maring using the MARKOR scale, to market orientation, a marketing activities scale and a business performance scale. This research's nature was quantitative, looking to describe the characteristics of the population and searching the variables relations through the Fisher's exact test, to check this relation, and the Cramer's V, to evaluate its significance. The results didn't confirm a significant relationship between the two constructs in the sample, and therefore opened up many other questions about the subject. It was also not confirmed the relationship between the market orientation and organizational performance, however, a significant relationship was found between the latter and the level of Marketing Activities.
Data da defesa: 05/10/2009
Cdigo: vtls000180068
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Mario Nei Pacagnan
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 160. Alexandre Joo Munhoz.pdf
Tamanho: 1373 Kb (1405563 bytes)
Criado: 08-09-2010 09:06
Atualizado: 08-09-2010 12:03
Visitas: 1048
Downloads: 20

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.