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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

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Título [PT]: Diários de bordo : uma viagem pela leitura de textos com o tema infância na Penitenciária Estadual de Maringá
Autor(es): Sharlene Davantel Valarini
Palavras-chave [PT]:

Literatura e humanização. Oficinas de leitura. Exclusão social. Textos literários. Leitura e produção textual. Ressignificação da identidade, Presidiários. Produção textual. Penitenciária Estadual de Maringá. Maringá. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature and humanization. Reading workshops. Re-signification of identities. Social exclusion. Penitenciária Estadual de Maringá. Maringá. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Alice Áurea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Rosa Maria Graciotto Silva - UEM
Maria Zaíra Turchi - UFG
Resumo:
Resumo: Ao entender a Literatura como elemento humanizador, fator indispensável para o equilíbrio psíquico dos sujeitos (Candido, 1995), esta dissertação teve como objetivo primeiro analisar, a partir da leitura do tema "Infância", a recepção e a produção de um grupo de indivíduos marcados por exclusão social: os detentos da Penitenciária Estadual de Maringá - PR. Tal intuito decorre do recorte nos objetivos de um Projeto de Pesquisa mais amplo - "Literatura, Leitura e Escrita: a ressignificação da identidade de indivíduos em situação de exclusão social" - coordenado pelas professoras doutoras Alice Áurea Penteado Martha e Marilurdes Zanini. Em tal projeto, foram propostas Oficinas de Leitura e Escrita com textos literários referentes às três fases da vida humana (Infância, Juventude e Velhice) a presidiários da Penitenciária Estadual de Maringá. Nesta dissertação, apresentam-se resultados da análise do tema "Infância", obtidos nos diários escritos pelos detentos e em suas produções textuais. Para tanto, foi utilizado como base metodológica o texto Níveis da recepção literária no ensino, do teórico alemão Hans Kügler (apud MARTHA, 1987), com ênfase nas fases da Leitura primária e da Constituição coletiva do significado, discutidas por esse estudioso. A fundamentação teórica do trabalho constituiu-se a partir das seguintes Teorias da Leitura: Estética da Recepção, Teoria do Efeito Estético e Sociologia da Leitura. Além da metodologia e da base teórica, esta dissertação apresenta a análise dos resultados, que se encontra subdividida em três etapas: 1. Perfil socioeconômico e cultural dos indivíduos, delimitado por dois questionários: um no início e outro no fim do projeto, e uma produção textual com as imagens mais significativas para o indivíduo participante; 2. Análise dos textos com o tema Infância e dos diários produzidos pelos participantes; 3. Análise das produções textuais escritas por eles. Observa-se, como resultados da pesquisa, uma significativa melhora na leitura e na compreensão do texto literário por parte desses indivíduos. Apesar de não ultrapassarem a referida etapa da Leitura primária, os indivíduos do Projeto puderam ressignificar suas identidades a partir da aquisição de uma nova visão de mundo, graças ao contato com os textos literários.

Abstract: Literature is a humanizing factor indispensable for the psychic equilibrium of the subjects (Candido, 1995). In the wake of this dictum, current dissertation analyzes the reception and the production of a group of people characterized by social marginalization, convicts at the State Prison of Maringá, Maringá PR Brazil, through the interpretation of the 'childhood' theme. It is rather a section of a wider research project titled 'Literature, Reading and Writing: the re-signification of individuals' identity in conditions of social exclusion', coordinated by professors Alice Áurea Penteado Martha and Marilurdes Zanini. The project included workshops on reading and writing dealing with literary texts on the three phases of life (childhood, youth and old age) involving convicts of the State Prison of Maringá. Current dissertation shows results on the analysis of the 'childhood' theme from the convicts' textual production in their diaries. Methodology is based on Hans Kügler's Levels of Literary Reception in Teaching (apud MARTHA, 1987), enhancing the phases Primary Reading and Collective Constitution of Meaning, discussed in the above mentioned book. The sections of Reading Theory, namely, Reception Aesthetics, Aesthetic Effect Theory and Sociology of Literature, foreground the theoretical basis of current investigation. Dissertation also includes analyses of results subdivided into three stages: (1) social, economical and cultural profile of the subjects collected by two questionnaires undertaken at the start and at the end of the project, coupled to textual production with the most significant images for the participating subject; (2) text analysis with the 'childhood' theme and an analysis of the diaries produced by the subjects; (3) analysis of textual productions written by the convicts. Result results show a significant improvement in reading and in the comprehension of the literary text by the subjects involved. Although they have not progressed beyond the Primary Reading stage, the Project's subjects could re-signify their identities through the acquisition of a new weltanschauung brought about by dealing with literary texts.
Data da defesa: 29/09/2009
Código: vtls000180238
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Alice Áurea Penteado Martha
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertaçao_de_Sharlene_Davantel_Valarini.pdf
Tamanho: 1167 Kb (1194807 bytes)
Criado: 13-09-2010 09:15
Atualizado: 13-09-2010 09:29
Visitas: 1462
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