Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A histria da matemtica como estratgia para o alcance da aprendizagem significativa do conceito de funo
Autor(es): Cau Roratto
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Teoria da aprendizagem significativa. Histria da matemtica. Funes. Mapas conceituais. Matemtica. Histria. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics education. Meaningful learning theory. Mathematics history.
Functions. Concept maps. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Lilian Akemi Kato [Co-orientador] - UEM
Mricles Thadeu Moretti - UFSC
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: A forma essencialmente formal, rigorosa, abstrata e dedutiva com que se apresenta a Matemtica aos estudantes pode ser um dos fatores que geram uma baixa compreenso dessa matria. No intuito de buscar alternativas para essa situao ainda reinante no ensino de Matemtica, nos baseamos na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, para buscar estratgias que possibilitem uma aprendizagem mais eficiente e efetiva. Levando-se em considerao que, para se atingir uma aprendizagem significativa, necessrio que um novo conhecimento se ancore em um conhecimento pr-existente na estrutura cognitiva do aprendiz, adotamos a tendncia da Histria da Matemtica aplicada ao Ensino como estratgia para o alcance dessa aprendizagem teorizada por Ausubel. Sob uma perspectiva evolucionista linear, a histria do conceito de Funes atuou como guia para a elaborao de uma seqncia didtica potencialmente significativa que foi aplicada em uma turma de oitava srie de uma escola pblica. Tal como ocorreu no desenvolvimento epistemolgico, a seqncia didtica abordou, inicialmente, conceitos que contriburam para a formalizao das Funes, como relaes de dependncia, representaes tabulares, reconhecimento de regularidades, variveis, representaes grficas, linguagem algbrica e representaes analticas para, finalmente culminar na formalizao daquele conceito. Como forma de coleta de dados utilizamos as respostas das atividades feitas pelos estudantes e Mapas Conceituais elaborados pelos aprendizes durante e ao final da aplicao da seqncia didtica. Uma entrevista tambm foi realizada com os alunos com o intuito de compreender melhor os mapas conceituais construdos aps a aplicao da seqncia, que tinham por objetivo a resposta questo "O que Funo"?. A anlise dos mapas evidenciou a presena de ligaes cruzadas, organizaes hierrquicas e ligaes que denotam implicaes sistmicas e estruturais, fortes indicativos de que a aprendizagem foi significativa.

Abstract: The essentially formal, rigorous, abstract and deductive way which Mathematics is showed to the students can be one of the factors which generate a low comprehension of this subject. Intending to search alternatives to this situation that still takes place in Mathematics teaching, we based on the Meaningful Learning Theory, from David Ausubel, to search strategies which makes possible a more efficient and effective learning. Knowing that it is necessary that a new concept has to use another pre existing knowledge in the learner cognitive structure as an anchor to achieve a meaningful learning, we used the tendency Mathematics History applied to the Teaching as a strategy to achieve this kind of learning theorized by Ausubel. Using a Linear Evolutionist perspective, the history of Function concept acted as a guide to elaborate a potentially meaningful activities sequence which was applied in an eighth degree class form a public school. As it occurred in the epistemological development, the activities sequence shows, initially, some concepts which offered contribution to the Functions formalization, as dependency relations, graphics representations, regularities recognizing, algebraic language and analytics representations to, finally, culminate in that concept formalization. As data collect way, we used the answers of the activities made by the students and Concept Maps elaborated by them during and after the activities sequence appliance. An interview was also made with the students in order get a better comprehension form the concept maps elaborated after the activities sequence appliance, which objective was to answer the question "What is Function"?. The concept maps analysis evidenced some crossed links, hierarchical organization and some links which show systemic and structural implications, strong evidences of a meaningful learning.
Data da defesa: 09/12/2009
Cdigo: vtls000180875
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Dr. Lilian Akemi Kato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertao CAUE RORATTO.pdf
Tamanho: 3282 Kb (3360477 bytes)
Criado: 09-11-2010 10:19
Atualizado: 09-11-2010 10:39
Visitas: 1343
Downloads: 37

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.