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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: O conceito de leitura da Prova Brasil
Autor(es): ngela Francine Fuza
Palavras-chave [PT]:

Prova Brasil. Matriz de Referncia. Leitura. Conceito. Lingustica da Enunciao. Princpios tericos. Lingustica Aplicada. Perspectiva scio-histrica. Ensino-aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reading concept. Prova Brasil. Reference matrix. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Raquel Salek Fiad - UNICAMP
Marilurdes Zanini - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa "Interao e escrita" (UEM/CNPq- www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa "Prticas de avaliao de leitura e a formao do leitor", da Universidade Estadual de Maring, subsidiada pelas teorias sobre leitura, a partir dos princpios tericos da Lingstica da Enunciao, da Lingstica Aplicada e da perspectiva scio-histrica de ensino-aprendizagem, atravs da concepo interacionista de linguagem, tem o objetivo de compreender como o conceito de leitura e suas caractersticas subsidiam a Prova Brasil. Com o levantamento dos aspectos ligados leitura apresentados pela Matriz de Referncia, constata-se o foco na leitura como interao, considerando-a como processo. Ao observar cada um dos Tpicos, verificou-se que todos avaliam a leitura. Todavia, o primeiro deles - Procedimentos de leitura - foca, em seus descritores, o estudo da leitura como processo, enquanto os outros se voltaram, por exemplo, para o gnero, para a intertextualidade, para a coerncia e a coeso no processamento do texto e para o uso de recursos expressivos e efeitos de sentido. Logo, selecionou-se o Tpico I da Matriz de Referncia do Saeb, denominado Procedimentos de Leitura, para a realizao da anlise, destacando-se cada um dos descritores, juntamente com uma amostra representativa do que seriam atividades de leitura. A partir da anlise dos descritores e de seus comandos de leitura, constatou-se a viso de leitura como interao, tanto nos documentos oficiais que subsidiam a construo da Prova Brasil, quanto em seus comandos avaliativos de leitura, promovendo-se o trabalho com a leitura de forma processual, partindo de seus nveis superficiais at alcanar seus nveis mais complexos.

Abstract: Current research is linked to the Research Group "Interaction and Writing" (UEM/CNPq- www.escrita.uem.br) and to research project "Evaluation practices in reading and reader's formation", developed at the State University of Maring PR Brazil. It is underpinned by theories in reading derived from the theoretical principles of Enunciation Linguistics, Applied Linguistics and the social and historical perspective of teaching-learning through the interaction notion of language. Research aims at understanding the manner the concept of reading and its characteristics buttress the nationwide schooling evaluation called "Prova Brasil". A survey of aspects linked to reading and presented by the Reference Matrix was undertaken. Focus on reading as interaction and perceived as a process has been verified. After analyzing each and every Topic it has been verified that all evaluate reading. However, according to the keywords, the first Topic, Reading Procedures, focuses on reading as a process, whereas other concentrate on genre, intertextuality, coherence and cohesion in text processing and the use of expressive resources and meaning effects. Topic One of the National Evaluation System of Fundamental Education's Reference Matrix, called Reading Procedures, was chosen for analysis, with special reference to one of the keywords and a representative sample of what would be reading activities. Analysis of keywords and reading features revealed reading as interaction in official documents that underpin the construction of the "Prova Brasil" and reading's evaluation features. From the most superficial levels to its most complex ones, reading as a process was thus highlighted.
Data da defesa: 04/08/2010
Cdigo: vtls000180869
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: affuza-1.pdf
Tamanho: 919 Kb (940681 bytes)
Criado: 05-11-2010 09:05
Atualizado: 05-11-2010 09:31
Visitas: 927
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