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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Uma revolução científica na matemática : do paradigma pitagórico ao paradigma euclidiano
Autor(es): João Henrique Lorin
Palavras-chave [PT]:

Ciência. História e filosofia. Parpitágoras. Medidas incomensuráveis. Paradigmas. Epistemologia. Matemática. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Irrational numbers. Paradigms. Epistemology. Mathematics. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Clélia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Rui Marcos de Oliveira Barros [Co-orientador] - UEM
Luiza Marta Bellini - UEM
João Carlos Gilli Martins - UFSM-RS
Resumo:
Resumo: Esta dissertação teve como objeto de estudo a análise da constituição das medidas incomensuráveis - ou números irracionais - pela teoria da ciência elaborada por Thomas Kuhn. O problema se delimitou na compreensão da constituição do paradigma pitagórico e do paradigma euclidiano. O principal objetivo deste trabalho foi identificar se a descoberta das medidas incomensuráveis causou ruptura no desenvolvimento da ciência matemática, identificando na elaboração histórica desta teoria uma descontinuidade no processo de construção do conhecimento matemático. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa documental e bibliográfica para levantamento e análise dos textos históricos. Como resultado, obtivemos que a teoria kunhniana pode ser aplicada em seus aspectos centrais ao estudo histórico e epistemológico da matemática, em específico, na mudança da matemática pitagórica para a geometria euclidiana.

Abstract: This dissertation has as study object the analysis of the constitution of the incommensurable measures - or irrational numbers - for the theory of the science elaborated for Thomas Kuhn. The problem if delimits in the understanding of the constitution of the paradigm pythagorean and the euclidean paradigm. The main objective of this work was to identify if the discovery of the incommensurable measures caused rupture in the development of mathematical science, identifying in the historical elaboration of this theory a discontinuity in the process of construction of the mathematical knowledge. The adopted methodological procedure was bibliographical the documentary research and for survey and analysis of the historical texts. As result, we got that the kunhniana theory can be applied in its aspects central offices to the historical and epistemological study of the mathematics, in specific, the change of the pythagorean mathematics for euclidean geometry.
Data da defesa: 15/07/2009
Código: vtls000180877
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Clélia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertação_ João Lorin.pdf
Tamanho: 1221 Kb (1250179 bytes)
Criado: 10-11-2010 10:24
Atualizado: 10-11-2010 10:33
Visitas: 2348
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