Resumo: A forma essencialmente formal, rigorosa, abstrata e dedutiva com que se apresenta a Matemática aos estudantes pode ser um dos fatores que geram uma baixa compreensão dessa matéria. No intuito de buscar alternativas para essa situação ainda reinante no ensino de Matemática, nos baseamos na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, para buscar estratégias que possibilitem uma aprendizagem mais eficiente e efetiva. Levando-se em consideração que, para se atingir uma aprendizagem significativa, é necessário que um novo conhecimento se ancore em um conhecimento pré-existente na estrutura cognitiva do aprendiz, adotamos a tendência da História da Matemática aplicada ao Ensino como estratégia para o alcance dessa aprendizagem teorizada por Ausubel. Sob uma perspectiva evolucionista linear, a história do conceito de Funções atuou como guia para a elaboração de uma seqüência didática potencialmente significativa que foi aplicada em uma turma de oitava série de uma escola pública. Tal como ocorreu no desenvolvimento epistemológico, a seqüência didática abordou, inicialmente, conceitos que contribuíram para a formalização das Funções, como relações de dependência, representações tabulares, reconhecimento de regularidades, variáveis, representações gráficas, linguagem algébrica e representações analíticas para, finalmente culminar na formalização daquele conceito. Como forma de coleta de dados utilizamos as respostas das atividades feitas pelos estudantes e Mapas Conceituais elaborados pelos aprendizes durante e ao final da aplicação da seqüência didática. Uma entrevista também foi realizada com os alunos com o intuito de compreender melhor os mapas conceituais construídos após a aplicação da seqüência, que tinham por objetivo a resposta à questão "O que é Função"?. A análise dos mapas evidenciou a presença de ligações cruzadas, organizações hierárquicas e ligações que denotam implicações sistêmicas e estruturais, fortes indicativos de que a aprendizagem foi significativa.
Abstract: The essentially formal, rigorous, abstract and deductive way which Mathematics is showed to the students can be one of the factors which generate a low comprehension of this subject. Intending to search alternatives to this situation that still takes place in Mathematics teaching, we based on the Meaningful Learning Theory, from David Ausubel, to search strategies which makes possible a more efficient and effective learning. Knowing that it is necessary that a new concept has to use another pre existing knowledge in the learner cognitive structure as an anchor to achieve a meaningful learning, we used the tendency Mathematics History applied to the Teaching as a strategy to achieve this kind of learning theorized by Ausubel. Using a Linear Evolutionist perspective, the history of Function concept acted as a guide to elaborate a potentially meaningful activities sequence which was applied in an eighth degree class form a public school. As it occurred in the epistemological development, the activities sequence shows, initially, some concepts which offered contribution to the Functions formalization, as dependency relations, graphics representations, regularities recognizing, algebraic language and analytics representations to, finally, culminate in that concept formalization. As data collect way, we used the answers of the activities made by the students and Concept Maps elaborated by them during and after the activities sequence appliance. An interview was also made with the students in order get a better comprehension form the concept maps elaborated after the activities sequence appliance, which objective was to answer the question "What is Function"?. The concept maps analysis evidenced some crossed links, hierarchical organization and some links which show systemic and structural implications, strong evidences of a meaningful learning. |