Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Dirios de bordo : uma viagem pela leitura de textos com o tema infncia na Penitenciria Estadual de Maring
Autor(es): Sharlene Davantel Valarini
Palavras-chave [PT]:

Literatura e humanizao. Oficinas de leitura. Excluso social. Textos literrios. Leitura e produo textual. Ressignificao da identidade, Presidirios. Produo textual. Penitenciria Estadual de Maring. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature and humanization. Reading workshops. Re-signification of identities. Social exclusion. Penitenciria Estadual de Maring. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Alice urea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Rosa Maria Graciotto Silva - UEM
Maria Zara Turchi - UFG
Resumo:
Resumo: Ao entender a Literatura como elemento humanizador, fator indispensvel para o equilbrio psquico dos sujeitos (Candido, 1995), esta dissertao teve como objetivo primeiro analisar, a partir da leitura do tema "Infncia", a recepo e a produo de um grupo de indivduos marcados por excluso social: os detentos da Penitenciria Estadual de Maring - PR. Tal intuito decorre do recorte nos objetivos de um Projeto de Pesquisa mais amplo - "Literatura, Leitura e Escrita: a ressignificao da identidade de indivduos em situao de excluso social" - coordenado pelas professoras doutoras Alice urea Penteado Martha e Marilurdes Zanini. Em tal projeto, foram propostas Oficinas de Leitura e Escrita com textos literrios referentes s trs fases da vida humana (Infncia, Juventude e Velhice) a presidirios da Penitenciria Estadual de Maring. Nesta dissertao, apresentam-se resultados da anlise do tema "Infncia", obtidos nos dirios escritos pelos detentos e em suas produes textuais. Para tanto, foi utilizado como base metodolgica o texto Nveis da recepo literria no ensino, do terico alemo Hans Kgler (apud MARTHA, 1987), com nfase nas fases da Leitura primria e da Constituio coletiva do significado, discutidas por esse estudioso. A fundamentao terica do trabalho constituiu-se a partir das seguintes Teorias da Leitura: Esttica da Recepo, Teoria do Efeito Esttico e Sociologia da Leitura. Alm da metodologia e da base terica, esta dissertao apresenta a anlise dos resultados, que se encontra subdividida em trs etapas: 1. Perfil socioeconmico e cultural dos indivduos, delimitado por dois questionrios: um no incio e outro no fim do projeto, e uma produo textual com as imagens mais significativas para o indivduo participante; 2. Anlise dos textos com o tema Infncia e dos dirios produzidos pelos participantes; 3. Anlise das produes textuais escritas por eles. Observa-se, como resultados da pesquisa, uma significativa melhora na leitura e na compreenso do texto literrio por parte desses indivduos. Apesar de no ultrapassarem a referida etapa da Leitura primria, os indivduos do Projeto puderam ressignificar suas identidades a partir da aquisio de uma nova viso de mundo, graas ao contato com os textos literrios.

Abstract: Literature is a humanizing factor indispensable for the psychic equilibrium of the subjects (Candido, 1995). In the wake of this dictum, current dissertation analyzes the reception and the production of a group of people characterized by social marginalization, convicts at the State Prison of Maring, Maring PR Brazil, through the interpretation of the 'childhood' theme. It is rather a section of a wider research project titled 'Literature, Reading and Writing: the re-signification of individuals' identity in conditions of social exclusion', coordinated by professors Alice urea Penteado Martha and Marilurdes Zanini. The project included workshops on reading and writing dealing with literary texts on the three phases of life (childhood, youth and old age) involving convicts of the State Prison of Maring. Current dissertation shows results on the analysis of the 'childhood' theme from the convicts' textual production in their diaries. Methodology is based on Hans Kgler's Levels of Literary Reception in Teaching (apud MARTHA, 1987), enhancing the phases Primary Reading and Collective Constitution of Meaning, discussed in the above mentioned book. The sections of Reading Theory, namely, Reception Aesthetics, Aesthetic Effect Theory and Sociology of Literature, foreground the theoretical basis of current investigation. Dissertation also includes analyses of results subdivided into three stages: (1) social, economical and cultural profile of the subjects collected by two questionnaires undertaken at the start and at the end of the project, coupled to textual production with the most significant images for the participating subject; (2) text analysis with the 'childhood' theme and an analysis of the diaries produced by the subjects; (3) analysis of textual productions written by the convicts. Result results show a significant improvement in reading and in the comprehension of the literary text by the subjects involved. Although they have not progressed beyond the Primary Reading stage, the Project's subjects could re-signify their identities through the acquisition of a new weltanschauung brought about by dealing with literary texts.
Data da defesa: 29/09/2009
Cdigo: vtls000180238
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Alice urea Penteado Martha
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras. Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertaao_de_Sharlene_Davantel_Valarini.pdf
Tamanho: 1167 Kb (1194807 bytes)
Criado: 13-09-2010 09:15
Atualizado: 13-09-2010 09:29
Visitas: 1473
Downloads: 15

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.