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Ttulo [PT]: A representao da criana nos contos de Hans Christian Andersen : o desvelar de um paradigma
Autor(es): Vra Beatriz Medeiros Bertol de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Contos de fadas. Personagem criana. Literatura infanto-juvenil. Leitores. Hans Christian Andersen.
Palavras-chave [EN]:
Child character. Fairy tales. Readers. Hans Christian Andersen.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Rosa Maria Graciotto Silva [Orientador] - UEM
Clarice Zamonaro Cortez - UEM
Ana Maria dos Santos Costa Menin - UNESP
Resumo:
Resumo: Esta dissertao tem como tema os contos de fadas de Hans Christian Andersen (1805-1875) e a personagem criana, especificamente nas narrativas em que ela protagonista. O estudo objetivou analisar e descrever, por meio de uma leitura crtico-interpretativa, a representao da personagem criana nos contos As flores da pequena Ida (1835), O porco de bronze (1842), O anjo (1843), Os sapatos vermelhos (1845), A pequena vendedora de fsforos (1845) e Dance, dance, bonequinha! (1871) pertencentes obra de Hans Christian Andersen, Histrias e Contos de Fadas: Obra Completa, em dois volumes, com traduo de Eugnio Amado e publicada no Brasil no ano de 1996. Nessa leitura, foram considerados os critrios estticos, estruturais e temticos utilizados pelo autor na composio da personagem criana no corpus selecionado, observando-se em que medida esses recursos contribuem para a formao do leitor e, concomitantemente, se as obras em estudo oferecem a esse leitor a possibilidade de obter melhor compreenso da realidade existencial e social. O estudo se justifica pela necessidade de trabalhos que explorem a temtica da infncia e sua representao na literatura, de modo a suscitar uma reflexo sobre a realidade, mostrada por meio de uma linguagem potica, caracterstica primordial na obra de Andersen. A metodologia aplicada segue, em seu delineamento, uma abordagem qualitativo-descritiva, discutindo referncias a respeito da teoria literria, do leitor, da leitura, da literatura infantil e juvenil e, com base nesses pressupostos, os contos em questo foram analisados. O suporte terico encontra-se amparado na Teoria do Efeito Esttico, proposta pelo terico alemo Wolfgang Iser. De acordo com essa vertente, o paradigma autor/texto/leitor posiciona-se de maneira satisfatria, passando a ser fundamental a interao entre os elementos dessa trade, o que, no presente estudo, permitiu que a obra de Andersen fosse resgatada e atualizada. Alm dessa teoria, completam o nosso estudo as ideias de Philippe Aris, Regina Zilberman, Robert Darnton, Hans Robert Jauss, Marc Soriano, Antonio Candido, entre outros. Ao abordarmos a construo das personagens que representam a criana e a sua insero na realidade existencial e familiar, bem como as consideraes acerca do leitor, da recepo do texto literrio, da literatura e da sua contribuio para a formao de um esprito crtico e reflexivo, o presente trabalho visa contribuir para os estudos tericoliterrios a respeito da vida e da obra de Hans Christian Andersen.

Abstract: The fairy tales of Hans Christian Andersen (1805-1875), coupled to the highlighting of the child character, particularly in narratives in which it features as the protagonist, are the subject matter of current dissertation. Investigation aims at analyzing and describing the representation of the child character in Hans Christian Andersen's tales (Little Ida's Flowers, 1835; The Metal Pig, 1840; Little Match-Girl, 1845; The Red Shoes, 1845; The Angel, 1845); Dance, Dance, Doll of Mine! 1871) through critically interpretive reading. The tales may be found in Anderson's Stories and Fairy Tales: Complete Works, in two volumes, translated into Portuguese and published in Brazil in 1996. Aesthetic, structural and thematic criteria used by the author in the construction of the child character within the chosen corpus are applied so that the manner these presuppositions contribute towards reader formation may be perceived. At the same time, investigations have been made to discover whether the above-mentioned literary works give the reader the possibility of a better understanding of the existential and social world in which s/he is inserted. Current study is of paramount importance owing to the need of an investigation that analyzes the child thematics and its representation in literature, comprising themes that reflect on the world seen through a poetic language, taken to be one of Andersen's features. Methodology involves a methodological, qualitative and descriptive approach since it discusses theoretical references in the theory of literature, reader, children and juvenile literature through an analysis of these presuppositions in the above mentioned tales. Theoretical support, based on the Theory of Aesthetic Effects proposed by the German theoretician Wolfgang Iser, with the author/text/reader paradigm satisfactorily placed, makes the interaction between these factors fundamental. Consequently, Andersen's work is retrieved and updated. Beside Iser's work, other studies by Philippe Aris, Regina Zilberman, Robert Darnton, Hans Robert Jauss, Marc Soriano, Antonio Candido and others have been included in current research. The approach of the issue involving the construction of the child character and its insertion within the social and family background, coupled to consideration on the reader, on the reception of the literary text, on literature and its contribution in the formation of the critical and reflexive, shall doubtlessly be an asset in theoretical and literary analysis and contribute towards a deeper understanding on the life and works of Hans Christian Andersen.
Data da defesa: 28/09/2009
Cdigo: vtls000180236
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Rosa Maria Graciotto Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras. Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: CPIA REVISADA.pdf
Tamanho: 2115 Kb (2165817 bytes)
Criado: 13-09-2010 09:47
Atualizado: 13-09-2010 09:58
Visitas: 765
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