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Título [PT]: A negociação de identidades de professor na sala de aula de estágio de língua espanhola
Autor(es): Marcela de Freitas Ribeiro Lopes
Palavras-chave [PT]:

Linguística. Interação. Língua espanhola. Estudo e ensino. Professor. Formação. Identidade social. Professor em formação. Fala-em-interação. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social identity. Future teacher. Speech-in-interaction. Brazil.
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Pedro de Moraes Garcez - UFRGS
Resumo:
Resumo: Esta dissertação é parte de um processo de entendimento da sala de aula, da escola, em especial, da formação de professor de língua espanhola. Partimos do problema de que os alunos dos últimos anos do curso de Letras/Espanhol pensam que na disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Espanhola é que se constituem professores. Este estudo tem o objetivo de investigar a identidade negociada na fala-em-interação no estágio de regência de três estagiárias, alunas do quarto ano do curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/Campus de Irati. A fundamentação do trabalho segue duas correntes teóricas: a Análise da Conversa Etnometodológica e a Sociolingüística Interacional. Ambas dão base para a análise da fala-em-interação da sala de aula das professoras em formação e para a reflexão sobre identidade de professor que elas negociam e constroem com os alunos. O trabalho de campo foi realizado em seis turmas do ensino médio em três colégios públicos da cidade de Irati. Após consentimentos dos diretores, dos professores, das estagiárias e dos pais dos alunos do Ensino Médio, foram coletadas 31 horas/aulas de gravações audiovisuais. Na análise dessas aulas, observamos que: 1. As três estagiárias orquestram as tomadas de turno; a fala-em-interação acontece respeitando uma determinada ordem estabelecida por um participante - a estagiária; 2. Os alunos participam desta orquestração sustentando a categoria de organizadora da interação das estagiárias e ratificando sua identidade de professora; 3. Existem conflitos na fala-em-interação, as professoras das turmas presentes na sala de aula interferem na negociação da identidade das estagiárias e os alunos colocam em xeque o seu status de quem sabe e de organizadoras da fala-em-interação; e 4. Cada professora em formação tem sua própria proposta de ensino e aprendizagem, que está relacionada com o que cada uma delas pensa sobre o que é ser professor, a qual é negociada na fala-em-interação com os alunos e a professora da turma. Tudo isso constitui a sua identidade de professor, nesse momento do estágio, e revela que os professores em formação precisam realizar discussões sobre fala-em-interação, participação e identidades sociais.

Abstract: Current dissertation is part and parcel of a working process between the classroom, school and Spanish language teacher training. Final year students of the Spanish language course always considered that they became students during the Spanish Language Trainee activities. Current essay investigates the negotiation of identity in speech-in-interaction in trainee activities of three last year Spanish Language course students of the Western-Central State University (UNICENTRO) at Irati PR Brazil. Current analysis is foregrounded on two theoretical bases, namely, Ethnomethodological Conversation Analysis and Interactivity Sociolinguistics which serve as a basis for the speech-in-interaction analysis of the future teachers' classroom and for investigation of the teacher's identity which they negotiate and construct with the students. Field work was undertaken with six upper high school groups in three public schools of Irati PR Brazil. Thirty-one hours/classes of audiovisual recordings were collected after the consent of the principals, teachers, trainees and children's parents of the student concerned. Analysis of lessons showed that (1) the three trainees orchestrate the students' stage and speech-in-interaction occurs according to a determined order established by the trainee participating student; (2) students participate in the orchestration and maintain the category of the organizer of the trainees' interactivity - the teachers' identity is thus corroborated; (3) speech-in-interaction harbors conflicts and the teachers of the groups present in the classroom intervene in the trainees' identity, whereas the students subvert the status of the knowledgeable ones and of the speech-in-interaction organizers; (4) each training teacher has her own teaching and learning proposal related to what each one of them thinks on what it is like being a teacher; this proposal is negotiated in the speech-in-interaction with students and the group's teacher. Since the teachers' identity is thus formed during the trainee period, it reveals that training teachers should undertake discussions on speech-in-interaction, participation and social identities.

Resumen: Esta disertación es parte de un proceso de entendimiento del salón de clase, de la escuela, en especial, de la formación de profesor de lengua española. Partimos Del problema de que los alumnos de los últimos años de la carrera de Letras Españolas piensan que en la asignatura de Práctica Supervisada de Lengua Española es cuando se forman como profesores. Este estudio tiene el objetivo de investigar el rol que desempeñan en el habla-en-interacción en la práctica de tres estudiantes del cuarto año de Letras Españolas de la Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/Irati. La fundamentación del trabajo sigue dos corrientes: Análisis de la Conversación Etnometodológica y Sociolinguística Interacional. Ambas dan la pauta para el análisis del habla-en-interacción del salón de clase de las profesoras en formación y para la reflexión sobre la identidad como profesor que ellas negocian y construyen con los alumnos. La recopilación de datos fue realizada en seis grupos de la Enseñanza Media en tres escuelas públicas de la ciudad de Irati. Después de que los directores, los profesores, las estudiantes en práctica y los padres de los alumnos de la Enseñanza Media fueron informados y se obtuvo su consentimiento, fueron hechas 31 horas/clases de grabación audiovisual. En el análisis de esas clases, observamos que: 1. Las três estudiantes en práctica orquestan las tomadas de turno; 2. Los alumnos participan de esa orquestación sustentando la categoría de organizadoras de la interacción de lãs estudiantes en práctica y ratificando su identidad de profesoras; 3. Existen conflictos em el habla-en-interacción, las profesoras de los grupos presentes en el salón de clase interfieren en la negociación de la identidad de las estudiantes en práctica y los alumnos ponen en jaque su status de quien sabe y de organizadoras del habla-en-interacción; y 4. Cada profesora en formación tiene su propia propuesta de enseñanza y aprendizaje, que está relacionada con lo que cada una de ellas piensa sobre qué es ser profesor, la cual es negociada en el habla-en-interacción con los alumnos y la profesora del grupo. Todo eso constituye su identidad de profesor, en ese momento de la práctica, y revela que los profesores en formación necesitan realizar discusiones sobre habla-en-interacción, participación e identidades sociales.
Data da defesa: 04/09/2009
Código: vtls000180261
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Neiva Maria Jung
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: A NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADE DE PROFESSOR - MARCELA.pdf
Tamanho: 2400 Kb (2457330 bytes)
Criado: 05-10-2010 08:45
Atualizado: 05-10-2010 09:08
Visitas: 1516
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