Resumo: O problema, que orienta o presente estudo, aborda a coordenação contemporânea dos cursos de graduação em Administração em busca de explicações, através dos elementos da Teoria Institucional. O objetivo geral é caracterizar e analisar a coordenação dos cursos de graduação em Administração na perspectiva da Teoria Institucional. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como abordagem quantitativa, classificada como exploratória e descritiva, do tipo pesquisa de campo, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação em Administração das Instituições de Ensino Superior do Oeste Paranaense. Na coleta de dados foram utilizados dados primários e secundários. Os questionários foram aplicados aos coordenadores de curso. Os dados foram coletados de forma quantitativa. Concluiu-se, dentre outras, que a figura do coordenador de cursos está sendo cada vez mais exigida devido ao crescimento vertiginoso dos cursos de graduação em Administração ocorrido nos últimos anos e se trata de um profissional em formação, caracterizado pelo estudo com pouca experiência na função, tanto anterior como na instituição atual. O poder explicativo da Teoria Institucional sobre o fenômeno da coordenação dos cursos de Administração se expressa através do isomorfismo mimético, normativo e regulativo. A própria história do Ensino Superior Brasileiro e, em específico do curso de Administração já remete para esta análise das perspectivas da Teoria Institucional. Trata-se de uma discussão contemporânea, tendo em vista a promulgação, em 2005, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Administração, que orienta a elaboração do Projeto Político Pedagógico, cujas adaptações devem ser realizadas até julho de 2007.
Abstract: The problem that guides the present study approaches the contemporary coordinator of the graduation courses in Administration in search of explanations through the elements of the Institutional Theory. The general objective is to characterize and to analyze the coordinator of the graduation courses in Administration in the perspective of the Institutional Theory. The methodology of this research is characterized as quantitative apporach, classified as exploratory and descriptive, of the type field research, accomplished in the coordinator of the graduation courses in Administration in Institutions of higher education of the Paranaense West. In the collection of data primary and secondary data were used. The questionnaire were accomplished with the course coordinators. The data were collected in a quantitative. In conclusion, the manager's of courses illustration is being demanded more and more due to the vertiginous growth of the graduation courses in Administration happened in the last years, and it is a professional in formation, characterized by the study with little experience in the funcion, so much previous as in the current Institution. The Institutional power of the Institutional Theory on the phenomenon of the coordinator of the courses of Administration is expressed through the isomorphism mimetic, normative and regulative. The own history of the Brazilian higher education and, in specific of the course of Administration it already sends for this analysis of the perspectives of Institucionalism. It is a contemporary discussion, tends in view the promulgation, in 2005, of the new National Curriculum Lines of Direction for the graduation courses in Administration that guides the elaboration of the Pedagogic Political Project, whose adaptations should be accomplished July of 2007 even. |