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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

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Ttulo [PT]: A coordenao dos cursos de graduao em Administrao no oeste do Paran e o processo isomrfico institucional
Autor(es): Sebastio Cavalcanti Neto
Palavras-chave [PT]:

Administrao. Estudo e ensino. Universidades e faculdades. Currculos. Parmetros Curriculares Nacionais. Ensino superior - Avaliao. Isomorfismo. Coordenao de Cursos. Teoria Institucional. Ensino de Administrao. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Isomorphism. Higher education. Coordinator of Courses. Institutional theory. Education of Administration. National Curriculum Lines of Direction. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Paulo da Costa Lopes [Orientador] - UEL
Paulo Roberto Chavarria Nogueira - (Unioeste)
Elisa Yoshie Ichikawa - (UEL)
Resumo:
Resumo: O problema, que orienta o presente estudo, aborda a coordenao contempornea dos cursos de graduao em Administrao em busca de explicaes, atravs dos elementos da Teoria Institucional. O objetivo geral caracterizar e analisar a coordenao dos cursos de graduao em Administrao na perspectiva da Teoria Institucional. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como abordagem quantitativa, classificada como exploratria e descritiva, do tipo pesquisa de campo, realizada com os coordenadores dos cursos de graduao em Administrao das Instituies de Ensino Superior do Oeste Paranaense. Na coleta de dados foram utilizados dados primrios e secundrios. Os questionrios foram aplicados aos coordenadores de curso. Os dados foram coletados de forma quantitativa. Concluiu-se, dentre outras, que a figura do coordenador de cursos est sendo cada vez mais exigida devido ao crescimento vertiginoso dos cursos de graduao em Administrao ocorrido nos ltimos anos e se trata de um profissional em formao, caracterizado pelo estudo com pouca experincia na funo, tanto anterior como na instituio atual. O poder explicativo da Teoria Institucional sobre o fenmeno da coordenao dos cursos de Administrao se expressa atravs do isomorfismo mimtico, normativo e regulativo. A prpria histria do Ensino Superior Brasileiro e, em especfico do curso de Administrao j remete para esta anlise das perspectivas da Teoria Institucional. Trata-se de uma discusso contempornea, tendo em vista a promulgao, em 2005, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduao em Administrao, que orienta a elaborao do Projeto Poltico Pedaggico, cujas adaptaes devem ser realizadas at julho de 2007.

Abstract: The problem that guides the present study approaches the contemporary coordinator of the graduation courses in Administration in search of explanations through the elements of the Institutional Theory. The general objective is to characterize and to analyze the coordinator of the graduation courses in Administration in the perspective of the Institutional Theory. The methodology of this research is characterized as quantitative apporach, classified as exploratory and descriptive, of the type field research, accomplished in the coordinator of the graduation courses in Administration in Institutions of higher education of the Paranaense West. In the collection of data primary and secondary data were used. The questionnaire were accomplished with the course coordinators. The data were collected in a quantitative. In conclusion, the manager's of courses illustration is being demanded more and more due to the vertiginous growth of the graduation courses in Administration happened in the last years, and it is a professional in formation, characterized by the study with little experience in the funcion, so much previous as in the current Institution. The Institutional power of the Institutional Theory on the phenomenon of the coordinator of the courses of Administration is expressed through the isomorphism mimetic, normative and regulative. The own history of the Brazilian higher education and, in specific of the course of Administration it already sends for this analysis of the perspectives of Institucionalism. It is a contemporary discussion, tends in view the promulgation, in 2005, of the new National Curriculum Lines of Direction for the graduation courses in Administration that guides the elaboration of the Pedagogic Political Project, whose adaptations should be accomplished July of 2007 even.
Data da defesa: 06/11/2006
Cdigo: vtls000180474
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo da Costa Lopes
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 107. Sebastio Cavalcanti Neto.pdf
Tamanho: 1246 Kb (1276382 bytes)
Criado: 29-09-2010 09:05
Atualizado: 29-09-2010 09:16
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