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Ttulo [PT]: Alinhamento estratgico das atividades de marketing nas indstrias da regio metropolitana de Londrina associadas a FIEP
Autor(es): Renato da Rocha Neto
Palavras-chave [PT]:

Marketing. Alinhamento estratgico. Atividades de marketing. FIEP. Sistemas. Indstrias. Marketing e estratgias. Competncias em marketing. Alianas estratgicas. Negcios. Londrina. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Strategic alignment. Marketing activities. FIEP. Systems. Londrina. Paran. State. Brasil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Mrio Nei Pacagnan [Orientador] - UEL
Luciano Munck - UEL
Juarez Paulo Tridapalli - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar o nvel de alinhamento estratgico da rea de marketing e suas atividades nas indstrias da regio metropolitana de Londrina associadas Federao das Indstrias do Estado do Paran (FIEP). Dessa maneira, define-se o alinhamento estratgico para este trabalho, como a consistncia entre sua estratgia e o ambiente externo e interno da organizao. Parte ainda da premissa de um estudo da eficcia da implementao e do alinhamento estratgico sob o enfoque sistmico. Em relao as atividades de marketing, o estudo busca observar cinco atividades especficas, sendo estas, organizao de marketing, sistema de informaes de marketing, segmentao e posicionamento, composto de marketing e planejamento estratgico de marketing. Em relao metodologia, a pesquisa se classifica como descritiva, quantitativa e transversal. A aplicao ocorreu junto a uma amostra de 88 empresas pertencentes ao cadastro da FIEP. Quanto s concluses, destaca-se a existncia de um alinhamento mediano das atividades de marketing, entretanto, conforme aumenta o nvel de alinhamento, aumenta tambm a execuo das atividades de marketing. Observa-se ainda a existncia limitada de departamento de marketing nas empresas, entretanto, sendo a execuo das atividades com freqncia nesses departamentos. Ainda pode-se mencionar a baixa utilizao das atividades de marketing nas indstrias, de modo que estas so associadas de maneira significativa a existncia de um departamento de marketing especfico.

Abstract: This study aimed to ascertain the level of strategic alignment of the marketing area and its activities in the industries of the metropolitan area of Londrina associated with the Federation of Industries of Paran (FIEP). Thus, defines the strategic alignment for this work, as the consistency between its strategy and external environment and internal organization. This work still part of the premise of a study of the effectiveness of implementation and strategic alignment in the systemic approach. Regarding marketing activities, the study aims to observe five specified activities, and these, marketing organization, marketing information system, segmentation and positioning, marketing mix and strategic marketing planning. Regarding methodology, the research is classified as descriptive, quantitative and cross. The application came from a sample of 88 companies belonging to the register of FIEP. As to conclusions, we highlight the existence of a median line marketing activities, however, with increasing the level of alignment, it also increases the performance of marketing activities. There is equally the limited availability of enterprises in the marketing department, however, with the implementation of activities often in those departments. Although it may be mentioned the low use of marketing activities in industries, so that they are significantly associated with the existence of a specific marketing department.
Data da defesa: 05/07/2010
Cdigo: vtls000180718
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mrio Nei Pacagnan
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao. Programa de Ps-Graduao em Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao. Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM:

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 168. Renato da Rocha Neto.pdf
Tamanho: 1404 Kb (1437642 bytes)
Criado: 19-10-2010 17:10
Atualizado: 19-10-2010 17:22
Visitas: 1158
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