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Ttulo [PT]: Leitores e leituras de Harry Potter : a recepo da srie no meio virtual
Autor(es): Elaine Cristina Amorin
Palavras-chave [PT]:

Cibercultura. Literatura. Leitura. Inovaes tecnolgicas. Literatura e hipertexto. Literatura e a internet. Magia na literatura. Meio virtual. Fan fiction. Histria e crtica. Recepo. Harry Potter. J. K. Rowling. Prticas de leitura. Fanfics. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reception. Harry Potter. Cyberculture. J. K. Rowling. Reading practices. Fanfictions. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Alice urea Penteado Martha - UEM
Joo Luis C. T. Ceccantini - UNESP
Resumo:
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da constatao de dois fenmenos mundiais: o sucesso global da srie de livros Harry Potter, de autoria da britnica J.K. Rowling, e o crescente uso e influncia do meio virtual nos hbitos cotidianos da atual sociedade. Verificou-se, assim, por meio da Esttica da Recepo, como ocorre a recepo dos livros de Rowling na cibercultura, atravs da anlise de comunidades virtuais cadastradas no site de relacionamentos Orkut, de questionrios enviados a leitores-virtuais participantes de tais comunidades e de hiperfices literrias que tratam do menino-bruxo. Aps pesquisa exploratria, verificou-se que so inmeras as comunidades virtuais e os sites de hiperfico literrias que tratam de Harry Potter, o que ocasionou a seleo de duas comunidades: Harry Potter Brasil e Eu adoro ler Harry Potter e a do site de hiperfico literria Aliana 3 Vassouras, para examinar como se do as discusses e criaes literrias nesses espaos virtuais. Dessa maneira, foram averiguados os tipos de prticas de leitura realizadas, sendo possvel observar que os leitores demonstraram liberdade para criar as prprias significaes sobre a srie. Constatou-se que, tanto nas comunidades virtuais quanto na criao de fanfics os fs de Harry Potter buscam se identificar com a obra que lem, assim como, possibilidades de expor as prprias consideraes deles sobre as aventuras do jovem bruxo. Em vista da anlise empreendida, constatou-se que o presente trabalho poder ainda abrir caminho para novos estudos que utilizem a cibercultura como aliada na discusso e formao de leitores crticos, desfazendo, assim, sua caracterizao negativa como meio alienador.

Abstract: This research came out from the observation of two global phenomena: the global success of Harry Potter series, by Britannic authoress J.K. Rowling, and the increasing use and influence of the virtual environment in daily habits of present society. Thus, the purpose of this study is to verify the reception of Rowling's works, through the Aesthtics of Reception, in cyberculture by analyzing virtual communities registered on the social networking service site Orkut, questionnaires sent to virtual readers participants of such virtual communities, and literary fanfictions which deal with the wizard boy. After exploratory research, it was verified that there are uncountable virtual communities and sites of literary fanfiction about Harry Potter, which led to the selection of two communities: Harry Potter Brasil and Eu adoro ler Harry Potter (I love reading Harry Potter) and the site of literary fanfiction Aliana 3 Vassouras (The Three Broomsticks), in order to verify how the discussions and literary creations in such virtual spaces happen. Therefore, it was investigated the types of practices of reading which became possible to observe that the readers had freedom to create their own meanings about the series. So, both in virtual communities and in fan fictions, fans of Harry Potter, try to identify themselves with the book, as well as opportunity to expose their own considerations of the adventures of the young wizard. With the undertaken analysis, it was confirmed that this research may also open path for new studies which use the cyberculture as support for discussion and formation of critical readers, by undoing its negative characterization as something that provokes alienation.
Data da defesa: 28/09/2009
Cdigo: vtls000180262
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ELAINE CRISTINA AMORIN.pdf
Tamanho: 2678 Kb (2742193 bytes)
Criado: 05-10-2010 09:43
Atualizado: 05-10-2010 09:53
Visitas: 842
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