Resumo: O objetivo central desta pesquisa foi o estudo do setor lácteo do Paraná, no que se referem ao comportamento dos preços nos diferentes níveis de mercado (produtor, atacado e varejo), o comportamento das margens de comercialização dos agentes envolvidos; além de identificar a influência da sazonalidade em todos os níveis da cadeia. Quanto aos preços, verificar se existe ou não assimetria na transmissão de preços entre os agentes deste mercado. O período compreendido na pesquisa foi de 1994 a 2007. A metodologia empregada para verificar mecanismos de transmissão de preços entre os agentes foi o uso do Vetor Auto-regressivo (VAR). O modelo utilizado para mensurar Assimetria de Transmissão de Preços (ATP), foi baseado na metodologia desenvolvida por Grififth e Piggott (1994). Os principais resultados foram: os preços dos produtos são influenciados pela entressafra da matéria-prima (leite) e por suas especificidades de mercado, as variações de preços em um determinado nível da cadeia de comercialização podem influenciar e determinar os preços de outros níveis de mercado e que esse comportamento de transmissão de preços é assimétrico.
Abstract: The central objective of this paper is studying Paraná's dairy sector industry concerning to: prices at different market levels (producers, wholesale and retail); involved agents' commercialization margins; and seasonality influence at all levels of the productive chain. Additionally, it is intended checking whether if there is asymmetry or not in price transmissions between the market players of this chain. It is analyzed data from 1994 to 2007. The methodology used to determine price transmission mechanisms between the players is the Vector Autoregressive (VAR). The model used to measure asymmetry in price transmission (ATP) is based on the methodology developed by Grififth and Piggott (1994). The main results were: prices are influenced by both raw material (milk) seasonality and its market specificities; prices variation in a certain part of the productive chain can influence and determine the prices of other market levels; and this price transmission is asymmetric. |